refis prefeitura
Notícia
26 jun

Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty

Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nessa quinta-feira (25) que dois brasileiros — uma mulher e um homem — morreram em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta (24). Tremores podem ter deixado milhares de mortos.

“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O ministério informa ainda estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”, disse a pasta em publicação no X.

Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu área de aproximadamente 160 quilômetros (km) a oeste de Caracas na noite de quarta-feira, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte da Venezuela desde 1900. O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.

Um pouco antes do anúncio do Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou o uso de uma aeronave KC-390 Millennium para missão humanitária brasileira à Venezuela com decolagem prevista para às 10h de hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia afirmado ontem que prometeu à presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, o envio de “tudo o que for necessário” ao país.

“Fizemos uma reunião com vários ministros agora. Eu falei com a presidenta Delcy, da Venezuela, de manhã, do carro, para perguntar a ela o que precisava que a gente fizesse, e estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário: água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio”, disse Lula, ao discursar em evento de entregas do Programa Terra da Gente em Mato Grosso do Sul.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; edição de Igor Sodré)

Agência Brasil

Clique no banner

Notícia
26 jun

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país apresentaram melhora entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu 62%, o de abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação subiu 11%.

Os novos dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual permite calcular as taxas de rendimento escolar no país. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, comemora o fato de mais estudantes permanecem na escola, avançarem de série e concluírem os estudos no tempo adequado.

“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil.”


Permanência 

Os dados também indicam que mais estudantes têm conseguido permanecer no ensino médio. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, o que significa que mais jovens permaneceram em sala de aula de um ano letivo para outro.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, estima que se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio. “Um número muito grande de jovens, que poderia estar fora da escola, seguiu estudando.”

Ações integradas

Entre as iniciativas que contribuíram para a melhoria do ensino médio na rede pública está o programa Pé-de-Meia, diz o MEC. A chamada Poupança do ensino médio já beneficiou 7,2 milhões de estudantes, desde sua criação em 2024.

A iniciativa federal oferece incentivo financeiro para os estudantes que frequentam as aulas, passam de ano, concluem a educação básica e fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o ministro da Educação, o Pé-de-Meia é o carro-chefe nessa recuperação da educação básica brasileira e um dos mais relevantes das últimas duas décadas por enfrentar a desigualdade de oportunidades. 

“O jovem mais vulnerável precisa ter as mesmas chances de concluir os estudos que qualquer outro estudante. O Pé-de-Meia não é apenas uma transferência de renda. É uma política educacional para melhorar a permanência e o desempenho dos estudantes.”

Educação básica

Crianças da educação infantil em sala de aula

Índice de alfabetização passou de 36%, em 2021, para 66%, em 2025 – Arquivo/ Agência Brasil

Os avanços observados no ensino médio também são resultado de outras ações desenvolvidas em outras etapas da educação básica. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por exemplo, está associado à elevação do índice de alfabetização de 36%, em 2021, para 66%, em 2025.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

Ensino integral

O MEC destaca que o percentual de matrículas na modalidade de educação em tempo integral passou de 15,1%, em 2021, para 25,8%, em 2025, alcançando 8,8 milhões de estudantes da rede pública.

Nesta modalidade, o estudante permanece na escola por, no mínimo, sete horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem.
No período de 2021 a 2025, o registro é de mais de 1,8 milhão de novas matrículas por meio da política. Pela primeira vez, a educação em tempo integral alcançou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa um em cada 4 estudantes na modalidade.

Conexão

Fake News; Notícia Falsa; Celular; Notebook; Computador; Notícia - Nova onda de fake news no Brasil influencia a guerra digital. Foto: Freepik

Número de escolas com conexão à internet cresceu 43,7%. Freepik

O MEC também atribui os bons resultados à transformação digital da escola pública, por meio da Por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que amplia a infraestrutura tecnológica das redes de ensino e do acesso à internet de qualidade nas escolas públicas de educação básica do país.

Devido à iniciativa, o número de escolas com conexão à internet cresceu 43,7%. Em 2023, eram 66,8 mil escolas estaduais e municipais conectadas. Agora, são 100 mil.

Entre 2023 e 2025, mais de R$ 3 bilhões foram investidos em escolas. O MEC contabiliza que a iniciativa já beneficiou cerca de 24 milhões de estudantes e ampliou as possibilidades de acesso a recursos educacionais digitais.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil por meio de programas criados pelo MEC como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies.

O Enem registrou aumento de 46% nas inscrições feitas por concluintes de escola pública, de 2022 a 2025.

Em 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão do ensino médio para participantes que atendam aos critérios estabelecidos e passou a contar com inscrição pré-preenchida para concluintes da educação básica na rede pública.

