
Os consumidores do Rio Grande do Norte que desejam renegociar suas dívidas já podem buscar atendimento presencial em qualquer agência dos Correios a partir desta segunda-feira (24). O serviço faz parte do mutirão nacional de combate à inadimplência, promovido pela Serasa em parceria com a Febraban e mais de 1.450 empresas. A iniciativa oferece descontos de até 99% e parcelamento em até 72 vezes.
No estado, as 230 agências dos Correios estão aptas a realizar consultas e negociações gratuitas até o dia 31 de março. Para acessar o serviço, basta apresentar um documento oficial com foto. O consumidor poderá visualizar as ofertas disponíveis, escolher quais débitos deseja quitar e definir a forma de pagamento, à vista ou parcelado.
O mutirão reúne mais de 602 milhões de ofertas em todo o país, abrangendo dívidas com bancos, financeiras, operadoras de telefonia e internet, lojas, faculdades e concessionárias de serviços básicos como água, energia e gás. No Rio Grande do Norte, há cerca de 9 milhões de dívidas disponíveis para renegociação.
Segundo a Serasa, 46,56% da população adulta potiguar está inadimplente, totalizando 1,22 milhão de CPFs com contas em atraso. O endividamento médio no estado é de R$ 5.074,45, e os principais motivos apontados são desemprego (24%) e gastos inesperados (18%). O segmento de bancos e cartões representa 34,36% das dívidas, e 43% dos endividados já contrataram empréstimo para pagar contas básicas.
A ação visa facilitar a regularização financeira da população, especialmente para aqueles que preferem o atendimento presencial.