Gabinete de Zenaide vira embaixada potiguar na 24° marcha nacional dos gestores e legislativos municipais

Liderando um mandato municipalista, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) dedica esta a semana a receber dezenas de vereadores e vereadoras, além de prefeitos do Rio Grande do Norte, presentes em Brasília para a 24° marcha nacional dos gestores e legislativos municipais.

Além de agradecer a parceria institucional da parlamentar na destinação de recursos federais às prefeituras, por meio de emendas a que ela tem direito legal no Orçamento Geral da União, as lideranças pleitearam apoio da senadora para novas demandas por verba federal para financiar obras e políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, esportes e infraestrutura nas cidades do Rio Grande do Norte.

“Eu sempre digo: é nos municípios onde vivem as pessoas, e o olhar do vereador, da vereadora e do gestor local é fundamental para identificar onde precisa de posto de saúde, de creche, de escola, de reforço na segurança, de quadra de esporte. Esses agentes públicos é que estão no corpo a corpo, no dia a dia da população. O gabinete do nosso mandato no Senado é uma extensão dos bairros e comunidades, e nada mais justo do que se tornar sempre uma embaixada potiguar nas marchas dos gestores e legislativos municipais”, afirmou Zenaide.

A senadora também apontou a importância de o Senado Federal avaliar com lupa os impactos nos municípios antes de tomar decisões e aprovar leis. Ela ainda ressaltou a necessidade da bancadas federal de cada Estado representar, junto ao por vezes distante poder central em Brasília, demandas locais onde vereadores e prefeitos estão presentes. Para ela, é preciso cuidado nas votações para não afetar negativamente a vida da população nas cidades.

“Defender os municípios não é só colocar emendas parlamentares, não é só esse o nosso papel. O Brasil, quando aprova via Congresso ou governo uma renúncia fiscal para setores privilegiados do capital, está abrindo mão de recursos públicos que seriam arrecadados via impostos devidos e depois investidos na saúde, na educação e na segurança públicas, por exemplo”, alertou ela.

Zenaide ainda destacou os resultados exitosos do legislativo do Rio Grande do Norte para maior participação de mulheres na política local. Ela apresentou no plenário do Senado, por exemplo, as vereadoras mulheres de São Gonçalo do Amarante, quarta maior cidade do Estado e que compõem mais de 40% da Câmara do município.

Conforme a senadora, o papel da mulher na política precisa crescer nos municípios para crescer nos cargos eletivos e em todos os poderes públicos. “Essa possibilidade do crescimento da presença feminina no parlamento passa pela vereança. É um trabalho que exige responsabilidade, compromisso e espírito público. São nossos colegas e eu quero exaltar que eles estão unidos para ver isso”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

logo-blog

2024 – Todos os Direitos Reservados – Geraldo Carneiro