refis prefeitura
Notícia
26 jun

Emprego público cai no RN, e setor privado amplia contratações, diz IBGE

Emprego público cai no RN, e setor privado amplia contratações, diz IBGE

Foto: José Aldenir

O setor privado ampliou sua participação no mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte em 2024 e passou a concentrar mais de dois terços dos empregados com carteira assinada no Estado. Levantamento divulgado nesta quinta-feira 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as entidades empresariais empregavam 460.096 trabalhadores, alta de 6,2% em relação a 2023, respondendo por 68,1% do total de assalariados potiguares.

No sentido oposto, a administração pública reduziu seu quadro de pessoal. O número de empregados caiu 5,4% em um ano, para 189.017 trabalhadores, equivalentes a 28% do pessoal ocupado assalariado. As entidades sem fins lucrativos também avançaram, com crescimento de 3,5%, chegando a 26.090 empregados, ou 3,9% do total.

Os dados fazem parte das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2024. Segundo o IBGE, o Rio Grande do Norte encerrou o ano com 675.203 trabalhadores assalariados e outros 136.308 sócios e proprietários distribuídos em 126.558 unidades locais dos setores público, privado e terceiro setor.

O levantamento mostra ainda que o ambiente empresarial permanece predominante no Estado. As entidades empresariais representam 86,4% das unidades locais existentes no Rio Grande do Norte, enquanto as organizações sem fins lucrativos correspondem a 12,1% e a administração pública, a 1,4%.

Embora tenha reduzido o número de empregados, o setor público continuou oferecendo as maiores remunerações. Em 2024, o salário médio mensal da administração pública no Rio Grande do Norte foi de R$ 5.115,66, cerca de duas vezes superior ao pago, em média, pelos demais setores. O valor também colocou o Estado na liderança do Nordeste entre as administrações públicas com maior remuneração média.

Ao longo do ano, as unidades locais instaladas no Rio Grande do Norte desembolsaram R$ 28,5 bilhões em salários e outras remunerações, montante 5,4% superior ao registrado em 2023. No recorte por atividade econômica, o comércio manteve a liderança em número de estabelecimentos. O segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas somava 41.028 unidades locais, equivalente a 32,4% do total existente no Estado.

Entre os setores que mais cresceram, destaque para outras atividades de serviços, que registraram expansão de 20% e alcançaram 11.757 empresas. Em seguida aparecem saúde humana e serviços sociais, com crescimento de 15,4% e 9.277 unidades, e informação e comunicação, que avançou 13,2%, chegando a 2.951 estabelecimentos.

A educação foi a única atividade econômica a registrar retração. O número de unidades caiu 10,4% em relação ao ano anterior, passando para 4.920 estabelecimentos. Na comparação dos salários médios por atividade, o segmento de eletricidade e gás permaneceu na liderança, com remuneração média de R$ 7.451,88 por mês, apesar da queda de 1,3% frente a 2023. O setor reunia 762 unidades locais e empregava 1.559 trabalhadores.

As indústrias extrativas ocuparam a segunda posição no ranking salarial, pagando, em média, R$ 5.706,54, alta de 9,4% em um ano. O segmento contava com 676 empresas e empregava 9.879 pessoas. Em terceiro lugar ficou a educação, com remuneração média de R$ 5.108,92, mesmo após redução de 2,1% em relação ao ano anterior. O setor reunia 36.667 trabalhadores.

Na outra ponta, artes, cultura, esporte e recreação apresentou o menor rendimento médio do Estado. As 2.461 unidades locais da atividade empregavam 3.345 trabalhadores, com salário médio mensal de R$ 1.697,02. Os dados reforçam uma mudança na composição do emprego formal no Rio Grande do Norte, marcada pelo avanço da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que evidenciam diferenças relevantes de remuneração entre os setores da economia e entre as atividades produtivas.

Agora RN

Clique no banner

Notícia
26 jun

Moto é furtada no Centro de Cerro Corá; proprietário pede ajuda da população para localizar veículo

Moto é furtada no Centro de Cerro Corá; proprietário pede ajuda da população para localizar veículo

Uma motocicleta Honda Pop 110i 2025, de cor branca com banco vermelho, foi furtada na noite da última quinta-feira (25), no Centro de Cerro Corá, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com as informações divulgadas pelo proprietário, a moto possui placa RQD4I31. Após o furto, um apelo foi feito para que a população ajude na localização do veículo.

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro da motocicleta deve entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar, por meio do telefone 190.

As informações podem ser repassadas de forma segura e poderão contribuir para a recuperação do veículo e identificação dos responsáveis pelo crime.


A orientação é que a população compartilhe o alerta para ampliar as chances de localizar a motocicleta.

Clique no banner

Notícia
26 jun

13º BPM registra acidente de trânsito, furto de motocicleta e caso de violência doméstica nas últimas 24 horas

13º BPM registra acidente de trânsito, furto de motocicleta e caso de violência doméstica nas últimas 24 horas

O 13º Batalhão de Polícia Militar divulgou, nesta sexta-feira (26), o balanço das ocorrências registradas entre os dias 25 e 26 de junho de 2026 nos municípios que integram sua área de atuação.

Em Currais Novos, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito. Também foram realizadas duas visitas de apoio a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, dentro das ações de acompanhamento e proteção às vítimas.

Na área da 2ª Companhia, o município de Florânia registrou uma ocorrência de apoio. Já em São Vicente, foram realizadas sete visitas de apoio a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Em Tenente Laurentino Cruz, foi registrada uma ocorrência de violência doméstica na modalidade perseguição (stalking). O município de Acari não registrou ocorrências no período.

Na área da 3ª Companhia, Cerro Corá registrou um furto de veículo, sendo uma motocicleta. Os municípios de Lagoa Nova e Bodó não tiveram ocorrências registradas.

A Polícia Militar segue reforçando o patrulhamento ostensivo e orienta a população a acionar o telefone 190 em casos de emergência ou para comunicar qualquer situação suspeita.

Clique no banner

Lojão do Real
Notícia
26 jun

25ª Cavalgada de Sant’Ana deve reunir até mil cavaleiros e amazonas em Currais Novos

25ª Cavalgada de Sant’Ana deve reunir até mil cavaleiros e amazonas em Currais Novos

A 25ª edição da Cavalgada de Sant’Ana será realizada na próxima sexta-feira, 10 de julho, em Currais Novos, reunindo a tradição sertaneja, a fé e a cultura nordestina. A expectativa da organização é de um público entre 800 e 1.000 cavaleiros e amazonas, vindos de Currais Novos e de diversos municípios da região.

Em entrevista, o coordenador da Cavalgada e secretário municipal de Agricultura, Pepeu, destacou que toda a estrutura do evento está sendo preparada para receber os participantes com conforto e segurança. A concentração terá início às 14h, no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo, mesmo local de onde sairá a cavalgada às 16h e para onde os participantes retornarão ao final do percurso.

Segundo Pepeu, o trajeto será o mesmo das edições anteriores, mantendo um percurso já conhecido pelos cavaleiros e amazonas. Antes da saída, a organização oferecerá um caldo e frutas para os participantes que desejarem fazer um lanche antes do início da cavalgada.

Após o retorno ao Parque de Exposições, a programação seguirá com muita animação. A festa contará com quatro atrações musicais: Willy Vaqueiro, Edyr Vaqueiro, Banda Sistema e Neném Pessoa, garantindo o encerramento da 25ª Cavalgada de Sant’Ana em clima de confraternização.

A Cavalgada integra a programação oficial da Festa de Sant’Ana 2026 e é considerada um dos eventos mais tradicionais dos festejos, preservando a cultura, fortalecendo as tradições do homem do campo e reunindo participantes de toda a região do Seridó.

Clique no banner

Notícia
26 jun

Vereador do PT é preso em operação contra Primeiro Comando da Capital

Vereador do PT é preso em operação contra Primeiro Comando da Capital

Foto: Reprodução

O vereador da cidade de São Paulo Senival Moura, do PT, foi preso na quinta-feira (25) durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma empresa de transporte público.

A ação faz parte da Operação Última Parada, que também tem como alvo integrantes da facção criminosa e dirigentes da concessionária Transunião.

Ao todo, a Justiça expediu cinco mandados de prisão e 104 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades de São Paulo, na Grande São Paulo, no interior do estado e em Extrema (MG). Entre os presos estão o vereador e o presidente da empresa, Lourival de França Monário.

As investigações tiveram início após o assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da concessionária, em 2020. A partir desse caso, equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) identificaram indícios de possível influência do PCC na administração da empresa.

Segundo os investigadores, teria sido identificado um núcleo paralelo dentro da concessionária, responsável por decisões estratégicas e movimentações financeiras. Também há suspeitas de irregularidades na evolução do capital social da Transunião, que teria passado de pouco mais de R$ 100 mil para mais de R$ 50 milhões, sem comprovação clara da origem dos recursos.

Em 2025, a empresa recebeu mais de R$ 300 milhões do sistema municipal de transporte coletivo. Para os investigadores, parte dessa estrutura pode ter sido usada para dar aparência de legalidade a recursos ligados ao crime organizado.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 194 milhões em contas bancárias, além da indisponibilidade de veículos, imóveis e embarcações ligados aos investigados. Também foi determinado o afastamento da diretoria da concessionária e a comunicação à Prefeitura de São Paulo para possível intervenção no serviço de transporte.

A Operação Última Parada mobilizou cerca de 350 policiais civis, além de promotores do Gaeco e equipes especializadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise da movimentação financeira do grupo.

Tribuna do Norte

Clique no banner

WhatsApp