Atual vice-governador do RN, Walter Alves afirmou que não vai concorrer a cargo eletivo nas eleições do ano que vem. A informação foi confirmada por ele a jornalista Virgínia Coelli, da Jovem Pan News Natal.

De acordo com ela, Walter confirmou que vai assumir, sim, o governo do Estado a partir de abril do ano que vem com a renúncia da governadora Fátima Bezerra para disputar as eleições de 2026.

A ideia dele, em resposta a jornalista, é fortalecer o MDB ano que vem. Walter também ressaltou que Garibaldi Filho, seu pai, não será candidato no pleito do ano que vem.

Contudo, reforçou que a legenda vai ter candidatos a deputado estadual para fortalecer a bancada no legislativo potiguar.

O caso de Walter assumir o governo e não renunciar impede a possibilidade de se realizar uma eleição indireta eleição indireta para definir quem ficará à frente do Executivo estadual até o final do atual mandato. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou essa decisão ao analisar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) do então procurador-Geral da República, Augusto Aras, questionando um artigo da Constituição Estadual. 

De acordo com a Corte, é indispensável a realização de eleições diretas ou indiretas no processo de escolha do chefe do Executivo local no caso de dupla vacância no último biênio do mandato. A decisão aconteceu em sessão virtual ocorrida na sexta-feira (21) referente à ADIn 7085.

Tribuna do Norte

Malagueta

Na 6ª sessão da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira, o vereador João Paulo votou favoravelmente ao Projeto de Lei 007/2025, que concede um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores. A medida foi aprovada por unanimidade e representa uma importante conquista para a valorização da educação no município.

Para João Paulo, essa aprovação simboliza um avanço significativo no reconhecimento da dedicação dos professores. “A educação é a base do nosso futuro, e os professores são os pilares dessa construção. Eles merecem ser valorizados pelo compromisso diário com a formação de cidadãos conscientes e preparados para a sociedade”, afirmou o vereador.

O parlamentar reafirmou seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho dos educadores e destacou que continuará lutando por políticas que garantam salários dignos e melhores condições para o exercício da profissão. “A aprovação deste projeto é um gesto de respeito e gratidão aos nossos educadores, que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu João Paulo.

Com a aprovação do reajuste, a expectativa é de que o impacto positivo se reflita na qualidade do ensino, fortalecendo o sistema educacional e beneficiando alunos e professores.

Lojão do Real
Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR
© Isac Nóbrega/PR

Os advogados do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Alexandre de Moraes seja declarado suspeito para julgar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da Justiça (PGR) sobre uma trama golpista atuante no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro, Braga Netto e outras 32 pessoas foram denunciadas na semana passada por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.

Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Braga Netto teve papel central no complô. Confira aqui a participação de cada um dos acusados na trama, segundo a denúncia.

Segundo a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, por exemplo, Braga Netto teria fornecido dinheiro para a execução do plano de golpe e chegou a organizar uma reunião em sua própria casa para debater o planejamento.

No pedido pela suspeição de Moraes, entre os principais argumentos está o de que o ministro seria alvo direto do complô, ainda que não a vítima principal dos crimes denunciados, o que pode levar à parcialidade do juiz.

O requerimento deverá ser analisado pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, a quem cabe decidir sobre pedidos de redistribuição de processos. Em caso de negativa, é possível apresentar recurso para julgamento colegiado.  

Agência Brasil

full-prefeitura-14-02-25--01-03
Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Samuel Rbeiro Costa, em sala de aula com alunos na preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

Os candidatos que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, podem acompanhar, a partir desta terça-feira (25), o resultado de uma eventual pré-seleção para vagas não preenchidas. O período de convocação por meio da lista de espera se estenderá até as 23h59 do dia 9 de abril.

A seleção considera a ordem de classificação dos candidatos na lista de espera, conforme notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010.

Para ver se o nome está publicado na pré-seleção, o candidato deve entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br

Com o Fies, o governo federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em faculdades particulares. O objetivo é permitir que mais pessoas no país tenham o diploma do ensino superior. Somente depois da formatura, o estudante começa a pagar o que foi financiado.

Os candidatos da lista de espera foram inscritos automaticamente após ficarem de fora da chamada regular do processo seletivo do Fies. Ou seja, o candidato não precisou manifestar novamente seu interesse em participar do programa federal.

Prazos do Fies

O Ministério da Educação (MEC) afirma que é fundamental que os candidatos acompanhem as convocações e os prazos estabelecidos para não perder a oportunidade de obter financiamento público.

De acordo com o edital, os candidatos confirmados na pré-seleção da lista de espera deverão cumprir prazos para serem confirmados no programa. São eles:

·         – em até três dias úteis contados a partir da convocação, o candidato deverá complementar sua inscrição para contratação do financiamento online;

·         – em até cinco dias úteis, o candidato deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies, dentro da instituição de ensino superior.  A entrega pode ser física ou eletrônica de documentação, conforme definição da faculdade privada;

·         – se a comissão da faculdade validar a inscrição, o estudante precisar encaminhar a documentação ao agente financeiro (banco) em até dez dias;

·         – somente após aprovação pelo banco responsável, será possível contratar o financiamento estudantil.

