GKC energia full
Rio Grande do Norte
22 set

Serviço de patinetes elétricos começa a operar em Natal; veja tarifas, pontos e regras

Serviço de patinetes elétricos começa a operar em Natal; veja tarifas, pontos e regras

O serviço de patinetes elétricos compartilhados começou a operar nesta segunda-feira (22) em Natal. Ao todo, são 600 equipamentos, que estão disponíveis em diversos pontos da cidade como Midway Mall, esquina da Salgado Filho com a Antônio Basílio; avenida Praia de Ponta Negra; esquina da Avenida São José com Alexandrino de Alencar; e avenida Régulo Tinôco. O projeto é um experimento da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) para tentar diversificar o transporte público da capital.

A tarifa para utilizar o patinete é de R$ 1,99 nos dias de semana e R$ 2,99 nos fins de semana, com o acréscimento de uma taxa por minuto rodado. Além disso, há a possibilidade de comprar pacotes mensais. Os usuários poderão utilizar os patinetes em um circuito pré-definido, que abrange regiões turística, pontos de grande circulação de pessoas e via mais movimentadas, com preferências pelas rotas que já contam com ciclovias.

Como medida de segurança, o patinete irá travar caso saia do circuito pré-definido pela Prefeitura. Para ter acesso ao patinete, o usuário terá que se cadastrar em um aplicativo, que pode ser baixado através de um QR Code disponível no próprio equipamento.

De acordo com a STTU, após o período de testes, o Executivo deve regulamentar o serviço e a ideia é usar a experiência dos patinetes para implementar a modalidade de bicicletas compartilhadas.

“É um projeto experimental, vamos ver, entender como funcionará a dinâmica, orientar as pessoas no sentido da segurança, do respeito ao outro no trânsito, de compreender as leis de trânsito. A gente quer embutir mais esse modal no nosso transporte público porque entendemos que a mobilidade sustentável é o futuro. Nesse sentido, nosso próximo passo será trabalhar para trazer as bicicletas compartilhadas para Natal também, é uma política do prefeito Paulinho”, aponta Jódia Melo, titular da STTU.

Os patinetes são operados pela empresa parceira Jet, que já atua em diversas capitais do País. Os equipamentos contam com rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, atendendo aos requisitos de segurança.

De acordo com a STTU, o uso dos patinetes deve respeitar regras de trânsito e convivência no espaço público. O usuário deve ser maior de idade, não pode transportar cargas, passageiros ou animais e deve estacionar os equipamentos nos pontos indicados pelo aplicativo. Também é proibido o uso sob efeito de álcool.

Para reforçar a orientação, equipes treinadas estarão nos principais pontos da cidade, auxiliando os usuários quanto ao uso correto dos equipamentos. Além disso, todas as viagens incluem seguro gratuito contra acidentes.

Foto: Reprodução

Tribuna do Norte

banner-full-pleno-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp