
A maior parte dos brasileiros considera que o governo Lula (PT) errou mais (66%) do que acertou mais (19%) ao lidar com a polêmica e fake news envolvendo o Pix, nas primeiras semanas de janeiro. Os dados são de pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27).
Dos 4,5 mil entrevistados de 23 a 26 de janeiro, 5% disseram que o governo acertou e errou de forma igual, enquanto outros 10% não souberam ou não responderam à pergunta. A margem de erro é de 1 ponto para mais ou menos.
Fake news sobre o Pix
Em janeiro, a Receita Federal atualizou regras para monitorar transações financeiras via PIX para impedir fraudes e sonegação fiscal. Uma avalanche de fake News surgiu em resposta, entre elas uma que dizia de que o governo iria taxar o PIX.
Houve também uma série de vídeos nas redes sociais falando sobre uma suposta cobrança de um imposto do PIX, que iria prejudicar o pequeno comerciante, o pipoqueiro, o vendedor da praia.
Lula fez um vídeo para rebater a mentira, mas o governo optou por recuar e retirar a atualização do ar e buscar punição jurídica para quem disseminou fake news.
A Quaest também perguntou na pesquisa qual a notícia mais negativa a pessoa ouviu do governo Lula e 11% responderam que era a regulação do PIX. As outras respostas ficaram com 3% de citações ou abaixo deste patamar.
Os entrevistados mais avaliaram como negativa (53%) do que positiva (18%) a comunicação do governo nestes dois anos de gestão. Outros 23% responderam que ela é regular e 6% não souberam ou não responderam.
Fonte: Portal 98Fm