
Natural de Santa Cruz, o pintor, que tem o acrílico sobre tela sua marca registrada, realizou oficina de pintura com pacientes da instituição
O pintor Francisco Eduardo, 54 anos, é o artista destaque do Projeto Recanto Cultural da Casa Durval Paiva deste mês de janeiro. Esta semana, crianças e adolescentes acolhidos pela instituição participaram de uma oficina com o artista, que é natural de Santa Cruz, no Trairi norte-rio-grandense.
Desenvolvido pelos setores de Psicologia e Pedagogia da Casa Durval Paiva, o Recanto Cultural é um projeto de inclusão sociocultural dos pacientes que visa proporcionar acesso a técnicas de desenvolvimento das artes plásticas, estimulando o desenvolvimento de potencialidades artísticas e a descoberta de talentos latentes. Ao estimular a criatividade e a expressão de sentimentos e emoções através da arte, as ações do projeto contribuem para o reequilíbrio emocional, colaborando com o processo de cura.
Artista destaque da primeira edição de 2025 do Projeto Recanto Cultural, Francisco Eduardo cresceu em Natal, onde iniciou sua jornada artística aos 12 anos através de um curso de desenho e pintura. Aos 26 anos, ele passou a se dedicar exclusivamente à arte como profissão. Antes disso, trabalhou como ilustrador e vendedor, mas foi demitido do emprego após o chefe perceber que o então funcionário vendia mais quadros do que carros.
Através do Expressionismo e do Realismo, o artista retrata o cotidiano e as paisagens brasileiras, utilizando técnicas como aquarela, óleo e, principalmente, acrílico sobre tela, sua marca registrada. Os trabalhos de Francisco Eduardo ficam em exposição na Casa Durval Paiva até o dia 4 de fevereiro.
Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva)