bannner-geraldo
Rio Grande do Norte
24 dez

Mais de 120 integrantes de facções criminosas foram presos na Grande Natal em 2025

Mais de 120 integrantes de facções criminosas foram presos na Grande Natal em 2025

Números registrados pela Polícia Civil indicam o aumento do combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. Dados da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), colhidos pela reportagem da 98 FM Natal na terça-feira (23), apontam que 128 integrantes de facções criminosas foram presos ao longo de operações realizadas na Grande Natal em 2025.

De acordo com a Polícia Civil, as operações resultaram em prisões de lideranças, articuladores financeiros, responsáveis por logística criminosa e executores vinculados a roubos, homicídios e ao comércio ilegal de armas e drogas.

De acordo com o diretor da Deicor, Joacir Rocha, a integração real entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Ministério Público, além de operações mais técnicas, com uso intensivo de inteligência são alguns dos fatores que intensificaram a atuação contra o crime.

“A atuação contra facções criminosas não permite declarações triunfalistas. O que podemos afirmar, com segurança, é que o Estado avançou significativamente. A guerra é permanente, mas o RN está mais preparado do que nunca para enfrentá-la”, disse.

Operação recente
Entre os dias 8 e 22 de dezembro, 85 pessoas foram presas durante a Operação Combate Organizado. A ação aconteceu em 18 municípios do RN e outras duas cidades de Paraíba e Distrito Federal.

Além disso, 53 mandados de busca e apreensão foram expedidos, com a ação de 408 policiais civis. A maioria dos pesos são investigados por organização criminosa e tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Civil, 14 suspeitos foram presos em Mossoró, e outros 14 no município de Nova Cruz, sendo estas as cidades mais que concentraram a maior quantidade de prisões. Na sequência, surgem as cidades de Tangará (13 prisões), Goianinha (12 prisões), e Natal (10 prisões).

Restrospecto
Ao longo de 2025, as forças de segurança do Rio Grande do Norte uniram forças com o Ministério da Justiça em ações que geraram repercussão em Natal, com destaque para a Operação Território Seguro, deflagrada em outubro nos bairros de Felipe Camarão, Cidade Nova e Nova Cidade, na zona Oeste de Natal. Na ocasião, 32 suspeitos foram presos em um único dia.

A ação marcou a primeira etapa da implementação de um projeto-piloto, realizado em parceria com o Ministério da Justiça, com o objetivo de retomar territórios dominados pelo crime por meio de ações policiais.

O que se seguiu foi a disponibilização de serviços de acesso à Justiça e assistência social a moradores da região. com a apoio de agentes estaduais e federais. A iniciativa foi realizada realizado com base em Senapen (Secretaria Nacional Penitenciária), que identifica áreas de influência de organizações criminosas nos 26 estados, no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte.

Desde então, de acordo com o secretário de Segurança Estado de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Araújo, as forças de segurança permanecem ocupando o território, concentrando suas ações no bairro de Felipe Camarão.

98fm

assembleia-adolescencia-full

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp