Rio Grande do Norte
28 maio

Abrasel estima aumento médio de 30% no faturamento com Dia dos Namorados

Abrasel estima aumento médio de 30% no faturamento com Dia dos Namorados

Tida como uma das datas mais lucrativas e com histórico de aumento de ganhos, a chegada do Dia dos Namorados gera expectativas positivas para o setor de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte em 2025. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel-RN), o aumento médio de faturamento em relação ao ano passado pode chegar a 30% na semana, com estabelecimentos tendo aumentos ainda maiores. No dia em si, o faturamento chega a ser maior que isso, em média. A data é considerada, ao lado do Dia das Mães, como uma das mais lucrativas do segmento.

A animação em relação ao Dia dos Namorados em 2025 ocorre mesmo com a data, 12 de junho, caindo neste ano numa quinta-feira. Empresários apontam, no entanto, que as celebrações dos casais geralmente ocorrem durante toda a semana.

“Essa data é a mais importante do ano, superando até o Dia das Mães. São dados reais e seria até mais otimista porque o dado é de aumento de 10 a 20% no dia, podendo ser mais. Há casos de 50% ou 100%, é totalmente plausível. Realmente estamos otimistas nesse fator porque ao longo dos anos temos aumentos maiores que isso nos faturamentos diários, claro, para quem organiza cardápio, oferta especial, quem foca realmente nesse dia dos namorados”, explica Fernando Castro, diretor conselheiro da Abrasel-RN.

O conselheiro da Abrasel aponta que a entidade vai apostar, nas próximas datas comemorativas, em estimular campanhas entre os estabelecimentos acerca de ações semanais entre os bares e restaurantes. “Nas próximas datas vamos estimular a construção para que os restaurantes tratem como Semana dos Pais, das Mães, por exemplo, além de cardápios especiais”, comenta.

Segundo levantamento feito pela Abrasel-RN, 82% dos empresários no Estado esperam aumento no faturamento com o Dia dos Namorados, sendo que 34% projetam alta superior a 10%. “O clima é de otimismo. Mesmo diante de tantos desafios, os empreendedores do nosso setor seguem firmes, acreditando na força das datas comemorativas e na capacidade de adaptação que sempre foi uma marca do nosso segmento”, afirma Thiago Machado, presidente da Abrasel-RN.

Empresários e gerentes de estabelecimentos ouvidos pela TN também relatam otimismo com a data. Segundo Rose Quirino, subgerente de um restaurante na zona Sul de Natal, a data é uma das melhores do ano, ao lado do dia 1º de janeiro e Dia das Mães. “Temos pratos especiais visando justamente o Dia dos Namorados”, explica.

Nacionalmente, 82% dos estabelecimentos esperam faturar mais do que no ano passado — e a maioria projeta um crescimento de até 20%. A adesão à data é quase unânime: 95% vão abrir as portas, sendo que 1% fará isso exclusivamente para a ocasião. Outros 5% não vão funcionar ou ainda não decidiram.

“O Dia dos Namorados é, historicamente, o dia de maior movimento nos bares e restaurantes, marcado por filas e casas lotadas. Ao incentivar comemorações ao longo de toda a semana, queremos oferecer aos casais uma experiência mais tranquila e prazerosa, com conforto, privacidade e um atendimento ainda mais dedicado por parte das equipes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Pesquisa recente da Abrasel-RN realizada entre os dias 12 e 21 de maio, mostra que o setor de alimentação fora do lar segue em recuperação gradual. Em abril, 32% das empresas registraram lucro, enquanto 45% mantiveram estabilidade. Apenas 22% operaram com prejuízo, uma melhora em relação ao mês anterior.

Foto: Adriano Abreu

Tribuna do Norte

Potiguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp