GKC energia full
Currais Novos
19 maio

DEFENSORAS PÚBLICAS FEDERAIS REALIZAM AÇÃO ITINERANTE EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURRAIS NOVOS

DEFENSORAS PÚBLICAS FEDERAIS REALIZAM AÇÃO ITINERANTE EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURRAIS NOVOS

Nos dias 19 e 20 de maio, a Defensoria Pública da União (DPU) esteve presente na comunidade quilombola Negros do Riacho, localizada na zona rural de Currais Novos/RN, promovendo uma importante ação itinerante voltada à promoção da cidadania e ao acesso à Justiça. A atividade foi conduzida pelas defensoras públicas federais Lorena Costa e Camila Cirne, que atuam na capital potiguar, Natal.

A ação ofereceu assistência jurídica gratuita à população com renda familiar de até R$ 2 mil, abrangendo uma série de demandas como tratamentos médicos e medicamentos de alto custo, benefícios previdenciários (como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e BPC), regularização migratória, problemas com órgãos federais (como Caixa, Correios, INCRA e IBAMA), além de questões habitacionais, da educação federal, seguro-desemprego, crimes federais e violações de direitos humanos.

Durante o atendimento, realizado no período das 8h às 14h, o público foi acolhido por ordem de chegada, com orientação jurídica individualizada. A ação também teve como objetivo fortalecer o diálogo com comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo os direitos humanos e facilitando o acesso a políticas públicas.

A presença das defensoras públicas Lorena Costa e Camila Cirne reforçou o compromisso da DPU com a interiorização dos seus serviços e com a escuta ativa de comunidades tradicionais, como os quilombolas, que historicamente enfrentam desafios no acesso à Justiça e aos seus direitos fundamentais.

A Defensoria Pública da União reafirma, com iniciativas como essa, seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e acessível para todos.

CLETO - JULHO - FULL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp