refis prefeitura
Notícia
22 jun

Roubos a estabelecimentos comerciais têm redução de 24,5% no RN

Roubos a estabelecimentos comerciais têm redução de 24,5% no RN

Os assaltos a estabelecimentos comerciais continuam em queda no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 24,5% em todo o estado.

Em números absolutos, foram contabilizadas 233 ocorrências nos cinco primeiros meses do ano passado, contra 176 crimes registrados de janeiro a maio deste ano, ou seja, 57 crimes a menos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Para o titular da SESED, coronel Francisco Araújo, o resultado é atribuído à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de inteligência policial, investigação compartilhada e à integração entre as forças de segurança que atuam no Estado. “A realização de operações estratégicas e o reforço em áreas com maior incidência também têm contribuído para a redução dos delitos”, destacou o secretário.

Diario do RN

Clique no banner

Notícia
22 jun

Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama avançado

Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama avançado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de câncer de mama em pacientes adultos previamente submetidos à terapia endócrina.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22/6) e autoriza o uso do medicamento desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda. como monoterapia.

Para quais casos o medicamento é indicado
O Inluriyo® é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado, quando o tumor não pode ser removido por cirurgia, ou metastático, quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

O tratamento é voltado para tumores do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+), HER2-negativo (HER2-) e com mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m), características que influenciam diretamente na escolha terapêutica.

Medicamento é de uso oral e monoterapia
Segundo a Anvisa, o medicamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia, ou seja, sem associação obrigatória com outros fármacos no esquema inicial de tratamento.

A aprovação amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que já receberam tratamento hormonal anteriormente.

Câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres no país.

Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos, o que representa cerca de 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil.

A Anvisa é responsável pela regulação e registro de medicamentos no país, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos disponibilizados à população.

Gov

Clique no banner

Campo Forte
Notícia
22 jun

Anvisa revoga parte da suspensão e libera produtos da Ypê fabricados em 2026; veja quais

Anvisa revoga parte da suspensão e libera produtos da Ypê fabricados em 2026; veja quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu o alcance da suspensão aplicada a produtos da marca Ypê e passou a restringir a medida apenas a determinados lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados em períodos específicos. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

De acordo com a Anvisa, a mudança foi baseada na análise de novos documentos e resultados de testes laboratoriais apresentados pela Química Amparo, fabricante da marca Ypê.

Com a nova decisão, os produtos fabricados em 2026 que apresentaram resultados considerados satisfatórios foram liberados para comercialização. Permanecem suspensos apenas os lotes identificados durante a investigação conduzida pela agência.

Segundo a Anvisa, continuam proibidos para comercialização, distribuição e uso os detergentes lava-louças Ypê e os desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025. No caso dos lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a restrição abrange os lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.

A suspensão original foi determinada após uma inspeção conjunta realizada pela Anvisa, pelo governo do estado de São Paulo e pela prefeitura de Amparo (SP), município onde está localizada a fábrica da Química Amparo.

Conforme as resoluções publicadas nesta segunda-feira, os testes realizados nos produtos fabricados entre janeiro e fevereiro de 2026 apresentaram resultados satisfatórios no caso dos detergentes e desinfetantes, o que levou à liberação desses itens. Já a manutenção da restrição para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê até março de 2026 está relacionada às medidas previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado pela fabricante.

Produtos que seguem sob restrição

Continuam sujeitos à suspensão:

  • Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
  • Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
  • Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.

No caso dos lava-roupas, a medida também prevê o recolhimento voluntário dos produtos abrangidos pela decisão.

A Anvisa orienta os consumidores a verificarem o número do lote impresso nas embalagens. Os produtos fabricados em 2026 que não se enquadram nas restrições podem continuar sendo comercializados normalmente, enquanto os lotes ainda abrangidos pela medida permanecem proibidos até nova manifestação da agência.

Com informações de Tribuna do Norte

Clique no banner

Notícia
22 jun

Saiba quem são os 12 pré-candidatos à Presidência da República nas eleições 2026

Saiba quem são os 12 pré-candidatos à Presidência da República nas eleições 2026

Com a aproximação das eleições presidenciais, partidos e lideranças políticas começam a consolidar seus projetos para a disputa pelo Palácio do Planalto. Atualmente, há 12 pré-candidatos apontados pelos partidos e outro que busca sua candidatura em uma disputa em sua legenda. Contudo, os nomes que vão de fato disputar o comando do País só serão oficializados após as convenções partidárias, que se iniciam em 20 de julho. O prazo de registro de candidaturas vai até 15 de agosto, véspera do início da campanha eleitoral.

A seguir, confira quem são os cotados pelos partidos para a disputa à Presidência da República, suas trajetórias políticas, formação e histórico na vida pública.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é pré-candidato à reeleição em 2026 pelo PT. Nascido em Garanhuns (PE), migrou com sua família para São Paulo ainda na infância. Na cidade, tornou-se metalúrgico e líder sindical, tendo papel central nas greves de 1978 a 1980 no ABC paulista.

