Ciro Gomes acerta retorno ao PSDB e deve concorrer ao Governo do Ceará

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) está a caminho de reassumir a filiação ao PSDB. De acordo com integrantes da direção nacional tucana, a sigla prepara um evento para oficializar a entrada do político na segunda quinzena de agosto.
A decisão foi definida após uma conversa telefônica entre o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o ex-senador Tasso Jereissati, responsável por conduzir as negociações que viabilizaram o retorno de Ciro ao partido.
O retorno de Ciro para o partido, após 28 anos, já era dado como certo. Ele deve disputar o Governo do Ceará contra o atual governador Elmano de Freitas (PT).
Apesar das articulações, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que ainda não desistiu de manter Ciro no partido, e não descarta a possibilidade de lançá-lo candidato à Presidência da República em 2026.
Sem confirmação de data
A ida de Ciro Gomes para o PSDB é tratada como certa nos bastidores da política cearense e nacional. O movimento, articulado pelo ex-senador Tasso Jereissati, conta com o aval do presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, e de lideranças como o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves.
A expectativa é de que o anúncio oficial ocorra ainda neste mês. A mudança ocorre em meio ao afastamento de Ciro do PDT, partido que já iniciou um processo de reestruturação no Ceará sem a presença do ex-ministro e do seu grupo político.
Diario do Nordeste