Na manhã desta quarta-feira (26), o vereador João Paulo esteve reunido com o procurador do município de Currais Novos, Rodolfo Lucena, para debater soluções de demandas e melhorias para a cidade.

O encontro teve como objetivo discutir questões administrativas e buscar alternativas para o desenvolvimento do município. O vereador destacou a importância da parceria com a Procuradoria Municipal para garantir avanços em diversas áreas.

“Agradeço pela recepção e atenção de sempre, e reafirmo o meu compromisso com o desenvolvimento de nossa querida Currais Novos”, declarou João Paulo em suas redes sociais.

A reunião reforça o compromisso do parlamentar com o progresso da cidade, buscando sempre alinhar estratégias para atender às necessidades da população.

Eldorado

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizou, nesta quarta-feira (26), mais uma reunião estratégica do Programa Maria da Luz, com o objetivo de fortalecer as ações de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá. O encontro reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, prefeituras, movimento feminista, OAB e demais instituições envolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher.

Na pauta da reunião, o Juiz Dr. Marcus Vinicius abordou o fluxo de atendimento e acompanhamento das vítimas, a efetividade das medidas protetivas e os novos desafios do programa para ampliar as ações de conscientização e prevenção da violência de gênero.

O planejamento anual foi mediado por Rayssa Aline, momento em que foram estabelecidas metas e estratégias para 2025, contemplando diversos setores, como justiça, segurança pública, prefeituras, OAB, instituições de ensino básico e superior e movimentos sociais. Como parte desse esforço, foi criado um calendário unificado de ações para o Mês da Mulher, reunindo as atividades que serão realizadas por todas as instituições ao longo de março.

Durante o encontro, o servidor do TJRN, Wescley Gama, apresentou o projeto do Grupo Reflexivo de Homens, uma iniciativa voltada para a reeducação de agressores e a prevenção da reincidência da violência doméstica. Já a 2º sargento Luzia, da Patrulha Maria da Penha, fez uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela equipe no acompanhamento das mulheres vítimas de violência.

Ao final da reunião, os participantes reforçaram o compromisso de fortalecer o Programa Maria da Luz, tornando-o cada vez mais estruturado e acessível às mulheres que necessitam de proteção. O trabalho integrado entre as instituições foi apontado como fundamental para o sucesso das ações planejadas.

A próxima reunião do programa está agendada para abril, ocasião em que serão apresentados os primeiros resultados das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano.

full-prefeitura-14-02-25--01-02
Imagem: MEC/Divulgação
Imagem: MEC/Divulgação

A CAIXA paga nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, parcela do Incentivo Conclusão, no valor de mil reais, e Incentivo Enem, de duzentos reais, do Programa Pé-de-Meia, aos estudantes aprovados no 3º ano do Ensino Médio público em 2024, nascidos nos meses de julho a dezembro. Além da aprovação no Ensino Médio, para recebimento do Incentivo ENEM é necessário que o estudante tenha realizado os dois dias de prova.

Os valores serão creditados em conta Poupança CAIXA Tem e podem ser movimentados preferencialmente pelo App CAIXA Tem. O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo do celular. Além disso, o aluno pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos.

O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes da rede pública matriculados no Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos.

Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br. 

Fonte: Brasil 61

full-prefeitura-14-02-25--01-02
Foto: Gabriel Lyon/MDS
Foto: Gabriel Lyon/MDS

A CAIXA inicia nesta quarta-feira (26) o pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás referente ao mês de fevereiro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 8. 

Os pagamentos são realizados preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.

O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA. Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.

No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações do benefício, além de receber atualizações e novidades sobre o Programa.

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.

Fonte: Brasil 61

Potiguar
Gramado sintético da Ligga Arena. Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Gramado sintético da Ligga Arena. Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Jogadores de futebol como Neymar, do Santos; Gabigol, do Cruzeiro; e Lucas, do São Paulo, entre outros, entraram no movimento contra o uso do gramado sintético para campos de futebol profissional da série A. Eventualmente, esse tema entrou em destaque por motivos e interesses diversos. Mas, afinal, é possível levar a discussão para o campo da ciência biológica e da saúde e integridade física dos jogadores?

O Club Athletico Paranaense, por exemplo, utiliza o gramado sintético no Ligga Arena (Arena da Baixada) desde 2016 e tem defendido o uso do material por oferecer mais “estabilidade e homogeneidade” ao longo das competições. Segundo a equipe, as opiniões diferentes são respeitadas, mas a discussão também deve questionar a qualidade de todos os gramados do futebol brasileiro, sejam naturais ou sintéticos.

O mestre em Biologia Animal pela UFES e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo, Daniel Gosser Mota, explica que a grama natural enfrenta algumas adversidades, principalmente no período do inverno, como a escassez de água e as baixas temperaturas. “Com isso, toma-se difícil o cuidado, já que ela, no período de dormência, vai investir menos no crescimento, porque vai reservar essa energia para conseguir passar pelo inverno”, afirma. 

Mota destaca, ainda, que, em relação às espécies de grama que mais sofrem com o inverno, pode ser mencionada a Bermuda Celebration, aprovada pela FIFA e utilizada no mundo todo desde 2014. Segundo o especialista, esse tipo sofre com o inverno porque realiza o processo de dormência. “Ela investe menos em crescimento e também acaba ficando mais frágil e acaba causando o descampado, retirada dessas gramas onde há muito fluxo de jogador, principalmente na grande área do goleiro.”

No Brasil, alguns estádios, como o Mineirão, utilizam a grama Bermuda Celebration. No entanto, no inverno, há uma substituição para outra espécie chamada Ryegrass, que é mais tolerante a esse clima. “Com essa semeadura, há o crescimento normal para que os jogos sejam realizados”, pontua. 

“O grau de dormência de algumas gramas vai variar também pela sua localização geográfica. Por exemplo, no Trópico de Câncer, que fica na América do Norte, a variação das épocas do ano é mais bem definida. Já aqui no Hemisfério Sul, no Trópico de Capricórnio, as variações ambientais são bem maiores”, complementa o vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo.

Recomendações da FIFA

A Fifa estabelece o uso de três tipos diferentes de gramados para a prática do futebol. São eles: o natural, a relva natural com reforço híbrido e relva sintética/artificial.
Em relação ao gramado artificial ou sintético, a FIFA conta com programa de qualidade estabelecido para gramados de futebol. Nesse caso, apenas produtos em conformidade com este programa devem ser considerados como grama sintética adequada.

O programa apresenta três níveis de certificação:

  • Fifa Quality Pro: recomendado para futebol profissional (uso típico de até 20 horas por semana).
  • Qualidade Fifa: recomendado para futebol municipal, recreativo e comunitário (uso típico de 40 a 60 horas por semana).
  • Fifa Básica: padrão que atende aos critérios básicos de desempenho e segurança, com garantia de acessibilidade.

Diante disso, os clubes profissionais precisam estar certificados no “Fifa Quality Pro” para, assim, poderem utilizar gramado sintético em seus estádios. 

Gramados utilizados nas principais ligas do mundo

  • Premier League: utilização de grama natural ou híbrida. A exceção na disputa da FA Cup, uma vez que o modelo sintético é permitido para clubes a partir da 5ª Divisão.
  • Champions League: não há restrição, mas a final do campeonato deve ser realizada em grama natural.
  • Série A (Itália): não há restrição. No entanto, somente um clube das Séries A e B utiliza gramado sintético.
  • LaLiga: não há restrição, mas clubes utilizam grama natural ou híbrida;
  • League 1 (França): utilização tanto de grama natural quanto híbrida. 
  • Conmebol: adota a regra da Fifa.

Lesões 

Em meio aos debates, os pontos mais questionados foram se a grama sintética compromete ou não a dinâmica do jogo, ou ainda se esse tipo de superfície deixa os atletas mais suscetíveis a lesões. 

Em relação ao último ponto, uma publicação do jornal Lance mostra que não há um verdadeiro consenso, já que os estudos destacados não trazem resultados com as mesmas definições. 

Uma pesquisa publicada na revista The Lancet, em 2023, indica que a incidência geral de lesões no futebol é menor na grama sintética do que na grama natural. De toda forma, o estudo conclui que o risco de lesão não pode ser usado como argumento contra o gramado artificial.

Outro estudo, realizado entre 2013 e 2026 na Major League Soccer (MLS), mostra que a taxa média de lesões por jogo foi semelhante entre os dois tipos de gramado, com uma leve variação para cima em relação a lesões por jogo em gramado sintético.  

Outra pesquisa baseada nos dados do Sistema de Vigilância de Lesões da NCAA (2004-2014) revela que atletas que treinavam em grama natural apresentavam um risco 26% maior de lesão do ligamento cruzado anterior em comparação com os que treinavam em gramado sintético. Já no caso de partidas oficiais, a diferença entre os tipos de gramado não foi estatisticamente significativa. 

Brasil recebeu 1,4 milhão de turistas internacionais, em janeiro; maior marca para o mês desde 1970

Além desses, um estudo sobre o futebol americano e futebol masculino e feminino no esporte colegial americano mostrou que as lesões do ligamento cruzado anterior foram mais comuns em superfície sintética do que em grama natural, tanto no futebol americano quanto no futebol feminino. Porém, no caso do futebol masculino, essa relação não foi estatisticamente significativa. 

No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol afirmou que aguarda o resultado de um levantamento feito ao longo do Campeonato Brasileiro de 2024, para dar um panorama mais preciso sobre a relação de lesões com gramados sintéticos. Para isso, a entidade recolheu dados junto aos clubes sobre a incidência de lesões ao longo da competição.

Fonte: Brasil 61

Campo Forte
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até 15 de fevereiro, foram notificados 108.410 casos e 511 óbitos pela doença no país. O período corresponde à Semana Epidemiológica (SE) 7, na qual foram reportados 13.709 casos de Covid-19 e 82 mortes pela doença. Apesar da diminuição de 7,2% na média móvel de casos e de 24,2% na média móvel de óbitos em comparação à SE 6, o feriado de Carnaval traz alerta para a população quanto ao risco de transmissão e alta nos casos. Os dados são do Informe Vigilância das Síndromes Gripais do Ministério da Saúde. 

O Carnaval será nos dias 3, 4 e 5 de março, período marcado por grandes aglomerações e movimento populacional para diferentes estados e cidades. Segundo o infectologista  Manuel Palácios, isso aumenta significativamente o risco de transmissão de doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. 

“O grande número de pessoas reunidas e a proximidade entre os indivíduos de convivência nos espaços fechados ou mal ventilados são fatores que contribuem para a propagação do vírus”, aponta Palácios.

Na avaliação do infectologista, a situação atual da Covid-19 no país requer atenção e cautela dos brasileiros, já que há risco de novas variantes começarem a circular com maior taxa de transmissibilidade. 

“A situação atual da Covid-19 no Brasil exige atenção. Embora o número de casos de óbitos esteja em níveis mais baixos em comparação aos picos da pandemia, a situação não pode ser subestimada. O principal risco neste momento é o comportamento de novas variantes do vírus, que podem ser mais transmissíveis, o que leva a um aumento nos casos”, afirma Manuel Palácios. 

O especialista alerta que a população evite aglomerações, especialmente em ambientes fechados, além de optar pela máscara em locais de maior risco de infecção, como o transporte público, festas e shows. Além disso, estar com a vacinação de Covid-19 em dia também ajuda na proteção contra a doença.

“A recomendação é para que as pessoas se vacinem, caso ainda não tenham tomado a dose de reforço, pois a vacinação será a nossa principal proteção contra formas graves da doença. Durante o Carnaval, é fundamental monitorar os sintomas e, caso se sinta mal, buscar atendimento médico e evitar sair de casa para não propagar o vírus”, enfatiza Palácios.

Situação da Covid-19 nas UFs

O Informe do Ministério da Saúde aponta que na SE 7 as unidades federativas (UFs) com maiores taxas de incidência, variando de 13,8 a 41,6 casos por 100 mil habitantes, foram Mato Grosso, Ceará, Roraima, Distrito Federal e Minas Gerais – esta última a que conta com tradicionais comemorações do Carnaval que reúne muitos foliões. 

