bannner-geraldo
Policial
11 dez

58 veículos são recuperados em Operação Integrada coordenada pela PRF no Rio Grande do Norte

58 veículos são recuperados em Operação Integrada coordenada pela PRF no Rio Grande do Norte

APolícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte concluiu, no dia 11 de dezembro, a Operação REACTIO – etapa Dunas, uma iniciativa de alta complexidade que combinou capacitação de elite e intensa repressão ao crime organizado e à fraude veicular no estado. A operação, desenvolvida entre os dias 24 de novembro e 11 de dezembro, demonstrou a capacidade de articulação e especialização da PRF, resultando na recuperação de um grande número de veículos e no fortalecimento da segurança pública potiguar.

A REACTIO – Repressão Especializada sob Ação Coordenada com Treinamento e Intervenção Operacional – é uma estratégia da Diretoria de Operações da PRF que visa o aprimoramento contínuo do efetivo. A etapa Dunas foi dividida em duas fases cruciais:

  1. Fase de Capacitação: 30 operadores dos Núcleos de Operações Especiais (NOE) do RN, PB, CE, PI e MA participaram de um nivelamento tático, conduzido por especialistas do Comando de Operações Especiais/Grupo de Resposta Rápida (COE/GRR), com treinamentos em armamento e tiro, além de técnicas de patrulha rural. Em seguida, houve um nivelamento técnico em enfrentamento às fraudes veiculares com especialistas da Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal e Combate à Corrupção/Grupo Especial de Fiscalização de Fraudes Veiculares (CAECC/GEFRAV). Esta fase contou com a importante participação e integração de 7 policiais militares e 10 policiais civis do Rio Grande do Norte.
  2. Fase Operativa: Durante seis dias, as equipes capacitadas atuaram de forma integrada com a Polícia Militar (PMRN) e a Polícia Civil (PCRN) em 31 municípios, abrangendo os pólos Seridó/TrairiAlto Oeste e Metropolitana.

O resultado da fase operativa foi significativo: 58 veículos foram recuperados, sendo 52 motocicletas, 4 automóveis, um caminhão e um semirreboque. Deste total, impressionantes 51 veículos apresentavam adulteração nos elementos de identificação veicular, um claro indicativo da atuação do crime organizado.

O destaque da repressão ficou por conta da região do Seridó/Trairi, no interior do estado, que foi responsável por 86% das ocorrências de recuperação veicular. Além da recuperação patrimonial, 8 pessoas foram detidas e encaminhadas à polícia judiciária local.

A Operação REACTIO não apenas proporcionou ao efetivo técnicas avançadas de identificação veicular, mas também reforçou o compromisso da PRF no combate ao crime organizado, garantindo a devolução do patrimônio aos legítimos proprietários. A integração e a atuação conjunta das forças de segurança estaduais (PMRN e PCRN) e federais (PRF) nesta operação garantem o fortalecimento da segurança pública, com retornos diretos e tangíveis para a sociedade potiguar.

fonte: PRF

PAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp