Começa nesta segunda-feira (23) a 35ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome, um mutirão nacional de renegociação de dívidas que vai até 1º de abril.
As negociações envolvem débitos com bancos e cartões de crédito, contas básicas (como água, luz e gás), financeiras e operadoras de telefonia.
O feirão reúne mais de 2,2 mil empresas e disponibiliza cerca de 620 milhões de ofertas de renegociação. Os descontos podem chegar a 99%, com possibilidade de pagamento via Pix e retirada imediata da negativação após a quitação.
Segundo dados da Serasa, o país tem 81,3 milhões de inadimplentes, o equivalente a 49,6% da população adulta. Ao todo, são 327 milhões de dívidas ativas, que somam R$ 524 bilhões.
No estado de São Paulo, mais de 19 milhões de pessoas estão inadimplentes. São 95 milhões de dívidas que totalizam R$ 144 bilhões. Ainda segundo a empresa, 43 milhões de consumidores paulistas têm acesso a cerca de 189 milhões de ofertas durante o mutirão.
Na edição anterior do feirão, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, foram fechados 10,2 milhões de acordos.
Como participar do Feirão Serasa Limpa Nome
As negociações podem ser feitas pelos canais digitais da Serasa ou presencialmente.
Pela internet, acesse:
Site: www.serasalimpanome.com.br
Aplicativo da Serasa: Baixe no Google Play e ou na App Store
WhatsApp: (11) 99575-2096
Também é possível negociar em uma das mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país, sem cobrança de taxa até 1º de abril.
Para o atendimento presencial, é necessário apresentar documento oficial com foto. As condições oferecidas nas agências são as mesmas disponíveis nos canais digitais.
Começa nesta segunda-feira (23) a 35ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome, um mutirão nacional de renegociação de dívidas que vai até 1º de abril.
As negociações envolvem débitos com bancos e cartões de crédito, contas básicas (como água, luz e gás), financeiras e operadoras de telefonia.
O feirão reúne mais de 2,2 mil empresas e disponibiliza cerca de 620 milhões de ofertas de renegociação. Os descontos podem chegar a 99%, com possibilidade de pagamento via Pix e retirada imediata da negativação após a quitação.
Segundo dados da Serasa, o país tem 81,3 milhões de inadimplentes, o equivalente a 49,6% da população adulta. Ao todo, são 327 milhões de dívidas ativas, que somam R$ 524 bilhões.
No estado de São Paulo, mais de 19 milhões de pessoas estão inadimplentes. São 95 milhões de dívidas que totalizam R$ 144 bilhões. Ainda segundo a empresa, 43 milhões de consumidores paulistas têm acesso a cerca de 189 milhões de ofertas durante o mutirão.
Na edição anterior do feirão, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, foram fechados 10,2 milhões de acordos.
Como participar do Feirão Serasa Limpa Nome
As negociações podem ser feitas pelos canais digitais da Serasa ou presencialmente.
Pela internet, acesse:
Site: www.serasalimpanome.com.br
Aplicativo da Serasa: Baixe no Google Play e ou na App Store
WhatsApp: (11) 99575-2096
Também é possível negociar em uma das mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país, sem cobrança de taxa até 1º de abril.
Para o atendimento presencial, é necessário apresentar documento oficial com foto. As condições oferecidas nas agências são as mesmas disponíveis nos canais digitais.
Estão abertas, em todo o Rio Grande do Norte, as inscrições para o Festival do Industriário 2026 – SESI Entoando Canções, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-RN). A iniciativa, em sua 3ª edição, busca valorizar talentos musicais ligados ao setor industrial, incentivar a produção cultural no estado e celebrar o Dia do Industriário por meio da música brasileira.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, pelo site [www.rn.sesi.org.br/festivaldoindustriario], ou presencialmente por meio de formulário físico na indústria do participante ou no SESI Solar Bela Vista.
Os prazos de inscrição variam conforme o polo regional: Natal, até 14 de março; Caicó, até 16 de abril; e Mossoró, até 8 de maio.
“O Festival do Industriário é uma iniciativa que reconhece os talentos das indústrias potiguares promovendo a cultura como ferramenta de integração social, de criatividade e fortalecendo as pessoas que constroem diariamente o desenvolvimento do nosso estado”, destaca o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Roberto Serquiz.
Quem pode participar
O festival é destinado a industriários, empresários do setor industrial e seus descendentes diretos (cônjuges e filhos), com idade mínima de 18 anos. A participação é individual e contempla a categoria única de interpretação, permitindo a inscrição de músicas brasileiras inéditas ou já conhecidas, em qualquer estilo musical, com duração máxima de cinco minutos.
“O SESI-RN acredita na cultura como um instrumento de transformação e bem-estar. O festival amplia oportunidades, incentiva a expressão artística e aproxima ainda mais a indústria da comunidade, estimulando novos talentos e experiências culturais significativas”, afirma a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra.
Para participar, o candidato deve apresentar documentação que comprove vínculo com a indústria, comprovante de residência e um vídeo ou áudio com a interpretação da música inscrita.