O ministro Barchini explica que o governo federal trabalha para que mais estudantes ingressem no ensino superior ou na educação profissional.

Pela primeira vez, em 2026, o Enem também será adotado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, o que amplia seu papel no acompanhamento das políticas educacionais.

Agência Brasil

Clique no banner

Notícia
26 jun

Lula vem para o RN no início de julho; agenda vai contemplar visita a ramal de transposição do Rio São Francisco

Lula vem para o RN no início de julho; agenda vai contemplar visita a ramal de transposição do Rio São Francisco

A governadora Fátima Bezerra confirmou, nesta quinta-feira (25), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda oficial no Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira, dia 2 de julho. A visita será ao município de Major Sales, no Alto Oeste potiguar.

O anúncio foi feito durante o encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado em Natal, com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, lideranças do PT, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

A confirmação da agenda presidencial reforça a presença do governo federal no estado e ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas para as eleições de 2026. A expectativa é que a visita reúna lideranças políticas e administrativas do Rio Grande do Norte, além de marcar anúncios e ações do Governo Federal para a região.

98 FM

Clique no banner

Campo Forte
Notícia
26 jun

50% dizem não votar em Lula “de jeito nenhum”

50% dizem não votar em Lula “de jeito nenhum”

Uma nova pesquisa PoderData/Aya divulgada na quinta-feira (25) aponta o cenário de rejeição e potencial de voto de dois nomes da política nacional: o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula “de jeito nenhum”. Outros 35% dizem que votariam apenas no petista, enquanto 11% declaram que poderiam escolher seu nome em uma disputa eleitoral.

Em relação ao senador Flávio Bolsonaro, 48% dizem que não votariam nele em nenhuma hipótese. Já 32% afirmam que ele é o único em quem votariam, enquanto 15% dizem que poderiam considerar o nome do parlamentar.

Os números indicam estabilidade no cenário em comparação com o levantamento anterior, feito no fim de maio. De acordo com a pesquisa, houve apenas variações leves dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no comportamento do eleitorado.

O estudo foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2026, com 2.400 entrevistas em 617 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05722/2026.

Empate
A nova pesquisa eleitoral aponta um cenário de forte equilíbrio entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma simulação de 2º turno. Segundo levantamento PoderData/Aya, divulgado nesta quinta-feira (25), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 43%.

A diferença de três pontos percentuais coloca os dois pré-candidatos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, configurando empate técnico.

O resultado indica um cenário de disputa apertada e de alta competitividade entre os dois nomes testados, sem vantagem consolidada para nenhum dos lados.

Tribuna do Norte

Clique no banner

Lojão do Real
Notícia
26 jun

TSE vira palco da guerra de ações judiciais entre PT e PL nas redes

TSE vira palco da guerra de ações judiciais entre PT e PL nas redes

A corrida presidencial de 2026, antes mesmo do início oficial da campanha, já acumula dezenas de disputas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Levantamentos realizados por PT (Partido dos Trabalhadores) e PL (Partido Liberal) apontam que as campanhas somam quase 120 ações e representações envolvendo publicações nas redes sociais.

Levantamento obtido pela CNN mostra que o PT contabiliza cerca de 60 medidas adotadas entre fevereiro e 18 de junho deste ano. O balanço reúne representações, pedidos de direito de resposta, notícias-crime e ofícios encaminhados às plataformas digitais.

A maior parte das ações mira Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes sociais. Os principais alvos são publicações produzidas com inteligência artificial, impulsionamento irregular e propaganda eleitoral antecipada. Também há representações contra conteúdos que relacionam o presidente Lula ao PCC, ao Comando Vermelho, ao Banco Master e à fraude no INSS.

Já o PL apresentou cerca de 58 representações contra Lula, o PT e aliados do começo do ano até aqui . As ações também têm como foco conteúdos publicados nas redes sociais e pedidos de remoção de publicações consideradas irregulares. Em comum, as representações buscam retirar conteúdos do ar e responsabilizar autores e plataformas.

O movimento ganhou novo impulso nesta semana com decisões da ministra Estela Aranha, integrante do colegiado do TSE responsável por analisar as ações de propaganda eleitoral da disputa presidencial. Em liminares recentes, a ministra determinou aos dois partidos a retirada de conteúdos que associavam Flávio e Lula ao crime organizado.

As decisões reforçam o entendimento da Corte de que acusações sem respaldo em fatos concretos podem configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

Nos núcleos jurídicos das campanhas a avaliação é que essa judicialização tende a crescer até o início da campanha oficial, em meados de agosto. Nas duas siglas a atuação passou a ser praticamente em tempo real. O objetivo é retirar publicações do ar e estabelecer limites para a estratégia digital dos adversários.

 CNN

Clique no banner

olisun-full
WhatsApp