
Foto: Maurenilson Freire
O Brasil tem 386,5 mil mandados de prisão abertos. A maioria deles, 54 mil, por roubo. O segundo crime com maior número de mandados de prisão em aberto é o tráfico de drogas, com mais de 47 mil. Na sequência, o crime de homicídio com 38,8 mil.
Do total dos 386,5 mil mandados de prisão abertos, 240.352 mil são referentes a crimes e 76.208 mil a questões cíveis, como não pagamento de pensão alimentícia.

Estupro de vulnerável
O g1 teve acesso aos detalhes dos mais de 5 mil mandados de prisão em aberto por estupro de vulnerável e solicitou ao CNJ informações sobre os demais. O órgão, no entanto, informou que não poderia fornecer esses dados.
A análise dos documentos mostra que os mandados por estupro de vulnerável estão abertos há, em média, 3 anos e 10 meses. O mais antigo foi expedido em 2005, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Entre os mandados de prisão expedidos por estupro de vulnerável, 49% são contra pessoas já condenadas em definitivo pelo crime, ou seja, que não podem mais recorrer da sentença.
O percentual deste crime é superior à média geral dos mandados de prisão ativos no país quando se trata de condenações definitivas: 28,1%. Outros 59,1% são de prisões preventivas ou em flagrante.
Com informações de g1