Hoje o Prefeito Lucas, o Deputado Estadual Francisco do PT e o ex-prefeito Odon estiveram juntos no Gabinete Civil em Natal e por vídeo a Governadora Fátima Bezerra confirmou uma boa notícia para a Segurança Pública de Currais Novos e Região, é a abertura agora em Março dos Plantões da Delegacia Regional da Polícia Civil, atendendo uma solicitação da população. O Governo do Estado já implantou na Gestão da Professora Fátima o 13° Batalhão de Polícia Militar, a Unidade do Corpo de Bombeiros, a Patrulha Maria da Penha e mais de 10 veículos novos para as forças de segurança em Currais Novos. Essa conquista dos plantões vem para confirmar e atestar o Governo que mais fez pela Segurança Pública do RN, do Seridó e de Currais Novos.
O Prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, participou na manhã desta terça-feira (25) da entrega de viaturas para a polícia militar do Rio Grande do Norte realizada pelo Governo do Estado. O 13º Batalhão de Polícia Militar de Currais Novos recebeu uma nova viatura que irá reforçar a segurança da cidade.
O Deputado Estadual Francisco do PT, o ex-Prefeito Odon Jr, e os vereadores João Gustavo (Presidente da Câmara Municipal) e Mattson Ranier, também prestigiaram a solenidade
O Governo do Estado realizou na manhã desta terça-feira (25) a entrega de viaturas para a polícia militar do Rio Grande do Norte. O 13º Batalhão de Polícia Militar de Currais Novos recebeu uma nova viatura que irá reforçar a segurança da cidade.
O Prefeito Lucas Galvão participou da solenidade de entrega, que aconteceu na Escola de Governo (Centro Administrativo), e afirmou que “essa conquista representa um importante reforço para a segurança da nossa cidade, garantindo melhores condições de trabalho para nossas forças policiais e mais tranquilidade para a população”.
A nova viatura vai permitir que a Polícia Militar responda de forma mais eficaz às demandas da comunidade.
Nesta terça-feira (25), o vereador João Paulo Wyclif dos Santos Araújo apresentou a Indicação Nº 040/2025 na Câmara Municipal de Currais Novos, solicitando ao prefeito Lucas Galvão e à coordenadora da 4ª CIRETRAN/RN, Sheila Suerda de Medeiros Souza, a substituição dos semáforos localizados na Avenida Dr. Silvio Bezerra de Melo, próximos à Sidys TV e ao Cemitério de Sant’Ana.
De acordo com o vereador, os equipamentos atuais apresentam falhas frequentes, comprometendo a segurança de pedestres e motoristas. A medida visa melhorar a fluidez do trânsito e garantir maior proteção à população.
Na ocasião, João Paulo acompanhou de perto os trabalhos realizados junto ao prefeito Lucas Galvão, reforçando seu compromisso com a mobilidade urbana e a segurança viária em Currais Novos.
O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou na manhã desta terça-feira (25) sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista concedida a uma rádio no município de São José de Mipibu.
Segundo Álvaro, até então ele avaliava a possibilidade de disputar uma vaga no Senado, mas decidiu concorrer ao cargo de governador após ouvir apelos da população. “Diante dos apelos que venho recebendo das pessoas que aprovaram a nossa gestão em Natal e da insatisfação com o atual governo do estado, que tem deixado muito a desejar, coloco o meu nome à disposição como pré-candidato a governador”, afirmou.
O ex-prefeito destacou que pretende aplicar no estado a mesma estratégia de gestão que, segundo ele, transformou Natal. “Quero fazer pelo Rio Grande do Norte o que tive a oportunidade de fazer por Natal. A cidade mudou, se desenvolveu, cresceu e hoje vive o seu melhor momento. Foram muitas obras e investimentos que fizeram Natal crescer. Vou aceitar o desafio e estou anunciando pela primeira vez a minha decisão: serei pré-candidato a governador.”
Com essa declaração, Álvaro Dias entra oficialmente na corrida eleitoral de 2026, prometendo uma campanha focada no desenvolvimento e na gestão eficiente do estado.
Atual vice-governador do RN, Walter Alves afirmou que não vai concorrer a cargo eletivo nas eleições do ano que vem. A informação foi confirmada por ele a jornalista Virgínia Coelli, da Jovem Pan News Natal.
De acordo com ela, Walter confirmou que vai assumir, sim, o governo do Estado a partir de abril do ano que vem com a renúncia da governadora Fátima Bezerra para disputar as eleições de 2026.
A ideia dele, em resposta a jornalista, é fortalecer o MDB ano que vem. Walter também ressaltou que Garibaldi Filho, seu pai, não será candidato no pleito do ano que vem.
Contudo, reforçou que a legenda vai ter candidatos a deputado estadual para fortalecer a bancada no legislativo potiguar.
O caso de Walter assumir o governo e não renunciar impede a possibilidade de se realizar uma eleição indireta eleição indireta para definir quem ficará à frente do Executivo estadual até o final do atual mandato.
O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou essa decisão ao analisar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) do então procurador-Geral da República, Augusto Aras, questionando um artigo da Constituição Estadual.
De acordo com a Corte, é indispensável a realização de eleições diretas ou indiretas no processo de escolha do chefe do Executivo local no caso de dupla vacância no último biênio do mandato. A decisão aconteceu em sessão virtual ocorrida na sexta-feira (21) referente à ADIn 7085.
Na 6ª sessão da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira, o vereador João Paulo votou favoravelmente ao Projeto de Lei 007/2025, que concede um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores. A medida foi aprovada por unanimidade e representa uma importante conquista para a valorização da educação no município.
Para João Paulo, essa aprovação simboliza um avanço significativo no reconhecimento da dedicação dos professores. “A educação é a base do nosso futuro, e os professores são os pilares dessa construção. Eles merecem ser valorizados pelo compromisso diário com a formação de cidadãos conscientes e preparados para a sociedade”, afirmou o vereador.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho dos educadores e destacou que continuará lutando por políticas que garantam salários dignos e melhores condições para o exercício da profissão. “A aprovação deste projeto é um gesto de respeito e gratidão aos nossos educadores, que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu João Paulo.
Com a aprovação do reajuste, a expectativa é de que o impacto positivo se reflita na qualidade do ensino, fortalecendo o sistema educacional e beneficiando alunos e professores.
Os advogados do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Alexandre de Moraes seja declarado suspeito para julgar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da Justiça (PGR) sobre uma trama golpista atuante no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro, Braga Netto e outras 32 pessoas foram denunciadas na semana passada por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.
Segundo a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, por exemplo, Braga Netto teria fornecido dinheiro para a execução do plano de golpe e chegou a organizar uma reunião em sua própria casa para debater o planejamento.
No pedido pela suspeição de Moraes, entre os principais argumentos está o de que o ministro seria alvo direto do complô, ainda que não a vítima principal dos crimes denunciados, o que pode levar à parcialidade do juiz.
O requerimento deverá ser analisado pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, a quem cabe decidir sobre pedidos de redistribuição de processos. Em caso de negativa, é possível apresentar recurso para julgamento colegiado.
Os candidatos que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, podem acompanhar, a partir desta terça-feira (25), o resultado de uma eventual pré-seleção para vagas não preenchidas. O período de convocação por meio da lista de espera se estenderá até as 23h59 do dia 9 de abril.
A seleção considera a ordem de classificação dos candidatos na lista de espera, conforme notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010.
Com o Fies, o governo federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em faculdades particulares. O objetivo é permitir que mais pessoas no país tenham o diploma do ensino superior. Somente depois da formatura, o estudante começa a pagar o que foi financiado.
Os candidatos da lista de espera foram inscritos automaticamente após ficarem de fora da chamada regular do processo seletivo do Fies. Ou seja, o candidato não precisou manifestar novamente seu interesse em participar do programa federal.
Prazos do Fies
O Ministério da Educação (MEC) afirma que é fundamental que os candidatos acompanhem as convocações e os prazos estabelecidos para não perder a oportunidade de obter financiamento público.
De acordo com o edital, os candidatos confirmados na pré-seleção da lista de espera deverão cumprir prazos para serem confirmados no programa. São eles:
· – em até três dias úteis contados a partir da convocação, o candidato deverá complementar sua inscrição para contratação do financiamentoonline;
· – em até cinco dias úteis, o candidato deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies, dentro da instituição de ensino superior. A entrega pode ser física ou eletrônica de documentação, conforme definição da faculdade privada;
· – se a comissão da faculdade validar a inscrição, o estudante precisar encaminhar a documentação ao agente financeiro (banco) em até dez dias;
· – somente após aprovação pelo banco responsável, será possível contratar o financiamento estudantil.
Fies 2025
Em 2025, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá, ao todo, na chamada única regular e na lista de espera mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos.
Desse total, são 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo.
Essa política pública tem duas modalidades. Uma delas é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso.
A outra é o Fies Social que tem como público alvo os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos em 11 de janeiro.
Metade das vagas do processo seletivo é reservada ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento das mensalidades cobradas.
Dependendo da renda familiar do estudante, os juros do financiamento podem ser até zero.
A Câmara Municipal aprovou na 6ª sexta sessão o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores, uma conquista celebrada pelo vereador Prof. Jaire, que votou a favor da medida. Atuando como 1º secretário da Casa Legislativa, ele destacou a importância da valorização dos educadores e reafirmou seu compromisso com a categoria.
“Reconhecer é valorizar o que é essencial”, declarou Prof. Jaire, enfatizando que a aprovação do reajuste representa um avanço significativo para os profissionais da educação. O vereador tem se mostrado um defensor da melhoria salarial e das condições de trabalho dos professores, reforçando sua atuação em prol da classe.
Nas redes sociais, Prof. Jaire compartilhou a notícia e reforçou seu compromisso com a educação. “Essa conquista é fruto de muito trabalho e dedicação. Continuarei lutando para que nossos professores tenham cada vez mais reconhecimento e dignidade”, afirmou.
Com a aprovação, o reajuste será implementado conforme os trâmites legais, garantindo um impacto positivo para os educadores. A atuação do vereador Prof. Jaire tem sido essencial para fortalecer a educação e reconhecer o papel fundamental dos professores na sociedade.