Lula foi uma das principais figuras na criação do PT durante a redemocratização, mantendo-se na sigla até o momento. Após perder as eleições de 1989, 1994 e 1998, foi eleito presidente da República e governou o País de 2003 a 2010. Novamente eleito em 2022, exerce seu terceiro mandato no Executivo até o final de 2026.

Em 2018, no âmbito da operação Lava-Jato, o atual presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Chegou a ficar preso por 580 dias O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, em 2021, todas as condenações de Lula por considerar parcialidade no processo, permitindo que ele voltasse à vida pública, fosse eleito e, agora, concorresse a um quarto mandato.

Flávio Bolsonaro (PL)

Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro é atualmente senador da República pelo Rio de Janeiro. O Partido Liberal (PL), sigla do político, o escolheu como pré-candidato após o pai se tornar inelegível pela condenação do golpe de 8 de janeiro e indicar o nome do filho.

Flávio foi deputado estadual do Rio de 2003 a 2019, sendo eleito 4 vezes para o cargo. Em 2014, foi o terceiro deputado estadual mais votado, com 160.359 votos. Já em 2018, Flávio foi eleito para o Senado com 4.380.418 votos, o equivalente a 31,36% dos votos válidos.

Flávio perdeu alguns pontos nas últimas pesquisas após ter áudios vazados expondo sua negociação de R$ 134 milhões com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Augusto Cury (Avante)

Augusto Jorge Cury é psiquiatra, professor e escritor, conhecido principalmente por seus livros de autoajuda e o romance O Vendedor de Sonhos, best-seller que chegou a ser adaptado ao cinema.

Nascido em Colina (SP), ele lançou sua pré-candidatura pelo Avante no começo de 2026, com discurso antipolarização, embora afirmando dialogar com políticos de centro e centro-direita, como Gilberto Kassab, Michel Temer e Aécio Neves.

Cabo Daciolo (Mobiliza)

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, é um bombeiro militar da reserva, pastor evangélico e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Daciolo concorreu a deputado pela primeira vez em 2006, não tendo sido eleito. Em 2008, também perdeu a disputa para vereador da cidade do Rio. Sua única vitória eleitoral foi em 2014, para uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Durante seu mandato, de 2015 a 2019, Daciolo foi expulso do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e trocou de filiação 6 vezes.

Daciolo ficou nacionalmente conhecido em 2018 por ter sido candidato à presidência, obtendo 1.348.323 votos (1,26%). Em 2022, concorreu a senador pelo PDT no Rio de Janeiro, obtendo 3,49% dos votos.

Edmilson Costa (PCB)

O atual Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Edmilson Silva Costa, é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do curso de Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Membro do partido desde 1970, foi candidato à prefeitura de São Paulo em 2008, obtendo 4.300 (0,07%) votos. Nas eleições de 2010, foi candidato à Vice-Presidência do Brasil na chapa de Ivan Pinheiro. Os dois conquistaram 39.136 (0,04%) votos.

Hertz Dias (PSTU)

Hertz da Conceição Dias é professor na rede pública estadual e municipal do Maranhão, também atuando na música como rapper e militante do Movimento Negro.

Em 2022, ele concorreu ao governo do Maranhão pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e obteve 5.191 (0,15%) votos. Neste ano sai como pré-candidato à presidência pelo mesmo partido.

Renan Santos (Missão)

Renan Antônio Ferreira dos Santos é conhecido por ser um dos fundadores e coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), sendo uma figura relevante nos protestos que derrubaram a ex-presidente Dilma Rousseff em 2014. Ele atua como guitarrista em uma banda de rock e faz lives diárias em seus canais nas redes discutindo política brasileira e internacional.

Renan é um dos seus principais articuladores, responsável pela sua criação em 2025 e primeiro presidente da Missão, partido com origem no MBL. Essa será a primeira vez que o ativista irá concorrer a um cargo eletivo. No espectro político, ele afirma se opor tanto ao bolsonarismo quanto ao petismo. Entre apoiadores, como mostrou o Estadão, ganhou o apelido de “Javier Milei brasileiro”, comparação que vai além do cabelo bagunçado e dos shows de rock, mas pelo estilo intempestivo, com ideias disruptivas.

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema Neto é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exerceu a função de presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, fundado pelo seu bisavô, de 1990 a 2016.

Ele concorreu a um cargo político pela primeira vez em 2018, se candidatando ao governo de Minas Gerais, ganhando o pleito com 71,8% de votos válidos no segundo turno. Quatro anos depois, foi reeleito para o mesmo cargo, já no primeiro turno, com 56,18%. Ele deixou o cargo em abril de 2026 para disputar a presidência da República.