Fies 2025

Em 2025, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá, ao todo, na chamada única regular e na lista de espera mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos.

Desse total, são 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo. 

Essa política pública tem duas modalidades. Uma delas é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso.

A outra é o Fies Social que tem como público alvo os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos em 11 de janeiro.

Metade das vagas do processo seletivo é reservada ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento das mensalidades cobradas.

Dependendo da renda familiar do estudante, os juros do financiamento podem ser até zero.

Agência Brasil

PAX

A Câmara Municipal aprovou na 6ª sexta sessão o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores, uma conquista celebrada pelo vereador Prof. Jaire, que votou a favor da medida. Atuando como 1º secretário da Casa Legislativa, ele destacou a importância da valorização dos educadores e reafirmou seu compromisso com a categoria.

“Reconhecer é valorizar o que é essencial”, declarou Prof. Jaire, enfatizando que a aprovação do reajuste representa um avanço significativo para os profissionais da educação. O vereador tem se mostrado um defensor da melhoria salarial e das condições de trabalho dos professores, reforçando sua atuação em prol da classe.

Nas redes sociais, Prof. Jaire compartilhou a notícia e reforçou seu compromisso com a educação. “Essa conquista é fruto de muito trabalho e dedicação. Continuarei lutando para que nossos professores tenham cada vez mais reconhecimento e dignidade”, afirmou.

Com a aprovação, o reajuste será implementado conforme os trâmites legais, garantindo um impacto positivo para os educadores. A atuação do vereador Prof. Jaire tem sido essencial para fortalecer a educação e reconhecer o papel fundamental dos professores na sociedade.

Campo Forte

CURRAIS NOVOS
03 – APOIO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMILIAR
01 – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU DO SOSSEGO ALHEIO
ACARI
01 – APOIO A OUTROS ÓRGÃOS
LAGOA NOVA
02 – APOIO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMILIAR
01 – VIAS DE FATO

PAX

Todos os semáforos da cidade irão passar por manutenção, troca de equipamentos e melhorias em suas estruturas. Os serviços acontecem nesta terça-feira (25), quarta (26) e quinta (27), e tem como objetivo melhorar a estrutura física dos equipamentos para melhorar o trânsito nas principais vias da cidade.

Potiguar

Policiais civis do Rio Grande do Norte aprovaram, em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (24), na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), a deflagração de uma paralisação dos serviços de diárias operacionais, iniciando ainda hoje e perdurando por prazo indeterminado, podendo impactar na atuação dos agentes durante o período de Carnaval, que acontece entre os dias 1 e 4 de março.

A categoria cobra do Governo do Estado o pagamento do auxílio-alimentação, conforme lei aprovada em dezembro de 2024. De acordo com o Sinpol, esse mesmo “direito já é concedido a outras forças da segurança pública do RN, mas os policiais civis ainda não recebem”. O sindicato justifica que o direito foi adquirido em negociação com o poder executivo estadual, após luta da categoria realiza em 2024.

Os policiais lembram que a lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e agora precisa da regulamentação por decreto do Governo do Estado com a definição do valor. A categoria alega que, “no início do ano, a Secretaria de Administração informou que só iria tratar desse assunto em junho”, motivo que levou que teria levado à insatisfação atual.

Além da paralisação, os policiais civil planejam um ato em frente à Governadoria, onde acontecerá mais uma assembleia geral da categoria, na manhã desta terça-feira (25). A pauta do novo encontro não foi divulgada, mas o sindicato fala de “novas deliberações”.

“A categoria espera que o Governo cumpra o que foi acordado e colocado em lei, garantindo a implantação do auxílio-alimentação imediatamente”, diz o Sinpol em nota divulgada nesta segunda-feira.

Novo Noticias

PAX

Mesmo sem cargo nas Executivas do PT em Natal e no Rio Grande do Norte, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, o advogado e economista Jean Paul Prates criticou o “caciquismo” do partido ao não abrir discussão interna sobre uma futura composição de chapa à sucessão da governadora Fátima Bezerra em 2026.

Jean Paul Prates posicionou-se contra antecipação do lançamento da pré-candidatura a governador do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o “Cadu”, numa entrevista à radio Cidade (94.3 FM), sem antes haver debate dentro do sistema político do governo sobre uma eventual candidatura, a qual considera natural, do vice-governador Walter Alves (MDB) e e envolvendo até mesmo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

Jean P. Prates declarou que essa prática já ocorreu em 2022, quando foi preterido pelo PT para disputar a reeleição e acabou sendo candidato a suplente de senador: “Não sei se a governadora ou a ‘entourage”, mas aconteceu com Carlos Eduardo para senador. É uma análise que eu tenho que fazer, mesmo como preterido, eu tenho o direito de fazer isso”.

