Atuação integrada entre MPRN e Conselhos Tutelares é tema de evento em Currais Novos
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caop-IJ), abordou nesta terça-feira (4) a importância da cooperação e da atuação integrada entre a instituição e os Conselhos Tutelares, em Currais Novos. Dentro da programação da XI edição do MPRN Perto de Você, o debate aconteceu na sede da Promotoria de Justiça da cidade e visou o fortalecimento da rede de proteção e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O coordenador do Caop-IJ e promotor de Justiça Sasha Alves disse que durante a capacitação foi discutida a construção de um protocolo de atuação integrada entre o Conselho Tutelar e o Ministério Público. “O objetivo é garantir um atendimento mais célere, eficaz e resolutivo para as nossas crianças e adolescentes. Essa integração é fundamental para fortalecer a rede de proteção e assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos plenamente respeitados”, completou.
Voltado para membros dos Conselhos Tutelares das cidades de Currais Novos, Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova, a capacitação teve como objetivo aperfeiçoar os fluxos de atendimento, traçar estratégias e fomentar uma comunicação mais eficaz entre as duas instituições, garantindo uma atuação mais assertiva na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.