GKC energia full
Rio Grande do Norte
03 jun

Assembleia Legislativa recebe relatório anual do MPRN referente ao ano de 2024

Assembleia Legislativa recebe relatório anual do MPRN referente ao ano de 2024

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) recebeu, nesta terça-feira (3), o relatório anual do Ministério Público do Estado (MPRN), com o balanço das principais ações promovidas ao longo de 2024. O documento reúne os resultados entregues à sociedade potiguar no cumprimento da missão do constitucional: defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais.

A solenidade foi convidada pelo presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), e teve como destaque a apresentação da procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, que está concluindo seu mandato à frente da instituição.

Ao abrir o evento, Ezequiel Ferreira ressaltou a importância do Ministério Público para a cidadania no Rio Grande do Norte. “Em nome desta Casa, parabenizo todos que fazem o MPRN pela defesa incansável dos direitos da população. Acredito na independência dos Poderes, mas também na harmonia entre eles, pois é assim que conseguimos alcançar nossos objetivos comuns. Reafirmo, ao sucessor da Dra.

Durante a apresentação, Elaine Cardoso destacou os principais avanços da gestão, com ênfase no combate ao crime organizado e à violência sexual infantojuvenil, por meio de operações estratégicas. Também foram ressaltadas iniciativas como o ‘CustodiaTech’, ferramenta de produção de provas digitais, utilizada em casos de violência doméstica e outras investigações, já compartilhadas com outros Ministérios Públicos.

A procuradora também citou a criação do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ), o fortalecimento do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) e a instalação do Núcleo de Apoio Eleitoral (Nape).

Na seara da promoção de direitos, o Núcleo de Políticas Públicas em Defesa da Educação colaborou com 26 municípios no cumprimento da Meta 01 do Plano Nacional de Educação (PNE). Já o projeto Psique atuou no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. Na área do patrimônio público, as ações de fiscalização da arrecadação municipal e o uso de painéis de Business Intelligence (BI) permitiram maior eficiência no combate à má gestão, como evidenciado na ampliação do painel dos Festejos Juninos.

Outros destaques incluíram avanços na proteção de crianças e adolescentes, com ações voltadas à proteção integrada, formação de conselheiros tutelares e reconhecimento de paternidade, e no atendimento a pessoas com deficiência, por meio de encontros técnicos e fiscalizações em Centros Especializados em Reabilitação (CERs). No campo ambiental, o projeto Lixo Negociado avançou com acordos de não perseguição penal (ANPPs), e um novo acordo criou o Comitê Interinstitucional de Gestão da Zona Costeira.

No eixo da transparência, o Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas (LOPP) entregou seis papéis orçamentários detalhados, auxiliando na análise da alocação de recursos estaduais e municipais. A gestão do MPRN também atingiu 99,29% de execução orçamentária e financeira em 2024, evidenciando responsabilidade fiscal e transparência.

Elaine Cardoso também destacou os avanços internos da instituição, como a capacitação de membros e servidores, a melhoria do regime de teletrabalho e a adoção de soluções tecnológicas inovadoras, como o projeto ‘Genius’, que aplica inteligência artificial para otimização de fluxos de trabalho.

Ao se despedir da carga, o procurador-geral reafirmou o compromisso com o diálogo institucional e com a construção de soluções pacíficas. “Estamos concluindo uma gestão pautada pela busca constante do diálogo interinstitucional e da mediação de conflitos. Tenho a certeza de que deixamos alicerçada uma base sólida para que o MPRN siga avançando, sempre com o propósito de bem servir à sociedade potiguar na defesa de seus direitos”, finalizou.

Além de parlamentares como Francisco do PT, Hermano Morais (PV), Dr. Bernardo (PSDB) e Isolda Dantas (PT), a cerimônia contou com a presença de membros do Ministério Público, como o novo procurador-geral eleito para o biênio 2025-2027, Glaucio Garcia, e diretores da Assembleia Legislativa.

Potiguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp