Taveira Júnior cita projetos de proteção ao autista tornados leis no RN

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído em 2 de abril, o deputado Taveira Júnior (União) citou dois projetos de sua autoria, recentemente sancionados pelo governo, voltados para o tema. O deputado citou os projetos nesta quarta-feira (2), na sessão plenária da Assembleia Legislativa. 

“Este é um tema que exige sensibilidade, empatia e ação efetiva e gostaria de relembrar os projetos de minha autoria. Um deles é o Selo Escola Amiga do Autista”, disse Taveira.

Este projeto reconhece as instituições de ensino público e privado que adotam práticas efetivas de inclusão. Para receber este selo, a instituição precisa oferecer suporte pedagógico adequado, capacitar seus professores e acolher as famílias.

Precisam também criar um espaço sensorial para os alunos, como por exemplo, as salas do silêncio. “Mais do que um certificado, este selo é um símbolo do respeito e empatia às diferenças”, disse o parlamentar.

Outro de sua autoria, tornado lei, é o que cria a Política Estadual de Estímulo ao Turismo Acessível e Inclusivo, para pessoas com transtorno do autismo. “Ele visa garantir que o turismo também seja um espaço de inclusão, propõe adaptação de atrações turísticas, capacitação de profissionais e campanhas de conscientização voltadas para oferecer campanhas seguras, respeitosas e positivas para as pessoas com autismo e família.

“Lazer também é um direito e deve ser acessível a todos. Essas leis são mais do que uma proposta legislativa, são expressões do nosso compromisso com uma sociedade mais justa e sobretudo mais humana”, encerrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

logo-blog

2024 – Todos os Direitos Reservados – Geraldo Carneiro