
A 8ª edição da Maratona Internacional do Natal 2025 está prestes a movimentar a capital potiguar com um novo e deslumbrante trajeto. Considerado o maior evento esportivo geográfico do Rio Grande do Norte, a maratona deste ano terá sua largada na Praia do Forte e seguirá por toda a Via Costeira, oferecendo aos atletas uma vista privilegiada do litoral natalense.
Percurso da Maratona de Natal 2025 trará paisagens e menor impacto urbano

Foto: Divulgação
O novo percurso inclui, além da orla da cidade, trechos pela Avenida Engenheiro Roberto Freire e se estende até a altura de Parnamirim, pela BR-101, retornando ao ponto de partida na Praia do Forte. Segundo o diretor técnico do evento, Fabiano Faria, o novo trajeto foi pensado para proporcionar conforto aos participantes e minimizar os impactos no trânsito urbano.
“O novo trajeto trará um conforto aos corredores, que terão o mar como paisagem, além de impactar muito menos a mobilidade urbana da cidade durante a prova”, destacou Faria.
Provas para todos os níveis e premiação em dinheiro

Foto: Divulgação
Além da tradicional maratona de 42 km, o evento também contará com provas de 5 km, 10 km e 21 km, ideais para iniciantes ou atletas que queiram se desafiar em outras distâncias. As premiações em dinheiro variam de R$ 300 a R$ 2.500 e serão distribuídas entre os primeiros colocados (masculino e feminino) de cada categoria.
Premiação por modalidade:
- 5 km e 10 km: 1º ao 3º lugar
- 21 km: 1º ao 3º lugar
- 42 km: 1º ao 5º lugar
Estrutura completa e atrações culturais
A Maratona Internacional do Natal 2025 vai muito além da corrida. Está sendo preparada uma ampla estrutura para receber tanto os atletas quanto o público em geral, com estacionamento gratuito, shows com bandas locais e atrações culturais de outros estados.
“A maratona é um evento que impacta diretamente a economia de Natal, fortalecendo o turismo e a nossa cultura”, afirmou Liz Britto, diretora técnica da maratona.
Prova oficial e válida para ranking nacional
Homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Maratona Internacional do Natal segue o Regulamento Geral de Provas de Rua da CBAt e a regra 240 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), sendo válida para pontuação no ranking brasileiro. Isso garante aos participantes a oportunidade de alcançar índices oficiais em um dos percursos mais desafiadores e belos do país.
fonte: Gláucia Lima