bannner-geraldo
Rio Grande do Norte
09 dez

Audiência pública na ALRN irá debater Caminho dos Santos Mártires

Audiência pública na ALRN irá debater Caminho dos Santos Mártires

Por propositura da deputada Cristiane Dantas (SDD), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promove nesta quarta-feira (10), às 14h, no auditório da Casa, uma audiência pública focada no ‘Caminho dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu’. O evento discutirá a instituição, implementação e fortalecimento deste percurso religioso e cultural no estado.

A iniciativa parlamentar visa debater o projeto sob diversas perspectivas, incluindo turismo religioso, preservação da memória histórica, valorização cultural, infraestrutura, sinalização, segurança, acessibilidade, parcerias institucionais e o fomento à economia regional nos municípios envolvidos. A proposta articula um trajeto de peregrinação que conectará fé, história e desenvolvimento, percorrendo igrejas, capelas e locais de valor histórico-cultural e espiritual.

O Caminho dos Santos Mártires envolverá, entre outros, os municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Natal, Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibu, Goianinha, Vila Flor e Canguaretama. A concepção e a proposição deste circuito organizado de peregrinação e valorização cultural foram impulsionadas pelo mandato da deputada Cristiane Dantas, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa das Potencialidades e da Promoção Turística.

Os objetivos centrais da iniciativa serão promover o turismo religioso, fortalecer a economia local e preservar a memória dos Protomártires do Brasil. Para isso, a Audiência Pública discutirá ações como o mapeamento e a sinalização do percurso, a inclusão no calendário turístico e religioso oficial, o estabelecimento de parcerias com instituições religiosas e turísticas, o apoio a eventos e caminhadas, a formação de guias locais e a melhoria da infraestrutura de apoio ao peregrino, com padrões de acessibilidade e segurança.

“A relevância histórica e espiritual do tema é inegável, uma vez que os mártires potiguares, reconhecidos pela Igreja Católica, transformaram o Rio Grande do Norte em um destino de peregrinação, especialmente no mês de outubro, quando se celebra o Dia dos Mártires. A consolidação de um circuito organizado, inspirado em referências nacionais e internacionais, favorecerá o desenvolvimento econômico sustentável – abrangendo comércio, artesanato, gastronomia, hospedagem e receptivo – além da educação patrimonial e da valorização cultural nos municípios do trajeto”, justifica a parlamentar.

A Audiência Pública será um espaço democrático para ouvir representantes do Poder Público (estadual e municipal), da Arquidiocese de Natal, de entidades do trade turístico e cultural, especialistas e a sociedade civil. O debate buscará construir propostas e compromissos para a efetiva implementação do Caminho, sua inclusão em políticas de turismo religioso e patrimônio imaterial, e a adoção de medidas operacionais, como sinalização, segurança, acessibilidade e apoio ao peregrino, essenciais para a consolidação da rota no estado.

PAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp