Alerta: Açude Dourado está com 13% de sua capacidade total e se aproxima do volume morto
Quem acompanhou a última sangria do Açude Dourado, principal reservatório de Currais Novos, pode se assustar com a imagem encontrada no manancial nos dias atuais. A reportagem da Sidy’s TV foi ao local e apurou junto ao Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) que o reservatório está com pouco mais de 13% de sua capacidade atual.
A efeitos de comparação, no mesmo período de 2024, o reservatório estava com cerca de 57% de sua capacidade total. Outro ponto preocupante é a quantidade de lixo e carcaça de peixes no local. Apesar desse cenário, vários pescadores seguem suas atividades no local em canoas nas pescaria com tarrafas.
Nas réguas, a água está alcançando a de número 87. A cota máxima (de sangria) é na metade da régua de número 92. Ou seja: as águas estão entre 4 e 5 metros abaixo da capacidade máxima do manancial (o que equivale a um prédio de aproximadamente 2 andares).
Apesar desse cenário, o que foi visto no início de 2024 era ainda mais preocupante. Naquele ano de sangria, o início do ano era devastador, com o manancial alcançando apenas 1% de água armazenada. As boas chuvas daquele “inverno” garantiram que, em pouco mais de um mês de precipitações, o manancial conseguisse transbordar após quatro anos. Ainda vale a pena sonhar.
Anthony Medeiros
