bannner-geraldo
Notícia
03 fev

Ex-prefeito de São Pedro morre após atentado a tiros no Largo do Atheneu

Na noite desta segunda-feira (3), um atentado a tiros em frente ao Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal, resultou na morte do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral. Pelo menos seis tiros o atingiram e por volta das 20h15 ele faleceu.

Outras duas pessoas que estavam com ele também foram alvejadas e seguem hospitalizadas.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram ao local em um veículo e dispararam várias vezes contra as vítimas, que estavam em uma cigarreira próxima ao Largo do Atheneu. Moradores da região relataram ter ouvido mais de 10 disparos.

Equipes da Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foram acionadas e realizaram as primeiras diligências no local. Cápsulas de diferentes calibres foram recolhidas, e as autoridades seguem investigando a motivação e os autores do crime.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais particulares de Natal, mas Miguel Cabral não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

BG

PAX
Notícia
03 fev

“Vamos pegar na mão de cada idoso currais-novense e trazer para dentro do CCI”, afirma Milena Galvão na reabertura das atividades

Nesta segunda-feira (3), a vice-prefeita Milena Galvão participou da cerimônia de reabertura do CCI – Centro de Convivência do Idoso de Currais Novos 2025. O evento marcou o retorno das atividades deste importante espaço de acolhimento, lazer e cuidado para os idosos de todo o município. Estiveram presentes também o prefeito Lucas Galvão, a secretária do Trabalho, Habitação e da Assistência Social, Dada Othon, a coordenadora do CCI, Renata Janaína, além de outras autoridades.

Durante a cerimônia, Milena Galvão homenageou um dos homens mais idosos de Currais Novos, que é participante ativo do espaço. “Abraço a cada um de vocês e em especial a seu José Minervino, que prestes a completar 102 anos, está aqui cheio de vitalidade. Ele é inspiração para todos nós. Vamos pegar na mão de cada idoso currais-novense e trazer para dentro do CCI”, afirmou a vice-prefeita.

Além do acolhimento e lazer, o prefeito Lucas Galvão assegurou melhorias na infraestrutura do CCI, proporcionando mais conforto para os idosos. A gestão também garantiu apoio para que eles possam regularmente participar de eventos sociais em outras localidades, incentivando a integração e o engajamento social.

Lojão do Real
Notícia
03 fev

Reunião Entre Vereador G Charles e Prefeito Lucas Galvão Discute Emendas e Investimentos para Currais Novos

Na manhã desta segunda-feira (03/02), o vereador de oposição G Charles se reuniu com o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, para tratar de pautas importantes relacionadas ao desenvolvimento do município. O encontro teve como foco a liberação das emendas impositivas do mandato do vereador e a execução de uma emenda, no valor de quase 1 milhão de reais, destinada ao município através do Deputado Federal Sargento Gonçalves.
A conquista deste recurso é fruto da articulação do vereador G Charles, que destacou a importância do investimento para fortalecer áreas prioritárias da cidade. “Estamos sempre em busca de melhorias para Currais Novos. Essa emenda representa um passo importante para garantir mais infraestrutura e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o parlamentar.
Com essa reunião, Currais Novos dá um importante exemplo de que o diálogo construtivo entre diferentes agentes políticos pode gerar resultados positivos para a cidade. A expectativa agora é pela concretização dos projetos e pela entrega dos benefícios à população.

olisun-full
Notícia
03 fev

Paraíba inicia primeira semana de fevereiro ofertando mais de 1.200 vagas de emprego

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (3), inicia o mês de fevereiro ofertando 1.248 novas vagas de emprego, em 10 municípios. João Pessoa concentra a maioria das vagas com 684 postos de trabalho, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Guarabira, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Patos e Cajazeiras.

O cargo de operador de telemarketing ativo e receptivo – com exigência no ensino médio completo – é o que oferta o maior número de vagas em João Pessoa, totalizando 500 postos de emprego. Outros cargos de oportunidades de emprego são: auxiliar de limpeza – fundamental completo (15), manobrista – ensino fundamental completo e pedreiro (10 vagas para cada cargo), servente de obras – ensino fundamental completo, vendedor pracista e vendedor porta a porta – médio completo (5 vagas para cada), carpinteiro, ajudante de carga e descarga de mercadoria – fundamental completo (4 vagas cada função), pedreiro de fachada e montador (3 vagas ofertadas para cada), auxiliar de estoque (médio completo) – vaga exclusiva para pessoa com deficiência, e engenheiro civil – ensino superior incompleto – vaga para estágio (uma vaga para cada), entre outras.

Em Campina Grande – segundo município com mais oportunidades de trabalho – das 326 vagas ofertadas, o destaque também é para operador de telemarketing ativo e receptivo – com exigência no ensino médio completo, com 300 vagas disponíveis. Ainda tem vaga para lavador de veículos – fundamental completo (10), vendedor de informações comerciais (3), supervisor de vendas no varejo, vendedor interno e mecânico de man. e inst de aparelhos de climatização e refrigeração (todos exigido ensino médio completo) – duas vagas para cada, entre outras oportunidades.

Em Santa Rita, serão ofertadas 75 vagas para diversas áreas como: operador de máquinas fixas, em geral – ensino fundamental completo (20), auxiliar de linha de produção / fundamental completo – vaga exclusiva para pessoa com deficiência (10), mecânico de m. de máquinas industriais (4), técnico de dados – telecomunicações/ ensino fundamental completo (3), vendedor porta a porta (2), entregador de gás – fundamental completo, auxiliar administrativo – médio completo/ vaga exclusiva para pessoa com deficiência e motofrentista – uma vaga para cada cargo, entre outras.

