Política
29 abr

Solene marca 20 anos do Conselho Estadual da Ordem DeMolay no RN

Solene marca 20 anos do Conselho Estadual da Ordem DeMolay no RN

A Assembleia Legislativa do RN realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (29), no fim de comemoração dos 20 anos de atividade do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay para o Rio Grande do Norte. Proposta pelo deputado Neilton Diógenes (PP), a cerimônia realizada com a presença do deputado Taveira Júnior (União) e de representantes do Governo do Estado, da Câmara Municipal de Natal, 3º Distrito Naval, OAB/RN, além do Grande Secretário Nacional e do Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay.

“A sessão de hoje soa, por dever de justiça e reconhecimento, como um grande aplauso do povo do Rio Grande do Norte à DeMolay, através daqueles líderes que a integram. E eu digo isso porque é algo Ordem diretamente relacionada a mim. Foi no ano de 1994 que ingressei na Ordem DeMolay, na maior iniciação da história do RN, com 37 jovens. Um convite, aparentemente despretensioso, que mudou a minha vida e me trouxe muitas histórias, amizades, e lições que aprendi e levo para toda a minha vida”, iniciou o deputado.

Neilton garantiu que na própria Assembleia Legislativa, onde atua como deputado, desempenha seu trabalho ampliado sempre no conceito de fazer o bem e promover a qualidade de vida para o povo potiguar, contribuindo para a redução das desigualdades.

“Esses são pilares que eu trouxe dos conceitos da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte”, acrecentou.

Segundo Neiton, a Ordem é uma instituição que tem sua história entrelaçada com o do RN.

“A Ordem DeMolay é uma organização juvenil maçônica para jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos, que tem como foco formar cidadãos de bem, promovendo valores como amor filial, reverência, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo”, disse.

O contorno parlamentar ainda que a Ordem foi fundada em 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land.

“No Brasil, chegou em 1980, com foco na formação de líderes e na promoção de uma cultura de respeito, solidariedade e desenvolvimento pessoal. A seriedade da Maçonaria é impressa também na Ordem DeMolay, afinal, ela é patrocinada pela Maçonaria, refletindo os valores e princípios maçônicos na educação e formação dos jovens”, detalhou.

Ainda de acordo com Neilton Diógenes, atualmente, a Ordem DeMolay está presente em todo o Brasil, com mais de 1200 capítulos e cerca de 100 mil membros.

“Em um mundo cuidado de bons exemplos, a nossa organização busca formar jovens líderes e cidadãos responsáveis, com base em princípios e valores que promovam o bem-estar individual e da sociedade”, frisou.

Finalizando seu discurso, o deputado voltou para os homenageados, enaltecendo seus valores e trabalhando a favor da Ordem e da sociedade como um todo.

“Caros homenageados, os senhores hoje representam uma geração, centenas de pessoas. Gente que faz a história da Ordem DeMolay; homens que irradiam os conceitos de nossa Ordem por todo o Rio Grande do Norte. Parabéns! A construção de um mundo melhor é desafio de todos e felizes aqueles que abraçam todos essa causa com a descoberta da responsabilidade, como são os que integram a Ordem Demolay no Rio Grande do Norte. Muito obrigado a vocês!”, concluiu.

Falando em nome dos homenageados, Gladson Roverlland de Oliveira Silva ressaltou sua honra e gratidão pelas celebrações em torno da Ordem.

“É um privilégio ser reconhecido pela nossa contribuição à nossa sociedade e à juventude. Eu comecei na Ordem aos 14 anos, em Apodi, em 1998. Sem dúvida, foi algo muito importante na minha vida e que me deu o direcionamento necessário num momento de dificuldade, em que eu era muito jovem e estava um pouco perdido. Mas a Ordem DeMolay traz amizades verdadeiras e nos direciona para o caminho certo”, disse.

Gladson Silva destacou que cresceu usando as sete virtudes cardeais, trabalhadas dentro da instituição, como referência para sua vida.

“Eu sempre vi essas chamas o farol para guiar meus passos. A é uma organização que se destaca pela sua missão de formar jovens líderes e cidadãos comprometidos com a sociedade. E é com extremo orgulho que hoje vemos diversos irmãos e sobrinhos sendo verdadeiros exemplos em suas comunidades. Como homenageados, somos lembrados da nossa responsabilidade em continuar a trabalhar pela nós sociedade e pela juventude. Momentos como este auxílio não apenas para contemplarmos o que já realizamos, mas também para nos encorajarmos a trabalhar ainda mais pela causa da nossa Ordem”, enfatizou.

Ao final do seu pronunciamento, o homengeado deixou uma mensagem para os jovens da Ordem DeMolay e para seus irmãos maçons.

“Vocês, jovens, não são o futuro da nossa sociedade; vocês são o presente. E para que tenhamos um futuro melhor é preciso que vocês pratiquem as virtudes cardeais que aprendem em nossa Ordem. Continuem a trabalhar com dedicação e compromisso, sempre buscando o bem comum e a justiça. E, aos meus irmãos maçons, eu quero agradecer o apoio incondicional à nossa querida Ordem DeMolay. Muito obrigado!”, finalizou.

Homenageados:

Antônio da Costa Chagas

Denis de Azevedo Quirino

Diego Barrêto Nóbrega Sousa

Francisco Gilberto Lopes da Silva

Francisco Valdevino Júnior

Gladson Roverland de Oliveira Silva

João Bosco Rodrigues

José Ozair Pinto Filho

Marcel da Câmara Ribeiro Dantas

Ravardierison Cardoso de Noronha

Rivaldo do Nascimento Júnior

Robert Hook Menescal Pinto

Sebastião Menezes Neto

Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia

Campo Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp