Troca e devolução após a Black Friday: entenda seus direitos e como solicitar
Comprou na Black Friday mas se arrependeu? O item veio com defeito? Em meio às compras no final do ano, acaba surgindo a dúvida de como proceder em casos de devolução e troca de produtos.
Neste conteúdo, você vai entender quais são os seus direitos enquanto consumidor, quais são as regras para troca e devolução e como evitar prejuízos pós-Black Friday. Confira!
Regras para trocas e devoluções
Antes de tudo, é importante saber que as regras de troca e devolução variam dependendo de onde você fez a compra, em uma loja física ou virtual. Entenda:
Loja físicas
Em lojas físicas, o Código de Defesa do Consumidor garante obrigatoriedade de troca em casos de defeito ou problemas no produto.
O prazo varia de 30 dias para produtos ou serviços não duráveis, exemplo: alimentos e produtos de higiene pessoal, e 90 dias para produtos duráveis, exemplo: eletrodomésticos e eletrônicos.
No entanto, as lojas físicas não são obrigadas por lei a aceitar trocas por arrependimento. Isso se aplica apenas se a compra for feita fora do estabelecimento físico, como na internet ou por telefone.
Mas algumas lojas oferecem essa possibilidade aos consumidores. Por isso é importante conhecer as regras do estabelecimento quando for realizar uma compra.
Lojas virtuais
Ao contrário das lojas físicas, as lojas virtuais permitem a troca por arrependimento. O cliente tem o direito de solicitar a troca ou devolução do produto desde que seja feita em, no máximo, 7 dias corridos após recebimento do produto ou assinatura do contrato. Neste caso, não é necessário justificar o motivo da troca.
Caso o produto apresente algum defeito, o prazo de troca é o mesmo de lojas físicas, 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
Conheça as regras do estabelecimento
Antes de realizar uma troca, confira as regras de troca e devolução da loja, pois alguns pontos podem variar de local para local.
Os estabelecimentos devem informar com clareza todas as informações necessárias para que o cliente possa saber como proceder em casos como esses.
