RN registra 53 prisões em agosto durante operação contra violência de gênero

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou, nesta quarta-feira 3, o balanço das ações da Operação Shamar, realizadas durante o mês de agosto em todo o estado. A iniciativa, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), integra a campanha Agosto Lilás, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha.
No RN, a operação resultou em 53 prisões, além de ações de conscientização que alcançaram cerca de 713 mil pessoas por meio de palestras, panfletagens e campanhas em mídias digitais.
De acordo com a Sesed, entre 1º e 31 de agosto foram registrados ainda:
6.229 diligências realizadas;
935 mulheres atendidas;
570 boletins de ocorrência registrados;
405 inquéritos concluídos e remetidos ao Judiciário;
395 medidas protetivas solicitadas;
209 perícias realizadas;
16 armas apreendidas;
9 mulheres resgatadas de situações de violência doméstica.
As ações mobilizaram 418 agentes das forças de segurança, entre Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.
Embora o balanço apresente os números de agosto, a operação segue até esta quinta-feira 4, reforçando o caráter permanente das ações de enfrentamento à violência de gênero no estado.
O termo “Shamar”, de origem hebraica, significa cuidar, proteger, vigiar e zelar, valores que refletem o compromisso das forças de segurança com a proteção da vida das mulheres.
AGORA RN