bannner-geraldo
Notícia
07 fev

Laudo da PF aponta risco de morte súbita em Bolsonaro

Laudo da PF aponta risco de morte súbita em Bolsonaro

Um laudo médico produzido por profissionais da Polícia Federal (PF) e apresentado nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) descreve um conjunto de sinais clínicos e fatores de risco observados no ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, que, segundo o documento, exigem acompanhamento contínuo e medidas preventivas específicas. 

O relatório pericial, solicitado pela defesa e requisitado pelo ministro Alexandre de Moraes, detalha uma série de alterações neurológicas detectadas nos exames físicos e avaliações neurológicas realizadas pela equipe da PF. 

Parte dessas alterações se manifestou após episódios de quedas e desequilíbrio ao caminhar, fato que motivou a extensão da avaliação médica. 

Além das alterações neurológicas, os peritos destacaram a possível deficiência de micronutrientes, especialmente do complexo B (com foco na vitamina B12 e no ácido fólico) que, segundo o laudo, pode estar associada ao estado clínico observado. 

Também são citados no documento fatores como a idade do ex-presidente e condições como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que, em conjunto com uma dieta considerada pouco variada pelos peritos, compõem um quadro de atenção médica continuada. 

O laudo técnico observa ainda o fenômeno conhecido como polifarmácia (uso simultâneo de múltiplos medicamentos) como um elemento que pode aumentar o risco de interações farmacológicas com efeitos indesejados. 

Segundo a perícia, a combinação de remédios atuando no sistema nervoso central e cardiovascular pode provocar sedação, tontura e redução do equilíbrio psicomotor, fatores que, segundo o documento, elevam a probabilidade de quedas e complicações associadas. 

Em trecho citado no relatório, os peritos afirmam que “a não observância das medidas médicas descritas pode acarretar risco de complicações graves como pneumonia aspirativa, insuficiência respiratória, AVC, insuficiência renal, quedas com traumatismo craniano, ou morte súbita”, respondendo afirmativamente à possibilidade em contexto de risco clínico. 

O documento também ressalta que, apesar de tais riscos, não há, no momento, indicação formal para transferência de Bolsonaro para cuidados em nível hospitalar, e que o ex-presidente continua recebendo tratamento médico na Papuda, onde cumpre a pena decorrente da sentença de 27 anos e três meses imposta no âmbito de processo judicial. 

O ministro Alexandre de Moraes determinou que tanto a defesa quanto a Procuradoria-Geral da República se manifestem sobre o laudo no prazo de cinco dias, com possibilidade de requerer complementações às informações apresentadas. 

O despacho também ressalta que não há necessidade de manter sigilo sobre a documentação já juntada aos autos.

Diário do Poder

Potiguar
Justiça
07 fev

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que está foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento, por videoconferência, ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (5).

Ramagem foi ouvido na parte ação penal da trama golpista que estava suspensa e voltou a tramitar após ele perder o mandato em função da condenação a 21 anos de prisão

Durante o depoimento, o ex-deputado reafirmou depoimento prestado ao longo da tramitação do processo principal e negou o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Ex-diretor da Abin, Ramagem já foi condenado a 21 anos de prisão pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Em função do mandato parlamentar, Ramagem teve parte das acusações suspensas. O benefício foi aplicado para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A suspensão está prevista na Constituição. Enquanto tinha mandato de deputado, Ramagem não respondeu a crimes ocorridos depois da diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

Com a perda do mandato, o ex-diretor da Abin voltou a responder aos crimes e pode ser condenado novamente.

Fuga

Em setembro do ano passado, Alexandre Ramagem fugiu do país para evitar o cumprimento da pena.

Durante a investigação sobre a trama golpista, ele foi proibido pelo STF de sair do país. Segundo a Polícia Federal, Ramagem fugiu pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático, que não estava apreendido. 

No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato de Ramagem. A Constituição determina que a Casa declare a perda do mandato de parlamentar em função de condenação criminal.  

© Lula Marques/Agência Brasil

Lojão do Real
Justiça
07 fev

Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, tem 5 dias para comparecer à Justiça

Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, tem 5 dias para comparecer à Justiça

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro (VEP) determinou nesta sexta-feira (6) que o ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário para regularizar seu benefício de livramento condicional, no prazo de cinco dias, a contar de sua intimação, sob pena de expedição de mandado de prisão.

Bruno foi condenado à pena de 23 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samudio, com quem teve um filho. De acordo com os cálculos da VEP, a previsão do término de sua pena é 8 de janeiro de 2031.

Após algumas transferências para alguns estados, em razão das ofertas de trabalho que Bruno recebeu no período que tentou retornar à carreira de goleiro de futebol, em 2021, a execução penal de Bruno foi transferida para a VEP do Rio de Janeiro e foi mantido o cumprimento da pena em regime semiaberto. Em janeiro de 2023, o juízo da Vara de Execuções Penais deferiu a progressão da pena para livramento condicional.

Contudo, foi verificado pela VEP que todas as intimações destinadas ao ex-goleiro para comunicação do benefício retornaram negativas. Dessa forma, Bruno não compareceu à cerimônia de concessão do benefício do livramento condicional para oficializar a progressão.

Na decisão concedendo novo prazo para Bruno oficializar o benefício, o juiz também determinou a interrupção do cumprimento da pena, no período desde a concessão do livramento condicional até a sua oficialização.

Entenda o caso

O goleiro Bruno Fernandes foi condenado em 2013, a 23 anos e 1 mês de prisão pelo homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver de sua ex-namorada Eliza Samudio, desaparecida em junho de 2010. A modelo, mãe do filho do goleiro, foi assassinada em Minas Gerais, mas seu corpo nunca foi encontrado. 

O atleta obteve progressão para o regime semiaberto em 2019 e, desde janeiro de 2023, está em liberdade condicional.


Agência Brasil

© Renata Caldeira/TJMG

Malagueta
Notícia
07 fev

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o país, maior número registrado em um ano. O resultado foi celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira (6). 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Salvador, destacaram que o número está relacionado às políticas públicas. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente. 

Padilha avaliou que o resultado deve ser celebrado também em função da parceria do governo federal com os estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora tem especialistas e atenderam pacientes do SUS. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos. 

“Acontece que, por conta da nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, isso estimula os estados, os municípios, os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde. 

Atenção básica

Padilha, em entrevista à imprensa, disse que o SUS é o sistema público de saúde que mais faz cirurgia. No país todo, a previsão é distribuir um total de 150 combos cirúrgicos com foco na assistência hospitalar e outros 10 mil combos para unidades básicas de Saúde, aumentando a resolutividade da Atenção Primária no SUS. 

Na Bahia, o governo federal fez a entrega de 1.030 combos de equipamentos para ampliar o atendimento no estado nas unidades básicas de saúde. Foram entregues aparelhos como câmara fria para vacinas, balança digital e laser terapêutico para o tratamento de feridas e reabilitação, entre outros para a realização de exames na atenção primária. 

“As prefeituras receberam também 575 mil kits de telessaúde, uma revolução no SUS. Estamos entregando, também, mais 107 ambulâncias do Samu, e agora a Bahia tem 100% de atendimento do SUS”, disse Padilha.

© Ricardo Stuckert / PR

Agência Brasil

Lojão do Real
Currais Novos
07 fev

Jornalista Raí Fidelis estreia programa na Rádio Currais Novos FM

Jornalista Raí Fidelis estreia programa na Rádio Currais Novos FM

O jornalista Raí Fidelis vai estrear um novo programa na Rádio Currais Novos FM 90,9. A estreia está marcada para o dia 23 de fevereiro, quando a atração passará a integrar a programação da rádio com a proposta de fortalecer o debate público no Seridó. O programa terá foco em informação, notícias, política e temas de interesse da sociedade, ampliando o espaço para a reflexão crítica e o combate à desinformação no rádio da região.

A chegada de Raí Fidelis reforça o compromisso da Rádio Currais Novos FM com um jornalismo responsável, plural e conectado com as demandas da população seridoense.

Potiguar
WhatsApp