Disputa

Prates remora que “em tese haveria a possibilidade, praticamente uma regra consuetudinária do PT, que quem está no seu cargo e está exercendo bem o cargo, eu não acredito que ele estivesse exercendo mal, tivesse o direito de disputá-lo”.

Mas, segundo Prates, “houve um entendimento de que trazendo o Carlos Eduardo para a chapa de Fátima, mesmo que isso soasse completamente estapafúrdio, porque ele tinha acabado de ser candidato contra ela, e com debates bastante acalorados e declarações bastante ruins sobre o Partido dos Trabalhadores e apoiando Bolsonaro, tenha sido chamado para a chapa para simplesmente a eleição ficar mais fácil, sendo que ela ganharia no primeiro ou no segundo turno de qualquer forma”.

Prates havia disputado a eleição de prefeito de Natal em 2020, quando ficou em segundo lugar com 14,38% dos votos válidos e se considerava candidato natural à reeleição para senador, cargo ao qual ascendera em 2028 com a primeira eleição de Fátima Bezerra para o Executivo Estadual. “Esse debate também não houve, a estratégia sempre foi não vamos falar nisso agora, é cedo demais e em cima da hora decide alguma coisa, que ninguém consegue nem reagir”.

Para João Paul Prates, “isso aconteceu naquela época e agora parece que está acontecendo de modo só com uma forma muito precoce”.

Estratégia

Jean Paul Prates ressalva que “Cadu Xavier é um excelente quadro do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, é perfeitamente possível que seja candidato a governador e apoiado por todos, mas isso tem que ser discutido”. O ex-senador acha que, “tem que haver, primeiro, estratégia inteligente, usando os fatos que existem a nosso favor, afinal de contas, a governadora se desincompatibiliza, existe um vice-governador que tem um cabedal, tem uma experiência política, é um grupo político importante, inclusive de prefeitos, que é um potencial candidato, e só ele, somente ele pode decidir”.

Prates repetiu que “não são os outros que podem decidir” por Walter Alves, o qual preside um partido, com 45 prefeitos no Estado: “Ele só que pode dizer, eu não quero ser candidato por essa razão, por uma razão pessoal, porque eu acho que vale mais a pena buscar um legislativo”.

“Depois tem um segundo na linha de sucessão, que é nada menos do que o presidente da Assembleia. E uma pessoa fortíssima também, conhecedíssima também, um político de grande capacidade”. Finalmente, critica Prates, “ignoram essas três coisas e simplesmente sai para um cenário qualquer? Não, nós temos que passar por todos esses estágios. E essas pessoas têm que ter oportunidade de se pronunciar e até oportunidade de exercer nesse estágio de balões de ensaio, eles tem que ter o direito aos balões de ensaio deles, têm que ser testados”.

Tribuna do Norte

Malagueta

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará à 0h desta sexta-feira (28) a Operação Carnaval 2025, que seguirá até as 23h59 do dia 5 de março com reforço na fiscalização em todo o estado. A ação faz parte da Operação Rodovida, uma iniciativa nacional voltada para a redução de acidentes e o aumento da segurança viária nos períodos de grande movimentação nas rodovias federais.

Neste ano, a PRF traz como tema da campanha: “Desacelere! Seu bem maior é a vida”, reforçando a importância de dirigir com prudência, respeitando os limites de velocidade e evitando condutas de risco.

O efetivo da PRF será ampliado, com presença intensificada principalmente nos locais de maior fluxo de veículos e pessoas, tais como:

BR-101 (trechos do litoral Sul e Norte);

* BR-226/BR-427 (Caicó e região);

* BR-304 (Assú e Mossoró);

* BR-405 (Apodi/RN);

* BR-406 (Macau/RN).

Durante a operação, a PRF realizará abordagens estratégicas para coibir infrações que colocam a segurança viária em risco. As ações contarão com radares portáteis, etilômetros (bafômetros) e fiscalização em pontos críticos de ultrapassagens proibidas, um dos fatores de maior risco para colisões frontais.

Além disso, os motoristas devem estar atentos às regras de segurança, como por exemplo:

✔ Veículos devem estar com o licenciamento atualizado para o exercício 2024;

✔ Uso obrigatório do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo;

✔ Crianças devem ser transportadas em dispositivos de retenção adequados à idade e peso.

A operação também terá ações educativas, alertando os condutores sobre a importância de dirigir com atenção e responsabilidade. A PRF reforça que, em caso de emergências ou denúncias, o telefone 191 está disponível 24 horas por dia.

“Desacelere! Seu bem maior é a vida” – A PRF segue firme no compromisso de salvar vidas e tornar as rodovias federais mais seguras neste Carnaval. Respeite as leis de trânsito e tenha uma viagem tranquila!

Potiguar