bannner-geraldo
Rio Grande do Norte
07 nov

Lei cria programa para expandir criação de camarão no interior do RN

Lei cria programa para expandir criação de camarão no interior do RN

O Governo do RN sancionou a Lei Complementar nº 798/2025, que institui o Programa de Interiorização da Carcinicultura no Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como objetivo promover a expansão da criação de camarões em cativeiro para regiões do interior do estado, incentivando o desenvolvimento econômico e a geração de renda fora do litoral.

De acordo com a nova lei, produtores que cultivem camarões em áreas inundadas de até 15 hectares, vinculadas a ações de incentivo do poder público estadual, terão isenção do pagamento de taxas de outorga pelo uso da água e de licenciamento ambiental. A dispensa se estende também a emolumentos e outros custos cobrados por órgãos do Executivo estadual.

A norma prevê ainda que, em áreas de até 10 hectares ou com salinidade superior a 0,5‰, não será cobrada tarifa pelo uso da água bruta. O monitoramento da qualidade dos recursos hídricos será feito considerando o conjunto das bacias hidrográficas envolvidas

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE/RN) terá 120 dias para apresentar um plano de monitoramento das bacias impactadas pelo programa, em articulação com outros órgãos públicos. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta última quinta-feira 6.

potiguar-full

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp