Lula discursa em Fórum Econômico Internacional no Panamá nesta quarta-feira
O presidenteLuiz Inácio Lula da Silva é convidado de honra e vai discursar na abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe nesta quarta-feira (28), logo após o anfitrião, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino.
O fórum é organizado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), em parceria com o governo do Panamá, e reunirá, até esta quinta (29), empresários e autoridades para discutir os desafios da região — algo como um “Davos latino-
A presença de Lula no evento, inclusive, contrasta com a representação brasileira no esvaziado Fórum de Davos, na Suíça, realizado na semana passada.
Além de Lula, são esperados os presidentes da Bolívia, Rodrigo Paz; do Equador, Daniel Noboa; e do Chile, José Antonio Kast, além dos primeiros-ministros da Jamaica, Andrew Holness, e de Barbados, Mia Mottley. Ao todo, estão inscritos no fórum representantes de 77 países.
Acompanhado de comitiva, o chefe do Executivo brasileiro desembarcou no Panamá nessa segunda (26), a convite de Mulino. Os dois também farão uma reunião bilateral após a sessão de abertura do fórum para tratar, entre outros temas, de oportunidades de comércio e investimentos, cooperação para o desenvolvimento, transição energética e biocombustíveis.
O presidente também deve se reunir com outros líderes sul-americanos para discutir questões importantes, como a atuação dos Estados Unidos na Venezuela.
Expansão comercial
À tarde, Lula ainda visita a Eclusa de Cocolí, no Canal do Panamá. Localizada no lado do Oceano Pacífico, ela foi projetada para acomodar navios grandes, conhecidos como “New Panamax”, e é fundamental para o comércio internacional.
O Brasil é o 15º maior usuário do canal e por lá passam quase sete milhões de toneladas de exportações brasileiras por ano.
Antes de retornar ao Brasil, Lula vai ao palácio presidencial, onde deve participar de reuniões e da assinatura de atos, como o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos com o Panamá, que cria regras para investimentos entre os dois países.
Essa é a primeira viagem oficial internacional de Lula em 2026 e a primeira ao Panamá neste mandato.
Atualmente, o Panamá é o principal parceiro do Brasil na América Central, com fluxo bilateral de comércio que alcançou, em 2025, o valor recorde de US$ 1,6 bilhão — crescimento de 78% em relação ao ano anterior.
Portal R7
Ricardo Stuckert /PR