GKC energia full
Rio Grande do Norte
13 jun

Técnicos da Conab se reúnem com representantes de cozinhas solidárias do estado

Técnicos da Conab se reúnem com representantes de cozinhas solidárias do estado

Nesta última quinta-feira (12), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúnem com representantes de cozinhas solidárias no Rio Grande do Norte. O encontro tem como objetivo levantar as demandas dos estabelecimentos cadastrados e habilitados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visando atendimento por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

No encontro, os representantes das cozinhas receberam orientações sobre o preenchimento dos formulários de demandas de produtos, além de ser um momento para sanar as dúvidas sobre o Programa. A reunião também foi uma oportunidade para os técnicos da Companhia ressaltarem a importância desses estabelecimentos como mais um canal de escoamento da produção dos agricultores e agricultoras familiares bem como de atendimento à pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Orientações aos produtores – Como forma de incentivar a produção da agricultura familiar, os técnicos da Companhia também realizaram no último dia 10 reuniões para esclarecer sobre as inscrições de propostas para aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos por meio do PAA. Além dos agricultores e agricultoras potiguares, também estiveram presentes no encontro representantes de instituições estaduais e federais como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Superintendências Federais do Desenvolvimento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SFDA/MDA).

Na oportunidade, os técnicos da estatal orientaram os presentes sobre o envio dos projetos para a compra e distribuição das sementes, que têm inscrições abertas até o próximo dia 20 de junho. Os interessados em participar devem  informar, dentre outros detalhes, as formas de acompanhamento da doação e do plantio do material recebido, bem como anexar as propostas de Compra com Doação Simultânea elaborada pela associação ou cooperativa no sistema PAANet. Este projeto não deve ser transmitido diretamente pelo sistema, mas salvo em arquivo formato “.pan” e anexado no formulário online.

Neste ano, além das organizações apresentarem suas próprias propostas, também poderão atender demandas identificadas pelo MDS e pela Conab, a partir de consultas às Superintendências Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Funai e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela  Conab, além de estados e municípios.

Por meio do Programa, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.

GKC energia full

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp