Concurso Correios: empresa decide adiar convocações para 2027
A convocação dos aprovados nos concursos Correios só deverá ocorrer ao longo de 2027. A decisão foi tomada pela direção da empresa e integra o plano de reestruturação, após a grave crise financeira da estatal.
A informação foi divulgada pelos jornais O Globo e Estadão. O atual presidente dos Correios, Emmanuel Rondon, já indicou aos sindicatos que não há espaço para contratações no momento.
Os prazos informados pelo presidente, porém, podem encontrar obstáculos nos próprios períodos de validade dos concursos, em que as convocações de aprovados podem ser feitas.
No caso das vagas para Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a validade vai até novembro de 2026. O prazo já foi prorrogado, não sendo possível um novo prolongamento. As chamadas, portanto, terão que ser feitas no ano que vem.
Já para área Operacional, incluindo os cargos de carteiro e analista, o concurso fica válido até abril de 2026, podendo ser prorrogado por mais um ano, até abril de 2027.
Desta forma, esses são os prazos limite para que os Correios realizem a convocação dos aprovados e o processo de admissão.
Os concursos Correios foram abertos com mais de 3 mil vagas no ano passado, durante a gestão de Fabiano Silva dos Santos.
Em contatos anteriores, foi dito que “a convocação dos candidatos aprovados nos processos seletivos, para os cargos das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho e Operacional, será iniciada de acordo com a necessidade da empresa e a ordem de classificação”.
