GKC energia full
Currais Novos
28 jul

Conselho de Cultura aprova tombamento da residência do Desembargador Thomaz Salustino, em Currais Novos

Conselho de Cultura aprova tombamento da residência do Desembargador Thomaz Salustino, em Currais Novos

O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte (CEC/RN), por unanimidade, decidiu pelo tombamento da residência que pertenceu ao Desembargador Thomaz Salustino Gomes de Melo, localizada à Praça Desembargador Thomaz Salustino, nº 134, no centro histórico da cidade de Currais Novos, na região Seridó do RN. A decisão foi tomada em sessões consecutivas da Câmara Técnica do Patrimônio Cultural Material, e do Pleno do Conselho, realizadas nos dias 21 e 22 de julho de 2025, respectivamente.

A proposta de tombamento foi apresentada pela Fundação José Augusto, com base em provocação de Inácio José Salustino Soares, e contou com parecer técnico da arquiteta Aramires França, que atestou a relevância histórica, arquitetônica e cultural do imóvel. Edificada no início do século XX, a casa representa um exemplar significativo do estilo eclético, com elementos ornamentais e simbólicos típicos da arquitetura historicista, além de compor o conjunto urbano tradicional de Currais Novos.

Para o Conselheiro Antonio Gentil, relator da matéria da Câmara Técnica, o prédio é detentor de valor histórico e “possui relevância cultural e beleza arquitetônica”, o que justifica o tombamento.

Segundo o voto-vista do Conselheiro Ivan Lira de Carvalho, relator do processo no Pleno do CEC, o imóvel “é dotado de dignidade suficiente para merecer proteção pública, por encarnar valores históricos, estéticos e identitários da cidade e da região”. Destaca ainda a originalidade do projeto arquitetônico, com composição simétrica, elementos decorativos clássicos e simbologia vinculada à trajetória do proprietário — magistrado, industrial e político de destaque no Rio Grande do Norte do século XX.

Thomaz Salustino foi Deputado Estadual, Juiz de Direito, Desembargador e Vice-Governador do Estado, além de figura relevante na indústria mineral brasileira, como fundador da Mina Brejuí, maior produtora nacional de scheelita por décadas. Seu papel como articulador político e benemérito do Seridó reforça a importância da preservação de sua residência, que também se insere no núcleo urbano tradicional de Currais Novos, próximo à Matriz de Sant’Ana e a edificações centenárias.

A decisão do Conselho também prevê o encaminhamento de ofício ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, solicitando a apuração de eventual responsabilidade por alterações recentes no imóvel que possam ter comprometido sua integridade arquitetônica, em atenção ao disposto nos artigos 62 e 63 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Tribuna do Norte

Potiguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp