bannner-geraldo
Notícia
22 jan

Programa Melhor em Casa leva atendimento especializado ao domicílio de pacientes do SUS

Programa Melhor em Casa leva atendimento especializado ao domicílio de pacientes do SUS

Receber atendimento de saúde no próprio lar é uma realidade para milhares de brasileiros atendidos pelo Programa Melhor em Casa, iniciativa do Ministério da Saúde que leva cuidado especializado diretamente à casa dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa é voltado a pessoas que necessitam de acompanhamento regular e interprofissional, mas que podem ser assistidas fora do ambiente hospitalar, com segurança, qualidade e humanização.

Integrado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) , o Melhor em Casa organiza o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em articulação com a Atenção Primária, hospitais, serviços de urgência e outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) . A proposta é garantir integralidade do cuidado, reduzir internações prolongadas, evitar internações desnecessárias e aproximar o SUS da vida cotidiana das famílias.

Atendimento no lugar certo, com mais conforto e vínculo

O programa atende pessoas com doenças crônicas-agudizadas, em reabilitação, em cuidados paliativos ou com limitações temporárias ou permanentes de locomoção. Ao possibilitar o cuidado em casa, o Melhor em Casa contribui para a liberação de leitos hospitalares, diminui o risco de infecções associadas à internação e oferece mais conforto ao paciente, que permanece em um ambiente familiar, próximo de seus vínculos afetivos.

O cuidado é realizado por equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais, conforme a necessidade de cada paciente. O atendimento inclui visitas domiciliares regulares por equipes multiprofissionais, reabilitação intensiva, monitoramento clínico, orientações aos familiares e cuidadores e a construção de um plano de cuidados individualizado.

A inclusão no programa ocorre a partir da indicação de profissionais da rede do SUS, como unidades básicas de saúde, hospitais ou serviços de urgência, que avaliam se o paciente possui condições clínicas e estruturais para receber o cuidado domiciliar com segurança.

Atenção domiciliar como estratégia do SUS

Nos últimos anos, a atenção domiciliar tem se consolidado como uma estratégia fundamental para responder aos desafios do sistema de saúde, como o envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas e a necessidade de modelos de cuidado mais integrados e centrados na pessoa.

Nesse contexto, o Programa Melhor em Casa vem sendo fortalecido em todo o país, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde aos estados e municípios para a implantação e qualificação das equipes. A iniciativa amplia o acesso à atenção especializada e reforça a organização da rede assistencial no território.

“Levar a atenção especializada para dentro da casa das pessoas é uma forma concreta de tornar o SUS mais próximo, humano e resolutivo. O Programa Melhor em Casa fortalece a integralidade do cuidado, valoriza o papel da família e contribui para uma rede de atenção mais integrada e eficiente, além de potencializar o cuidado em nível especializado no domicílio ”, afirma o assessor técnico da Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGADOM/DAHUD/SAES), Tarcísio Nema de Aquino.

Cuidado que transforma a vida das pessoas

Mais do que uma alternativa à internação hospitalar, o Melhor em Casa representa uma mudança no modelo de atenção à saúde, ao reconhecer o domicílio como um espaço legítimo de cuidado. A iniciativa promove autonomia, acolhimento e corresponsabilização, fortalecendo o papel dos usuários e de seus cuidadores no processo de cuidado.

Ao investir na atenção domiciliar, o Ministério da Saúde reafirma o compromisso com um SUS público, universal e humanizado, capaz de se adaptar às necessidades da população e oferecer respostas mais próximas, eficientes e qualificadas.

Saiba mais sobre o Programa Melhor em Casa

potiguar-full

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp