bannner-geraldo
Notícia
01 fev

Marconi Perillo chega ao RN e sinaliza que PSDB segue sob comando de Ezequiel, mesmo após filiação de Styvenson

Marconi Perillo chega ao RN e reafirma que PSDB segue sob comando de Ezequiel, mesmo após filiação de Styvenson – Foto: Divulgação

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, chegou ao Rio Grande do Norte neste sábado (1º). Ex-governador de Goiás e ex-senador, Perillo veio ao Estado prestigiar a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e a posse do deputado Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB no RN, na nova Mesa Diretora da Assembleia. A solenidade está marcada para a próxima terça-feira (4).

Na tarde deste sábado, Perillo foi recebido por Ezequiel na casa do deputado na Praia de Pirangi. O encontro reforça o prestígio do parlamentar potiguar dentro do partido, com o respaldo da cúpula tucana.

Acompanhado da esposa, Valéria Perillo, o dirigente nacional veio ao RN reforçar que não haverá mudanças no comando do PSDB no Estado, mesmo após a chegada do senador Styvenson Valentim, que deixou o Podemos e se filiou à sigla neste sábado.

Dentro do PSDB, a chegada de Styvenson é vista como uma articulação restrita ao Senado. O senador deixou o Podemos após ser destituído da liderança do partido. Ao desembarcar no PSDB, Styvenson permitirá que a sigla volte a ter três senadores e recupere a liderança no Senado. Com a liderança, o PSDB volta a exercer influência no Senado e recupera cargos perdidos, entre outras vantagens.

Portal 98

PAX
Notícia
01 fev

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

Brasília-01/02/2025 Plenário do Senado Federal durante primeira reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
© Edilson Rodrigues

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos próximos dois anos, com 73 dos 81 votos. A reunião preparatória começou pouco depois das 10h e, durante as falas dos candidatos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas. Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Em sua fala, Davi Alcolumbre se declarou um “defensor intransigente” do diálogo, da construção coletiva e de soluções compartilhadas. “Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, disse. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”.

Marcos Pontes, por sua vez, avaliou que o país “clama por mudanças”. “O povo está aflito. Nossos eleitores nos pedem: ‘Façam alguma coisa’”, disse. “Estamos diante de um momento crucial. Precisamos escolher entre a estagnação e a mudança, entre o conforto e a luta. Precisamos restaurar a força e a credibilidade dessa casa. Precisamos garantir que as vozes da população sejam ouvidas e que os valores democráticos sejam sempre respeitados.”

Já Eduardo Girão propôs restaurar a imagem do Senado que, segundo ele, é “péssima”. “Nosso grande problema foi não ter enfrentado o reequilíbrio entre os poderes, que foi perdido. A censura voltou ao Brasil depois da redemocratização, e o Senado ficou assistindo à censura. A Constituição é rasgada dia sim, dia não aqui, do nosso lado. E este Senado se acovarda. Todos nós somos responsáveis pela derrocada desta Casa”.

Entenda

O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e, portanto, é ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa nacional ou de intervenção federal. É ele também quem recebe os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da própria Casa e do Congresso como um todo. A eleição, secreta e realizada em cédulas de papel, exige a maioria absoluta dos votos dos senadores (mínimo de 41). Se nenhum candidato alcançar o número, é realizado segundo turno com os dois mais votados. Ainda assim, são necessários, no mínimo, 41 votos para eleger o presidente da Casa.

*Com informações da Agência Senado

Agência Brasil

olisun-full
Notícia
01 fev

TRÂNSITO:Currais Novos recebe nova sinalização de faixas de pedestres no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas e Rua João Alfredo

A Prefeitura de Currais Novos realizou a sinalização das faixas de pedestres no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua João Alfredo, um dos pontos de grande circulação de veículos e pedestres na cidade.

As imagens divulgadas mostram a nova pintura das faixas, garantindo mais segurança para os pedestres que transitam pelo local. Essa ação faz parte das melhorias na mobilidade urbana do município, reforçando o compromisso da gestão com a segurança viária. Com a nova sinalização, motoristas e pedestres devem redobrar a atenção e respeitar as normas de trânsito para evitar acidentes.

Campo Forte
Notícia
01 fev

Styvenson Valentim se filia ao PSDB; legenda volta a ter estrutura de liderança no Senado:

O PSDB anunciou a filiação dos senadores Styvenson Valentim, do Rio Grande do Norte, e Oriovisto Guimarães, do Paraná, neste sábado (1º/2). Styvenson deixou o partido Podemos.

Com isso, o PSDB, que antes tinha apenas um representante na casa, pode contar com uma estrutura de liderança. A agremiação havia perdido o direito em março de 2024.

O anúncio da filiação foi feito ao lado do senador Plínio Valério (PSDB-AM), até então, único integrante da sigla. “Fico muito feliz com a chegada dos senadores Oriovisto e Styvenson, que reforçarão nossa bancada e nosso partido. São parlamentares experientes”, afirmou senador.

Foto: divulgação
Metrópoles

Potiguar
Notícia
01 fev

Currais Novos se prepara para a 8ª rodada do edital de castração pública

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) de Currais Novos realizou, nesta semana, uma visita à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e à Coordenadoria do Bem-Estar Animal para discutir adequações no termo do edital da castração pública. A iniciativa, que chegará à sua oitava edição, beneficiará protetores e animais em situação de rua, reforçando a política pública voltada ao controle populacional de cães e gatos na cidade.

De acordo com o CMPDA, a fiscalização e a solicitação de melhorias são parte fundamental do processo, garantindo que o projeto esteja sempre alinhado às necessidades locais. Desde sua implementação, a ação já resultou na castração de mais de 550 animais, além de 20 cães do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que foram reintegrados à comunidade como animais comunitários.

O impacto do projeto é expressivo, com protetores individuais conseguindo castrar até 60 animais ao longo das edições. O CMPDA destaca a importância desse trabalho contínuo, muitas vezes realizado nos bastidores, e celebra mais essa conquista para a causa animal em Currais Novos.

assembleia-adolescencia-full
WhatsApp