58 veículos são recuperados em Operação Integrada coordenada pela PRF no Rio Grande do Norte
APolícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte concluiu, no dia 11 de dezembro, a Operação REACTIO – etapa Dunas, uma iniciativa de alta complexidade que combinou capacitação de elite e intensa repressão ao crime organizado e à fraude veicular no estado. A operação, desenvolvida entre os dias 24 de novembro e 11 de dezembro, demonstrou a capacidade de articulação e especialização da PRF, resultando na recuperação de um grande número de veículos e no fortalecimento da segurança pública potiguar.
A REACTIO – Repressão Especializada sob Ação Coordenada com Treinamento e Intervenção Operacional – é uma estratégia da Diretoria de Operações da PRF que visa o aprimoramento contínuo do efetivo. A etapa Dunas foi dividida em duas fases cruciais:
- Fase de Capacitação: 30 operadores dos Núcleos de Operações Especiais (NOE) do RN, PB, CE, PI e MA participaram de um nivelamento tático, conduzido por especialistas do Comando de Operações Especiais/Grupo de Resposta Rápida (COE/GRR), com treinamentos em armamento e tiro, além de técnicas de patrulha rural. Em seguida, houve um nivelamento técnico em enfrentamento às fraudes veiculares com especialistas da Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal e Combate à Corrupção/Grupo Especial de Fiscalização de Fraudes Veiculares (CAECC/GEFRAV). Esta fase contou com a importante participação e integração de 7 policiais militares e 10 policiais civis do Rio Grande do Norte.
- Fase Operativa: Durante seis dias, as equipes capacitadas atuaram de forma integrada com a Polícia Militar (PMRN) e a Polícia Civil (PCRN) em 31 municípios, abrangendo os pólos Seridó/Trairi, Alto Oeste e Metropolitana.
O resultado da fase operativa foi significativo: 58 veículos foram recuperados, sendo 52 motocicletas, 4 automóveis, um caminhão e um semirreboque. Deste total, impressionantes 51 veículos apresentavam adulteração nos elementos de identificação veicular, um claro indicativo da atuação do crime organizado.
O destaque da repressão ficou por conta da região do Seridó/Trairi, no interior do estado, que foi responsável por 86% das ocorrências de recuperação veicular. Além da recuperação patrimonial, 8 pessoas foram detidas e encaminhadas à polícia judiciária local.
A Operação REACTIO não apenas proporcionou ao efetivo técnicas avançadas de identificação veicular, mas também reforçou o compromisso da PRF no combate ao crime organizado, garantindo a devolução do patrimônio aos legítimos proprietários. A integração e a atuação conjunta das forças de segurança estaduais (PMRN e PCRN) e federais (PRF) nesta operação garantem o fortalecimento da segurança pública, com retornos diretos e tangíveis para a sociedade potiguar.
fonte: PRF