Dados do Painel Covid-19 no Brasil, do Ministério da Saúde, apontam que o Ceará liderou na última semana epidemiológica com relação aos casos novos, com 3.567 registros, à frente de Minas Gerais, que notificou 2.939 novos casos. Em contrapartida, Minas registrou o maior número de óbitos por Covid-19 no país na SE 7, totalizando 36 mortes. Já a taxa de incidência por 100 habitantes ficou em 59,94. A capital mineira, Belo Horizonte, registrou 292 novos casos da doença na SE 7 e 11 mortes. 

Dados do Portal Infosaúde de Minas Gerais apontam que, do período de 9/02 a 25/02, houve 516 casos informais no estado e três mortes por Covid-19 – sendo duas em Uberlândia e uma em Passos.

Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo também se destacam nas festas de Carnaval. O estado pernambucano registrou 483 novos casos de Covid-19 na SE 7 e três mortes pela doença. Porém, a taxa segue em alta, próxima de Minas, de 57,94.

O município pernambucano de Petrolina, que tem destaque por seu Carnaval de rua, com blocos e bandas, teve um dos maiores registros de novos casos no estado, com 22 notificações. 

No território fluminense, foram 325 novos registros da doença, nove mortes e a taxa de incidência ficou em 29,71 por 100 habitantes. Conforme o informe do Ministério da Saúde, o estado paulista não conseguiu atualizar os dados para a SE 7 – bem como AC, ES, GO, PB, RO, e TO.

Bahia

Na Bahia, o Carnaval começa no dia 27 de fevereiro. Na SE 7 foram 398 novos casos registrados, 5 mortes e a taxa de incidência ficou em 14,91. Somente em Salvador foram 30 novos casos na SE 7. Apesar da queda expressiva no número de registros de Covid-19, as aglomerações durante o feriado de Carnaval podem favorecer o aumento de casos.

Em 17 de fevereiro, o Governo da Bahia publicou uma nota sobre a redução de casos no estado, mas destacou que isso não significa que a população não deva se atentar para evitar alta nos registros da doença.

“Apesar das preocupações levantadas sobre a segurança sanitária durante o Carnaval, os dados mais recentes mostram um cenário controlado, mas que exige atenção contínua para evitar novos aumentos”, diz um trecho da nota.

Já o Boletim Epidemiológico – Covid-19 nº 07 do governo da Secretaria de Saúde Bahia, correspondente à SE 07, aponta que na semana 5 o estado registrou 1.361 casos da doença, mas na SE 7 foram 398 notificações. Além disso, nas 10 últimas SE, Salvador foi o município com o maior número de casos, sendo 718, seguido de Juazeiro, Abaré e Vitória da Conquista, com 107,74 e 66 casos, respectivamente. 

Confira o número de novos casos e de óbitos por UFs na SE 7, conforme o Painel do MS:

  • AC: sem atualização
  • AL: 201 casos; 0 óbitos
  • AM: 243 casos; 2 óbitos
  • AP: – 22 casos; -1 óbito
  • BA: 398 casos; 5  óbitos
  • CE: 3.567 casos; 0 óbitos
  • DF: 596 casos; 2 óbitos
  • ES: sem atualização
  • GO: sem atualização
  • MA: 142 casos; 0 óbitos
  • MG: 2.939 casos; 36 óbitos
  • MS: 328 casos; 3 óbitos
  • MT: 1.452 casos; 1 óbitos
  • PA: 882 casos; 1 óbitos
  • PB: sem atualização
  • PE: 4.359 casos; 3 óbitos
  • PI: 483 casos; 3 óbitos
  • PR: 743 casos; 9 óbitos
  • RJ: 325 casos; 9 óbitos
  • RN: 139 casos; 0 óbitos
  • RO: sem atualização
  • RR: 149 casos; 0 óbitos
  • RS: 406 casos; 6 óbitos
  • SC: 328 casos; 3 óbitos
  • SE: 38 casos; 0 óbitos
  • SP: sem atualização
  • TO: sem atualização

Fonte: Brasil 61

Potiguar

No dia 25 de fevereiro, o presidente do Sindivarejo Currais Novos, Helder Medeiros, esteve na primeira reunião de diretoria da Fecomércio RN, um momento decisivo para o futuro do comércio potiguar! Durante o encontro, foram apresentados os resultados expressivos de 2024 e traçadas as estratégias para um 2025 ainda mais promissor.

