A 62ª edição da Festa do Boi, realizada em Parnamirim/RN, traz uma das maiores mostras de animais da raça Sindi já realizadas no Brasil, com a participação de 390 exemplares. O evento contará também com um torneio leiteiro envolvendo 14 animais, que competem em três categorias: Fêmea Jovem (menos de 36 meses), Vaca Jovem (36 a 48 meses) e Vaca Adulta (mais de 48 meses).
Ao todo, 33 expositores participam desta edição, consolidando a importância da raça Sindi no cenário nacional. Para José Geraldo, presidente do Núcleo Sindi do RN, essa exposição se destaca como um marco para os criadores. “É um momento muito importante para os criadores da raça. A cada ano, nos firmamos como uma das maiores exposições do país”, afirmou José Geraldo.
Além dos criadores do Rio Grande do Norte, a Exposindi atraiu participantes de diversos estados, mostrando a força da raça Sindi em outras regiões do Brasil. Orlando Procópio, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi) e potiguar de origem, destacou a relevância da exposição para a região. “Realizar essa exposição em um dos maiores eventos agropecuários do país, que é a Festa do Boi, é um marco. Fico feliz em ver o reconhecimento da raça na região Nordeste, atraindo criadores de outros estados e até de outros países”, comentou. A mostra conta com animais vindos de estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí, além de exemplares de criadores da Angola, na África.
A Exposindi reforça o protagonismo da raça Sindi, especialmente no Nordeste, onde o gado se adapta bem às condições climáticas, ganhando cada vez mais relevância nos eventos do setor agropecuário.
Agro sertão