Pix Automático é lançado e promete facilitar pagamentos recorrentes no Brasil

O Pix, já consolidado como o principal sistema de pagamentos do Brasil, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, entra em uma nova fase. A partir desta segunda-feira (13), passa a funcionar o Pix Automático, uma evolução do débito automático que promete facilitar o pagamento de contas, assinaturas e mensalidades.
Com a nova ferramenta, transações recorrentes poderão ser realizadas automaticamente entre diferentes instituições financeiras, sem necessidade de convênios ou intermediários, exigindo apenas uma autorização inicial do cliente.
O Banco Central aproveita a infraestrutura já estabelecida do Pix e determinou que os bancos adaptem seus sistemas para operar nesse novo formato até 1º de janeiro de 2026.
Como funciona o Pix Automático?
O mecanismo funciona de forma semelhante ao débito automático, mas com maior flexibilidade. Segundo o Banco Central, basta autorizar a operação uma vez pelo aplicativo ou internet banking. É possível definir regras, como valor máximo por pagamento, uso do cheque especial caso não haja saldo suficiente e recebimento ou não de notificações sobre os agendamentos. A ativação também pode ser feita por QR Code ou Pix Copia e Cola.
Para empresas, é necessário contato com o gerente ou ida à agência para cadastrar o serviço. As cobranças podem ser configuradas para ocorrer semanalmente, mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. O serviço é gratuito para pessoas físicas, enquanto empresas devem pagar uma taxa, mas inferior ao débito automático tradicional.