E as boas notícias não pararam por aí! Helder Medeiros também foi reconhecido com títulos de destaque pelas ações realizadas ao longo de 2024 por meio da Jornada Atena, um projeto inovador que fortalece o setor e impulsiona o desenvolvimento dos negócios.

O Sindivarejo Currais Novos segue firme na missão de representar e transformar o comércio local, com foco em crescimento, inovação e novas conquistas. Vamos juntos construir um futuro ainda mais próspero!

Potiguar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram nesta terça-feira (25), em Brasília, a produção – em larga escala – da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.

A previsão é que, a partir de 2026, sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme demanda e capacidade produtiva. “A gente espera, em dois anos, poder vacinar toda a população elegível [de 2 a 59 anos]”, disse a ministra, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

“Por enquanto, os idosos ainda não poderão tomar a vacina porque, quando as vacinas são testadas, há sempre um cuidado com a população idosa”, explicou Nísia, ao se referir às fases de testes clínicos de imunizantes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda avalia o pedido de registro do imunizante, feito pelo Instituto Butantan em dezembro de 2024. Há cerca de duas semanas, a agência solicitou mais informações e dados complementares sobre a vacina e informou que foi concluída, de forma antecipada, a análise de dados de qualidade, segurança e eficácia apresentados.

full-prefeitura-14-02-25--01-02

Anvisa decidiu suspender a venda de 47 pomadas destinadas à fixação e modelagem de cabelos, uma medida que se alinha aos critérios estabelecidos pela resolução 814/2023. A norma determina que apenas produtos devidamente regularizados podem ser comercializados, e a violação dessas diretrizes é considerada uma infração sanitária, passível de sanções. A maior parte das pomadas que tiveram a comercialização cancelada não apresentou a documentação necessária, incluindo licença sanitária, rotulagem correta e declaração de segurança do produto. Desde a implementação da RDC 814/2023, a Anvisa já havia anulado a venda de 1.266 pomadas.

O uso de produtos que não estão em conformidade com as normas pode resultar em efeitos adversos à saúde, como ardência nos olhos, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e até mesmo cegueira temporária. É fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos associados ao uso de produtos irregulares. Para garantir a segurança dos usuários, a Anvisa disponibiliza em seu site uma lista atualizada das pomadas que estão autorizadas para comercialização.

Jovem Pan

Eldorado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o tenente-coronel e seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, foi “torturado” após a divulgação dos vídeos da delação premiada, conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, parte das investigações do plano de golpe de Estado.

A declaração foi dada durante entrevista nesta terça-feira (25) ao Leo Dias TV, canal do apresentador do SBT no Youtube. Bolsonaro ainda disse que se coloca no lugar de Cid e não vai atacá-lo.

“Ele foi torturado. O vídeo, se você ver… o que é, pela lei, uma delação premiada? Você começa a firmar a sua qualificação e termina a filmagem quando tá encerrado. Meus advogados pediram [acesso], ele esteve 11 vezes depondo, pedimos todos os vídeos do começo ao fim, sem cortar. Em todos esses vídeos, você vê o ‘dono do inquérito’ falando: ‘Você tem um pai, uma mãe, uma filha’, tortura, tortura psicológica”, disse o ex-presidente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal disseram que não vão comentar as declarações de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente voltou a falar que os atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 foram “armados” pela esquerda.

“O 8 de janeiro foi programado pela esquerda. Você tem imagens do pessoal quebrando lá dentro, mas não quando entrou a turma. Imprensa só mostrava imagem de um magrinho derrubando relógio e tentando derrubar câmera. O governo dizia que não tinha mais imagem, mas pouco tempo depois apareceram mais imagens”, acusou.

Além disso, o ex-chefe do Executivo afirmou que foram estudadas as hipóteses para decretar estado de sítio — instrumento que pode ser utilizado pelo presidente em casos extremos, como uma guerra — após o TSE determinar multa ao seu partido, por questionar o resultado das eleições de 2022.

Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas pela PGR por tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após as eleições, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

sbt

full-prefeitura-14-02-25--01-01