Kombi da instituição pegou fogo na tarde desta terça-feira (15); ninguém ficou ferido

Na tarde desta terça-feira, 15 de abril, uma kombi utilizada pela APAE de Currais Novos foi completamente destruída por um incêndio ocorrido na Rua Professora Maria José Varela. O veículo teve uma pane elétrica na região do motor e, rapidamente, as chamas se espalharam. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo, evitando maiores prejuízos. Felizmente, o motorista conseguiu sair a tempo e ninguém ficou ferido.

A comoção diante do ocorrido mobilizou a solidariedade da população. Um dos exemplos mais marcantes foi o do empresário Manoel Filho, da Rede Mais Venâncio, que, sensibilizado com a situação, fez a doação de uma Doblò com capacidade para sete lugares à instituição. O gesto foi recebido com emoção e gratidão por todos que fazem parte da APAE, especialmente por Ivaneide, presidente da entidade.

“Ficamos muito abalados com o que aconteceu, mas esse gesto de solidariedade renovou nossa esperança. Agradecemos imensamente ao empresário Manoel Filho por essa atitude tão nobre”, declarou Ivaneide, visivelmente emocionada à nossa reportagem.

A APAE de Currais Novos desempenha um papel fundamental na assistência a pessoas com deficiência intelectual e múltipla no município e região. A nova doação vai garantir que o trabalho da instituição continue sendo feito com dignidade e segurança.

Campo Forte

Evento acontecerá de 23 a 25 de abril no Largo do Tungstênio Hotel, com ações nas áreas de saúde, cidadania, educação e casamento comunitário.

A cidade de Currais Novos será palco, entre os dias 23 e 25 de abril de 2025, da 15ª edição do projeto “Assembleia e Você”, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá no Largo do Tungstênio Hotel, na Avenida Cel. José Bezerra, no Centro, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos à população, das 8h às 17h nos dois primeiros dias e a partir das 8h no dia 25.

A ação social contempla serviços essenciais como emissão de carteira de identidade, CPF, corte de cabelo, barbearia, esmaltação, além de orientações sobre carteira de trabalho (SINE) e emissão de segunda via de certidões civis (ANOREG). Também serão disponibilizados atendimentos da CAERN, com informações sobre tarifa social e outros serviços.

Na área da educação, o público poderá participar de atividades recreativas, apresentações culturais, jogos, exposição do Corpo de Bombeiros, ações de educação de trânsito com o DETRAN e PRF, além de rodas de conversa e oficinas do projeto Educação Cidadã do IFRN Currais Novos.

Um dos destaques do evento será o mutirão de atendimentos médicos, com mais de 20 especialidades, entre elas: cardiologia, pediatria, ginecologia, neurologia, oftalmologia, dermatologia, além de exames como ultrassonografia, mamografia e testes de glicemia e aferição de pressão.

Outro momento especial será o Casamento Comunitário, realizado no dia 23 de abril às 17h, no Teatro Ubirajara Galvão, localizado na Rua Serra Negra, bairro JK, em parceria com o Tribunal de Justiça do RN.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Currais Novos, Corpo de Bombeiros, DETRAN-RN, FECOMÉRCIO RN (Sesc e Senac), CAERN, SINE, ANOREG-RN e outros parceiros institucionais.

O “Assembleia e Você” reforça o compromisso do legislativo estadual em estar mais próximo da população, oferecendo serviços essenciais com qualidade e cidadania.

full-prefeitura-14-02-25--01-02

A revista francesa “Joie de Vivre”, administrada pela Moreira Comunicação Global, com sede em Paris, deu destaque ao ‘LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais’, uma iniciativa conjunta entre a Bússola Tech e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN). O evento acontece nos dias 24 e 25 de abril de 2025, no Plenarinho da Casa, e será o primeiro encontro internacional para discutir a modernização do Legislativo com o suporte da Inteligência Artificial. O LegisTech será transmitido pelos canais do Youtube da ALRN, em português, e da Bússola Tech, em inglês.

Em tradução livre, o título da revista destaca: “Natal-Brasil capital mundial do parlamento do futuro”. O periódico francês enaltece a ação do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), apontando-o como “um presidente com os olhos postos no futuro”. E acrescenta: “figura respeitada no cenário político brasileiro, Ezequiel demonstra que a inovação institucional pode (e deve) começar pelas legislativas estaduais”.

O periódico ainda ressalta que, “sob sua presidência, a Assembleia do RN iniciou medidas ousadas em direção à modernização, posicionando seu parlamento como um laboratório de boas práticas para legislaturas subnacionais. Sua palavra de ordem é clara: modernizar sem perder a essência democrática, digitalizar sem desumanizar”, destaca.

LegisTech
O evento reunirá representantes de parlamentos de diversos países, incluindo Grécia, Estados Unidos, Austrália, França, Reino Unido e Argentina, buscando o compartilhamento de experiências sobre o uso da tecnologia para otimizar os processos legislativos. A programação contará com painéis e discussão sobre a implementação de Inteligência Artificial nas casas legislativas, abrangendo adaptações processuais e boas práticas de modernização.

O LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais representa um marco na história do legislativo brasileiro, reafirmando a Assembleia do Rio Grande do Norte como líder na transformação digital no Brasil e referência global no uso responsável da Inteligência Artificial.

Malagueta
Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que concede reajuste nos vencimentos básicos dos cargos efetivos de professor e de especialista em educação da rede estadual.

A matéria, que teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi relatada oralmente pelo líder do governo na Assembleia, deputado Francisco do PT. Segundo ele, o projeto é resultado de um acordo firmado entre o Governo do Estado e o sindicato que representa a categoria, o Sinte/RN.

“Esse é um projeto de lei fruto de um entendimento com os professores e professoras, que aceitaram a proposta do Governo, por meio do Sindicato da categoria, o Sinte/RN. Ficou combinado que será pago 5% já na folha de abril e 1,7% em junho”, explicou Francisco do PT.

O reajuste linear de 6,27% será aplicado sobre os vencimentos básicos dos profissionais com jornada de 30 horas semanais e contempla também os aposentados e pensionistas da área. O projeto ainda garante que os servidores que recebem abaixo do piso nacional do magistério terão os salários equiparados automaticamente ao valor estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano de 2025.

A aprovação foi celebrada pelos parlamentares presentes, que destacaram o avanço como uma conquista da educação pública potiguar.

Os parlamentares aprovaram ainda a realização de uma sessão solene em homenagem ao dia do profissional da contabilidade, comemorado anualmente em 25 de abril.

Campo Forte

A Escola do Legislativo José Bezerra Gomes, vinculada à Câmara Municipal de Currais Novos, realizou sua primeira reunião do Conselho Geral com o objetivo de estabelecer as diretrizes e o planejamento das ações para o ano. O encontro ocorreu na segunda-feira (14) e contou com a participação dos cinco membros que compõem o Conselho, órgão responsável por deliberar sobre todas as atividades e atribuições da instituição.

O Conselho é formado pelo presidente da Câmara, o vereador Mattson – indicado pela mesa diretora – a procuradora legislativa Milena Magione, o coordenador do Memorial da Câmara, Matheus Barbosa, e o diretor da Escola do Legislativo, Fernando Café. Durante a reunião, foram definidos os cursos de capacitação interna voltados aos servidores da Casa, com previsão de realização tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Entre os temas discutidos estão palestras sobre ética e conduta no serviço público, cursos sobre o regimento interno da Câmara, comunicação e oratória, além de oficinas práticas sobre processo legislativo, legística e pacote Office.

“O Conselho Geral é um órgão deliberativo da Escola Legislativa. Então, todas as atividades, cursos e atribuições que a escola tiver vão ser deliberadas a partir desse Conselho”, explicou Fernando Café.

Também foi aprovada a realização de cursos voltados para a sociedade civil, com destaque para formações em noções de atendimento ao público e empreendedorismo social feminino. A intenção é ampliar o papel da escola como instrumento de formação cidadã e de aproximação com a população.

Outra pauta importante foi a definição dos projetos de extensão da Escola para o primeiro semestre. Um deles é o Escola Cidadã, que levará às escolas municipais conteúdos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e os Três Poderes, promovendo visitas à Câmara Municipal e incentivando a participação dos jovens na vida pública.

A reunião trouxe, também, a discussão de parcerias com outras instituições para estudos e pesquisas, e aprovado o calendário estimado das atividades ao longo do ano. Segundo Fernando Café, “as datas que foram apresentadas são datas estimadas para as atividades acontecerem”.

Potiguar

Um espaço para melhor receber os visitantes que chegam à Currais Novos e região, o Geoparque Seridó conta com uma nova sede administrativa localizada no Portal de Entrada de Currais Novos, na Avenida 13 de Maio, como ponto de apoio à turistas que desejam conhecer um pouco mais do território que engloba outros 05 municípios: Cerro Corá, Lagoa Nova, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas.
A nova sede dará funcionalidade ao Centro Turístico localizado vizinho ao pórtico de entrada da cidade, e conta com a nova sinalização turística com totens trilígue (em três línguas), além de materiais de divulgação dos municípios. Em processo de organização dos espaços, a sede administrativa do Geoparque Seridó é mais um passo importante para a divulgação deste território reconhecido como de relevância geológica internacional pela UNESCO desde 2022.

PAX

Na última semana, o vereador João Paulo esteve em Brasília, onde se reuniu com importantes lideranças do partido Rede Sustentabilidade. O encontro teve como destaque as reuniões com o deputado federal Túlio Gadelha e com a Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva.

Durante as reuniões, João Paulo discutiu questões relevantes para a população e as demandas ambientais da sua região. A conversa com Marina Silva focou em estratégias para promover a sustentabilidade e proteger o meio ambiente, temas fundamentais para o futuro do Brasil.

“Foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências e alinhar ações que podem beneficiar nossa comunidade”, afirmou o vereador. Ele expressou sua gratidão pela recepção calorosa de todos os envolvidos e ressaltou a importância do diálogo entre as esferas de governo para enfrentar os desafios ambientais.

