Pipas na rede elétrica: interrupções de energia quadruplicam no RN
Embora tradicional entre as crianças, a brincadeira de soltar pipas pode oferecer sérios riscos à população e prejudicar o fornecimento de energia quando realizada próximo à rede elétrica. Apenas entre janeiro e o início de agosto deste ano, segundo dados da Neoenergia Cosern, quase 28 mil imóveis tiveram o fornecimento interrompido em virtude do enroscamento de pipas nos cabos de distribuição. O número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 6,9 mil unidades foram prejudicadas.
De acordo com o supervisor da Neoenergia Cosern, Daniel Burgos, além dos prejuízos ligados ao fornecimento, a prática também pode provocar acidentes envolvendo a população. “Os principais riscos são quando essas pipas tocam a rede e normalmente causam curtos-circuitos que podem romper os fios e levá-los ao chão. Isso pode causar choques com as pessoas e animais que estão passando na hora”, alerta.
Os dados da Neoenergia Cosern apontam que as cidades com mais ocorrências envolvendo pipas foram Natal, com 19 ocorrências e 12.774 clientes afetados; Macaíba, com três ocorrências e 6.117 clientes afetados; Parnamirim, com três ocorrências e 4.777 clientes afetados; e Mossoró, com três ocorrências e 2.665 clientes afetados.
Para combater as ocorrências, Daniel Burgos aponta que a Neoenergia tem atuado ativamente com o objetivo de educar a população. “Nós deixamos sempre a recomendação para que não soltem pipas próximas à rede elétrica, evitem usar materiais metálicos nas pipas ou mesmo o cerol, que pode cortar os fios e causar um acidente ou interrupção do fornecimento de energia”, esclarece.
O supervisor da Neoenergia Cosern reforça que o ideal é soltar pipas em locais descampados e distantes da rede elétrica, além de evitar a prática em períodos chuvosos. “Se a pessoa vir qualquer situação de risco com a pipa enrolada na rede elétrica, o recomendado é não tentar retirar e ligar para o 116. A Neoenergia Cosern vai mandar os profissionais capacitados para lidar com esse problema e remover a pipa em segurança”, completa.
Confira dicas para reduzir as chances de acidentes com pipas:
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques elétricos;
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
- Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir e provocar acidentes graves, esses materiais costumam cortar os fios;
- Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
Tribuna do Norte
