Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, foi eleito hoje presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). Ele assume o cargo ao lado do novo vice-presidente, Guilherme Piai, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, marcando uma liderança que une o Nordeste e o Sudeste em prol do desenvolvimento agropecuário no país.
O Conseagri, composto por secretários de Agricultura de todos os estados e do Distrito Federal, tem como missão coordenar e representar as demandas do setor junto ao governo federal e outras entidades de classe. Seu presidente é o secretário de Estado de Agricultura do estado em exercício do mandato, agora com Saldanha na liderança e Piai como vice-presidente.
Ao longo dos anos, o Conseagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram diversas reuniões para tratar de temas centrais do agronegócio brasileiro, entre eles:
• Apresentação de propostas de políticas públicas para a agropecuária;
• Parcerias para simplificar serviços e desburocratizar o setor;
• Implementação de ações voltadas para a eficiência e sustentabilidade na agropecuária.
O Mapa, por sua vez, é o órgão responsável por gerir as políticas públicas, fomentar o agronegócio e regulamentar os serviços essenciais ao setor. Com Saldanha e Piai à frente do Conseagri, espera-se uma maior integração entre estados e união de esforços em prol da modernização e crescimento do agronegócio no Brasil.
Portal Agro Sertão