No Sine-PB de Patos, serão disponibilizadas 39 vagas distribuídas em várias funções: vendedor de comércio varejista – com ensino médio completo, costureira de roupas e pedreiro (5 vagas para cada cargo), representante técnico de vendas e ajudante de carga e descarga de mercadoria – exigido ensino médio completo (3 vagas para cada), gerente financeiro – ensino superior completo, motorista de caminhão, vendedor em domicílio  e auxiliar financeiro – (2 vagas cada cargo), técnico de operação eletrotécnica  – ensino superior completo, motorista entregador – fundamental completo e assistente administrativo – médio completo/ vaga exclusiva para pessoa com deficiência (uma vaga cada cargo), entre outras oportunidades.

No Conde, o Sine-PB vai ofertar 16 vagas para os cargos de pedreiro (10), aj. de carga e descarga de mercadoria (3), operador de betoneira (2), auxiliar de operação (1) – todos os cargos exigindo ensino médio completo. Em Sapé, serão 70 vagas e o cargo com maior número de oferta é auxiliar de linha de produção – ensino médio completo (60), para atendente de lojas – ensino médio completo (3), vendedor pracista – ensino médio completo/possuir CNH (2), pizzaiolo, cozinheiro de restaurante e mecânico de automóveis e caminhões – todos exigido ensino fundamental completo, consultor de vendas e gerente de vendas (uma vaga para cada cargo).

No posto de Guarabira, serão 12 vagas para auxiliar de linha de produção (10), vendedor porta a porta – ensino médio completo (2). Em Cabedelo, 11 vagas para ocupação das funções de auxiliar contábil – superior completo, balconista de açougue e professor de matemática ensino fundamental – superior incompleto (2 vagas para cada cargo), operador de empilhadeira, balconista, mecânico de m. de máquinas em geral, montador de estruturas de aço – exigido fund. completo, professor de inglês – superior incompleto /vaga para estágio ( uma vaga para cada função).

No município de Cajazeiras, serão ofertadas 10 vagas para o cargo de pedreiro – com 6 meses/CTPS; enquanto no Sine/PB de Bayeux, 5 vagas para mecânico de refrigeração – não exigida escolaridade, marceneiro, balconista de açougue, auxiliar mecânico de refrigeração e aju. de carga e descarga de mercadoria – todos exigido ensino fundamental completo (uma vaga para cada).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimentos nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Telefones do Sine-PB para contato:

São Bento – 3444-2712

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600

Bayeux – 98619-1918

Cabedelo – 3250-3270

Cajazeiras -3531-7003

Campina Grande – 3310-9412

Guarabira – 3271-3252

Itaporanga – 3451-2819

Mamanguape – 3292-1931

Monteiro – 99863-3217

Patos – 3421-1943

Santa Rita – 3229-3505

Sapé – 3283-6460

Pombal – 3431-3545

Conde – 3298-2025

nova arte - fullbanner
Notícia
03 fev

INSS paga aposentadorias com reajuste a partir desta segunda (3)

INSS paga aposentadorias com reajuste a partir desta segunda (3)

(FOLHAPRESS) – Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem mais do que um salário mínimo começam a ter o reajuste deste ano a partir desta segunda-feira (3). Aposentadorias, pensões e auxílios serão reajustados em até 4,77%. A correção é calculada com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2024 e têm benefícios acima do mínimo não receberão integralmente o reajuste de 2024. Neste caso, a correção será proporcional à variação do INPC no período em que o benefício foi concedido.
O reajuste será menor do que o aplicado para quem recebe o piso nacional, que aumentou 7,5%, elevando o valor para R$ 1.518. Isso acontece porque o piso previdenciário segue o reajuste do salário mínimo, que pela regra atual, além de considerar a variação do INPC acumulada nos 12 meses encerrados em novembro, soma o percentual à variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes -limitado a 2,5% ao ano.

Quem recebe o piso só teve reajuste menor do que o de quem recebe acima do salário mínimo nos anos de 2017, 2018 e 2021.

Para saber a data do pagamento basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Por exemplo, se fosse 987.654.321-0, o pagamento seria na data estabelecida para o número 1.

Os novos valores da aposentadoria ou da pensão estão no extrato de pagamento, disponível no Meu INSS ou no telefone 135.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Acesse o Meu INSS com o login e a senha;
Clique na opção “Extrato de Pagamento”;
Clique no mês desejado;
Vai aparecer o valor bruto do novo benefício e o detalhamento dos descontos, se houver;
Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”.
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:
– “Previdência Social”, para o Banco do Brasil
– “Extrato Previdenciário”, na Caixa

O segurado com conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.

Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.

O benefício fica disponível para saque por aproximadamente 60 dias. Caso o segurado não faça a retirada nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS e será preciso fazer uma solicitação para um novo depósito.
Todos os benefícios do INSS têm limite de valor, que também varia de acordo com a porcentagem do INPC. Em 2025, o teto do INSS é R$ 8.157,41.

Segundo o INSS, atualmente, 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, dos quais 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social. Um total de 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, ganham o salário-mínimo, que subiu de R$ 1.412 para R$ 1.518, neste ano. Os dados são de novembro de 2024.

Noticiais Ao Minuto

Campo Forte
WhatsApp