O vereador João Paulo continua comprometido em trazer as demandas da população para os espaços de decisão e trabalhar em conjunto com lideranças que compartilham dos mesmos ideais de sustentabilidade e desenvolvimento.

Mega 20

A Medida Provisória (MP) 1294/25 altera a tabela mensal do Imposto de Renda (IR) para garantir a manutenção da isenção em 2025 para quem recebe até dois salários mínimos (atualmente R$ 3.036). O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14).

A MP corrige a primeira faixa da tabela e eleva o limite de aplicação da alíquota zero, que passará de R$ 2.259,20 para R$ 2.428,80.

As pessoas que ganham até dois salários mínimos já eram isentas em anos anteriores. No entanto, o governo precisou atualizar a tabela do IR em razão do reajuste do salário mínimo no início do ano e da sanção do Orçamento de 2025 na semana passada.

A tabela do Imposto de Renda funciona de forma progressiva, e o imposto a pagar aumenta conforme a faixa de rendimento, chegando a 27,5% para os maiores salários.

Para 2026, o governo enviou para o Congresso Nacional o projeto de lei (PL 1087/25) que aumenta o limite de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Tramitação
A Medida Provisória 1294/25 já está em vigor, mas precisa ser votada na Câmara dos Deputados e no Senado para se tornar lei.

Eldorado

O Ministério da Saúde fechou a compra de 57 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 . O contrato, assinado em 11 de abril, garante a continuidade da vacinação e a proteção da população diante de novas variantes. As entregas serão feitas de forma parcelada, conforme a adesão à imunização no país, garantindo a oferta no SUS da versão mais atualizada da vacina aprovada pela Anvisa.

A expectativa é que a primeira remessa, de 8,5 milhões de doses, seja entregue entre abril e maio deste ano. As novas parcelas serão solicitadas conforme a necessidade. A previsão para este ano é aplicar mais de 15 milhões de doses, com investimento na ordem de R$ 700 milhões.

A vacina, ofertada pela Pfizer, é para o público a partir de 12 anos de idade, abrangendo adolescentes e adultos. A empresa assumiu a contratação após a Zalika, inicialmente responsávelpor esta oferta, ter a atualização da sua vacina reprovada pela Anvisa. Dessa forma, a segunda colocada foi convocada.

A medida reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população brasileira e recuperação das coberturas vacinais. Estima-se que 86% da população brasileira recebeu ao menos duas doses da vacina.

Contrato garante abastecimento por até dois anos

A compra faz parte de uma ata de registro de preços finalizadano final de 2024, com previsão de execução em até dois anos. Todas as aquisições previstas seguirão critérios de atualização tecnológica, com a entrega das versões mais recentes disponíveis, desde que licenciadas pela Anvisa e solicitadas pelo Ministério da Saúde. A medida assegura que o fornecimento seja feito de forma gradual e com os produtos mais atualizados do mercado.

Apesar da validade de dois anos, os valores previstos na ata podem ser integralmente utilizados antes do prazo, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária.

Quem deve se vacinar contra Covid-19

Crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e grupos especiais, como imunocomprometidos, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com comorbidades e outros.

Agora, assim como a vacinação de crianças, a vacina Covid-19  integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.

Os demais grupos prioritários serão considerados vacinação de grupos especiais, realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais recebem uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.

Eldorado

Os três primeiros meses do ano foram de alta na abertura de pequenos negócios no Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O número de novos CNPJs chegou a 1.407.010 até março de 2025, com destaque para os microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do total.

No primeiro trimestre do ano, o volume de MEIs registrados no país cresceu 35% em comparação com o mesmo período de 2024. Já as micro e pequenas empresas tiveram um aumento de 28%.

REGIÕES — No recorte por regiões, Sudeste, Sul e Nordeste lideram a abertura acumulada de pequenos negócios, com São Paulo (28,6%), Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (7,8%) nas primeiras posições entre os estados. Contudo, na comparação com o primeiro trimestre de 2024, Ceará, Piauí e Amazonas tiveram o maior avanço no cadastro de empreendimentos de pequeno porte, com 56,8%, 55,3% e 51,3% respectivamente.

SETORES — Em março de 2025, o setor de Serviços obteve o melhor desempenho, com 257.156 pequenos negócios abertos (63,7% do total), seguido por Comércio, com 83.921 (20,8%), e Indústria da Transformação, com 30.859 (7,6%).

TOP 5 — As atividades econômicas que computaram o maior número de pequenos negócios criados em março foram:

MEI

-Transporte rodoviário de carga (20.526)

-Atividades de malote e entrega (20.093)

-Cabeleireiros e beleza (18.278)

-Atividades de publicidade (18.139)

-Atividades de ensino (15.937)

MPE

-Atividades de saúde, exceto médicos e odontológicos (5.620)

-Atenção ambulatorial executada por médicos e odontológicos (5.373)

-Serviços de escritório e apoio administrativo (4.888)

-Restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (3.563)

-Atividades de publicidade (2.661)

Gláucia Lima

Mega 20