
Durante o horário dos líderes na sessão desta quarta-feira (2) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, os deputados abordaram temas como a recuperação da malha viária do estado, a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o reconhecimento do Coral Santa Rita de Cássia como patrimônio cultural de Santa Cruz.
O deputado Vivaldo Costa (PV) elogiou as ações do Governo do Estado na recuperação de estradas, destacando que mais de 800 quilômetros foram restaurados ou estão em recuperação em diferentes regiões do RN. Ele exige, em especial, a recuperação da estrada do Jardim de Piranhas, que antes estava deteriorada e causou acidentes, e a recapeamento de trechos em Caicó, São João do Sabugi e Ipueira. Além disso, ressaltou que, em parceria com o DNIT, 54 quilômetros de rodovias estão sendo reformadas, e que a governadora Fátima Bezerra deve anunciar em breve o trabalho de recuperação para mais 600 quilômetros de rodovias.
Vivaldo também criticou o que chamou de radicalismo político dentro da Casa, argumentando que há debates de cunho meramente políticos para atacar o governador. Ele afirmou que Fátima Bezerra é “uma gestora séria, trabalhadora e competente”, e que sua trajetória política comprova sua capacidade, sendo reconhecida pelo povo do RN.
O deputado Neilton Diógenes (PP) fez um pronunciamento especial para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta data. Ele destacou que mais de 20 mil famílias no estado convivem com algum parente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e enalteceu o trabalho de diversas instituições que atuam na defesa dos direitos dos autistas, como a AMADA (Campo Grande), Gafa (Portalegre), AFAL (Taboleiro Grande), Amaava (Assu), Abap (Baraúna), Amigos pela Inclusão (Encanto), além de grupos de mães atípicas em diversos municípios.
Neilton ressaltou que, ouvindo essas famílias e instituições, foi possível criar a Lei 11.913 de 2024, que institui o Programa Estadual de Pré-natal e Pós-parto para Gestantes com TEA. Ele também destacou o Portal do Autista, um projeto de lei já aprovado que aguarda sanção do governadora, além de iniciativas para a capacitação de profissionais que atendem pessoas com TEA. O parlamentar reafirmou seu compromisso com a causa, destinando emendas impositivas para associações e prefeituras custeando tratamentos e terapias, bem como promovendo audiências públicas para ampliar o debate.
O deputado Adjuto Dias (MDB) usou seu tempo para convidar a população para uma audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (4), em Caicó, para discutir a recuperação do Estádio Marizão e do Ginásio Nonozão.
Encerrando o cronograma das lideranças, Tomba Farias (PL) destacou o trabalho do Coral Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, reconhecendo sua importância para a cultura e a tradição religiosa da cidade. Ele apresentou um projeto de lei que propõe o reconhecimento do coral como patrimônio cultural do estado, ressaltando que essa instituição centenária tem desempenhado um papel fundamental nas celebrações litúrgicas e festividades da padroeira Santa Rita de Cássia.