Em âmbito nacional, Zema se alinha ao bolsonarismo e repudia o PT. Apesar da proximidade com Jair Bolsonaro, passou a criticar Flávio Bolsonaro após a revelação de áudios do senador com Daniel Vorcaro. Apesar disso, tem enfatizado que os nomes da direita estarão juntos em um segundo turno.

Ronaldo Caiado (PSD)

Ronaldo Ramos Caiado exerceu o cargo de deputado federal por Goiás em cinco mandatos, de 1991 a 1995 e de 1999 a 2015. Tornou-se senador pelo mesmo Estado de 2015 até 2019.

Ronaldo Caiado foi eleito governador de Goiás em 2018, com 59,73% do votos válidos no primeiro turno. Em 2022, foi reeleito com 51,81% dos votos, também no primeiro turno.

Em 2026, disputará sua segunda eleição para presidente. Ele também concorreu ao Palácio do Planalto em 1989, obtendo menos de 1% dos votos e ficando fora do segundo turno, disputado entre Fernando Collor (o vencedor) e Lula.

Caiado é membro de uma das mais poderosas famílias do agronegócio no Estado, com patrimônio declarado de R$ 24.874 436,19. Durante sua vida política, ele defendeu pautas alinhadas ao setor e se manteve próximo do conservadorismo.

Rui Costa Pimenta (PCO)

Rui Costa Pimenta é jornalista e presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), se identificando como comunista e trotskista. Ele é neto do também político João da Costa Pimenta

Rui foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e acabou sendo expulso da sigla em 1995 por divergências políticas, criando no mesmo ano o PCO. Já foi candidato à presidência em 2002, 2010 e 2014.

Samara Martins (UP)

Samara Martins Silva é uma dentista atuante no Sistema Único de Saúde (SUS) e ativista dos movimentos sociais Movimento de Mulheres Olga Benário e a Frente Negra Revolucionária.

Durante seu período na universidade, foi diretora de mulheres na União Nacional dos Estudantes (UNE). Samara foi candidata à vice-presidência da República em 2022 na chapa de Leonardo Péricles, pela Unidade Popular (UP).

Joaquim Barbosa (DC)

Anunciado pelo Democracia Cristã (DC) como pré-candidato à presidência da república, Joaquim Barbosa não tem feito muitas manifestações diretas sobre a candidatura, mas levantou a possibilidade pelas redes sociais. Seu nome está envolvido em um imbróglio judicial dentro do partido após a destituição de Aldo Rebelo (DC) como pré-candidato.

Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e construiu carreira no Ministério Público Federal, onde atuou de 1984 até 2003. Naquele ano, foi nomeado pelo então presidente Lula (PT) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Enquanto ocupava o cargo, ganhou notoriedade ao ser relator do processo do mensalão, sendo responsável pela condenação de políticos, empresários e dirigentes partidários acusados de participação no esquema. Barbosa se aposentou em 2014, deixando o Tribunal.

Aldo Rebelo (DC*)

Além de Joaquim Barbosa, Aldo Rebelo ainda tenta se viabilizar pelo DC. Contudo, não tem apoio do comando da legenda. Ele chegou a ser expulso do partido, mas conseguiu na Justiça sua reintegração, que ainda será discutida nos tribunais. Aldo foi deputado federal por São Paulo de 1991 até 2015, exercendo cinco mandatos no cargo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi presidente da Câmara entre 2005 e 2007 e, durante os governos Lula e Dilma, foi ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais.

*Sem apoio oficial da legenda.

Estadão Conteúdo

Clique no banner

Notícia
22 jun

Currais Novos recebe Governadora Fátima Bezerra durante agenda de obras e investimentos no Seridó

Currais Novos recebe Governadora Fátima Bezerra durante agenda de obras e investimentos no Seridó

A governadora Fátima Bezerra estará no Seridó nos dias 23 e 24 de junho, cumprindo uma extensa agenda administrativa em Currais Novos, Caicó, Lagoa Nova, Jucurutu e São Rafael. Entre os compromissos estão a inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, visitas a obras habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e a entrega de importantes trechos rodoviários recuperados pelo Governo do Estado.

Em Caicó, a governadora visitará reformas em escolas estaduais, acompanhará as obras da Ilha de Sant’Ana, entregará os serviços de recuperação do acesso rodoviário ao Distrito de Palma e inspecionará um empreendimento habitacional. No dia 24, a agenda inclui a entrega da recuperação da RN-041, entre Currais Novos e Lagoa Nova, visita às obras da RN-087, inauguração da Central do Cidadão de Jucurutu e a entrega das obras de recuperação da RN-118, em São Rafael, reforçando os investimentos em infraestrutura, educação, saúde e mobilidade na região do Seridó.

Clique no banner

WhatsApp