

Representando mais de 40% da composição da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, as vereadoras do município foram apresentadas pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), dentro do plenário do Senado Federal nesta terça-feira (22), como exemplo nacional bem-sucedido de participação feminina na política.
“Registro a presença no Congresso Nacional das vereadoras de São Gonçalo do Amarante, que são mais de 40% da Câmara municipal, mostrando como, com o mínimo de 30% de candidaturas femininas por partido político e com o financiamento eleitoral paritário obrigatório desses 30% em relação às candidaturas masculinas, garantidos hoje pelo nosso sistema eleitoral, nós temos uma grande representatividade feminina”, afirmou Zenaide.
A senadora anunciou a presença de Kallynne, Márcia Oliveira, Mirtes Siqueira, Valleska Lisboa, Elaine Xavier, Maria Delma Araújo, Maria Erivalda Abreu e Joyce de Lima Santos, além da deputada estadual Terezinha Maia. Como Procuradora Especial da Mulher no Senado, a parlamentar potiguar também destacou que o trabalho para promover a equidade de gênero nos cargos públicos e nos partidos políticos tem nascedouro estratégico no exercício da vereança, perto das necessidades das pessoas nos bairros e comunidades.
“Fiz questão de trazê-las para mostrar que é possível, sim, a gente ter e fazer crescer a representatividade feminina nos municípios do nosso país. A gente não está aqui querendo que os homens não tenham representatividade, mas está mostrando que é possível, sim, a gente aumentar as candidaturas femininas, por exemplo – 40%, viu, gente? E temos uma das vereadoras que já está eleita, para o próximo biênio, presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, nosso quarto maior município”, complementou Zenaide.
As sete vereadoras das Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante estão em Brasília (DF), representando esta Casa Legislativa, durante a XXIV Marcha dos Legislativos Municipais, evento que foi iniciado nesta terça-feira, 22, e segue até o dia 25 de abril.
O evento, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), tem como objetivo fortalecer o poder legislativo local, promover a troca de experiências entre parlamentares de todo o país e defender o municipalismo como eixo central do desenvolvimento nacional.
O tema da edição deste ano é “A Transformação das Cidades Passa Pelas Câmaras Municipais”, e abordará pautas relacionadas ao papel da mulher na política, comunicação no exercício do mandato, reforma tributária, inteligência artificial, políticas públicas municipais, inclusão, sustentabilidade, entre outros temas atuais que impactam diretamente a gestão pública nos municípios.