Etapas e apresentações
“Além da competição, o festival oferece vivências importantes para os participantes, como preparação vocal e cênica, proporcionando aprendizado e crescimento artístico. É um espaço de descoberta e valorização da música produzida por quem faz parte da indústria”, explica a gerente executiva de Cultura do SESI-RN, Valéria Marinho.
O Festival do Industriário 2026 será realizado em três etapas: fase preliminar classificatória, semifinais regionais e grande final. Ao todo, 27 candidatos serão selecionados na primeira etapa (nove por polo) para apresentações abertas ao público nas semifinais regionais, que acontecem em Natal, Caicó e Mossoró.
As semifinais ocorrerão no dia 28 de março, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal; em 30 de abril, no Auditório do CERES/UFRN, em Caicó; e em 22 de maio, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Todas as apresentações contarão com banda base profissional disponibilizada pelo SESI-RN. Desses, nove finalistas avançam para a grande final, marcada para o dia 27 de maio, no Teatro Riachuelo, em Natal.
Premiação e reconhecimento
Além do certificado de participação, os nove finalistas receberão troféu de semifinalista, prêmio individual de R$ 1 mil e participação em uma imersão de preparação vocal e cênica com especialistas. Na grande final, os três primeiros colocados serão premiados com R$ 7 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente, além de produtos de divulgação artística, como vídeo clipping e demos em áudio. As empresas dos vencedores também serão reconhecidas, com premiações que chegam a R$ 5 mil, além de troféus especiais para empresas com maior número de inscritos.
O festival ainda contará com premiações para voto popular, melhor torcida e reconhecimento às empresas participantes, reforçando o objetivo de integrar indústria, cultura e comunidade por meio da música. A programação é aberta ao público nas etapas presenciais e deve reunir participantes de diversas regiões do estado.
O resultado das etapas será divulgado no site oficial do evento e nas redes sociais do SESI-RN. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (84) 3204-6300 ou pelo e-mail [[email protected]]. O regulamento completo está disponível em (http://www.rn.sesi.org.br/festivaldoindustriario).
Investimento foi viabilizado por emenda do deputado Benes Leocádio com articulação do vereador Cleyber Trajano, garante mais conforto para alunos e professores
A Prefeitura de Currais Novos celebrou, nesta segunda-feira (23), a chegada de novos aparelhos de ar-condicionado para o auditório e diversas salas de aula do Colégio Estadual Capitão Mor Galvão. A melhoria vai proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para o processo de ensino e aprendizagem.
O investimento, no valor de R$ 70 mil, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Benes Leocádio, fruto também da luta e articulação do vereador Cleyber Trajano, atendendo a uma demanda antiga da direção da escola e dos estudantes.
O anúncio foi feito pelo prefeito Lucas Galvão, que esteve na unidade escolar na manhã desta segunda-feira para conferir pessoalmente a chegada dos equipamentos. Durante a visita, o gestor destacou a importância de investir na melhoria da infraestrutura das escolas.
“Esse investimento irá garantir mais conforto para nossos alunos e profissionais da educação. Sabemos que um ambiente adequado influencia diretamente no rendimento escolar. Essa é uma conquista construída a muitas mãos e que traz benefícios concretos para a comunidade escolar”, afirmou o prefeito.
A diretoria do colégio ressaltou que a climatização do auditório e das salas de aula era um sonho antigo, especialmente diante das altas temperaturas registradas na região. Com os novos equipamentos, será possível oferecer melhores condições tanto para as aulas regulares quanto para eventos, reuniões e atividades pedagógicas realizadas no auditório.
A gestão municipal reforça seu compromisso com a educação e segue trabalhando em parceria com lideranças políticas e representantes do legislativo para garantir investimentos que impactem positivamente a vida dos estudantes de Currais Novos.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por meio da Escola da Assembleia, deu início, na manhã desta segunda-feira (23), a mais uma turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública (GSP). A solenidade, no Auditório Cortez Pereira, reuniu autoridades civis e militares para celebrar a aula inaugural com o tema “Liderança que Transforma: Pessoas, Decisões e Propósitos”, ministrada pelo subcomandante-geral da PMRN, Coronel Mendonça.
O diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, destacou o impacto social da qualificação. ” Tenho a certeza de que, cada vez que abrimos um curso desse, contribuímos de forma decisiva para uma sociedade mais justa, mais solidária e mais segura”, afirmou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico Azevedo, a especialização representa um passo estratégico para a segurança do estado. “Este momento simboliza não apenas o início de uma jornada acadêmica, mas a reafirmação do compromisso institucional com a excelência e a liderança. O curso tem como propósito capacitar agentes e gestores de segurança pública para o planejamento e enfrentamento dos desafios contemporâneos”, ressaltou o comandante, enfatizando a maturidade da integração entre as forças.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no RN, Péricles Santos, celebrou a oportunidade de integrar o corpo discente e o dispositivo de honra. “A PRF se sente muito honrada com o convite para participar da abertura. Um curso de especialização em gestão de segurança pública é uma carência na força de segurança do Rio Grande do Norte, e a gente só parabeniza a Assembleia Legislativa por essa iniciativa”, declarou.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro da ALRN, Pedro Cascudo, “a iniciativa reafirma o compromisso do Legislativo com a valorização e o aperfeiçoamento dos agentes que atuam na proteção da sociedade potiguar”. Segundo ele, o investimento na formação desses profissionais não é apenas uma meta administrativa, mas um pilar da gestão do presidente Ezequiel Ferreira para garantir que o conhecimento acadêmico se traduza em decisões mais assertivas no campo operacional.
Além das autoridades citadas, a solenidade contou ainda com as presenças de Osmir de Oliveira Monte, secretário adjunto da SESED e Marcos Alexandre Adriano de Melo, subcomandante de Instrução e Material, representando o prefeito de Natal, Paulo Freire.
A Escola da Assembleia, com mais de duas décadas de atuação, segue sendo pioneira no país ao oferecer cursos de pós-graduação e mestrado voltados para agentes públicos, consolidando-se como um pilar de excelência na educação legislativa e pública do Rio Grande do Norte. Até aqui, os cursos em gestão da segurança pública já qualificaram 156 agentes. A nova turma conta com novos 44 alunos.
Muitas famílias brasileiras começaram o mês de fevereiro com uma dúvida comum: o que aconteceu com o antigo auxílio que ajudava na compra do gás? A resposta é que o benefício não acabou, mas passou por uma reformulação completa para se tornar o programa Gás do Povo.
A grande mudança é que, em vez de receber um valor em dinheiro na conta, agora o governo entrega um vale para a recarga gratuita do botijão de 13 kg. Essa medida garante que o recurso seja usado exclusivamente para a cozinha, protegendo a segurança alimentar da casa.
Nesta fase de fevereiro, o programa está em pleno processo de migração. Quem já recebia o auxílio antigo está sendo transferido automaticamente para o novo sistema, sem a necessidade de novos cadastros burocráticos.
A ideia é que, até o final de março, o programa alcance todos os municípios do país, beneficiando mais de 15 milhões de lares. É um suporte fundamental para equilibrar o orçamento, especialmente para quem vive com o dinheiro contado para o mercado.
Como funciona a retirada do botijão gratuito
O modelo do Gás do Povo é prático: o beneficiário recebe um código ou utiliza o próprio cartão do Bolsa Família em uma revenda credenciada. Ao apresentar o documento, o lojista realiza a troca do botijão vazio pelo cheio sem custo algum.
Existem três formas principais de validar a sua recarga. Você pode usar o cartão com chip, o cartão de débito da Caixa ou apenas o seu CPF, desde que tenha o código de validação que o governo envia para o seu celular cadastrado.
Essa modernização evita que o cidadão precise sacar dinheiro para depois pagar o comerciante. O sistema é direto e ajuda a garantir que o preço do gás não seja um impedimento para o preparo das refeições diárias.
Quem tem direito e quais são as prioridades
Para fazer parte do Gás do Povo, a regra de ouro é estar com o CadÚnico atualizado. O programa foca em famílias com renda por pessoa de até meio salário mínimo e que mantêm seus dados em dia há pelo menos dois anos.
As famílias com maior número de integrantes têm prioridade na seleção, assim como aquelas chefiadas por mulheres. O governo também reservou vagas prioritárias para vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência.
A quantidade de recargas ao longo do ano varia conforme o tamanho da família. Núcleos maiores podem receber até seis botijões por ano, o que garante uma reposição a cada dois meses, cobrindo quase todo o consumo anual.
O que muda para quem mora fora das capitais
Muitos moradores do interior notaram que o benefício ainda não apareceu no aplicativo neste mês de fevereiro. Isso acontece porque a implementação está sendo feita de forma gradual para não sobrecarregar os sistemas bancários.
A previsão oficial é que, a partir de 1º de março, o benefício seja liberado em todos os municípios brasileiros de forma definitiva. Se você mora em cidades menores, a migração do antigo sistema para o novo deve ser concluída nessas próximas semanas.
O importante é não se desesperar se o vale ainda não estiver visível. Se você preenche os requisitos e já recebia o auxílio anteriormente, a sua entrada no novo programa acontecerá de forma automática nos próximos dias.
Cuidados para não perder o seu benefício
A manutenção do Gás do Povo depende diretamente da regularidade do seu CPF e do seu cadastro social. Se o governo detectar qualquer pendência ou informação desatualizada, o benefício pode ser suspenso até que a situação seja resolvida.
Evite passar sua senha para terceiros ou acreditar em mensagens que pedem pagamentos para “agilizar” a liberação do gás. O programa é totalmente gratuito e todo o processo de seleção é feito de forma digital e automática pelo governo.
Caso tenha mudado de endereço ou se alguém novo passou a morar com você, procure o posto do CRAS mais próximo. Manter a transparência nos dados é a única forma de garantir que o auxílio continue chegando à sua mesa sem interrupções.