refis prefeitura
Notícia
09 maio

Zenaide recebe apoio da prefeita Professora Nilda.

Zenaide recebe apoio da prefeita Professora Nilda.


Parnamirim é o terceiro maior colégio eleitoral do estado

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), declarou apoio a pré-campanha da senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição. O gesto amplia a base de sustentação da parlamentar no terceiro maior colégio eleitoral do estado.

O apoio de Nilda fortalece ainda mais o espaço político de Zenaide, que vem ampliando alianças e construindo uma rede de apoios entre prefeitos, vereadores e lideranças municipais.

A declaração de apoio ocorreu em meio às articulações para as eleições de 2026 e também incluiu o ex-prefeito de Mossoró Alysson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao Governo do Estado. A movimentação aproxima lideranças de municípios estratégicos, como Parnamirim e Mossoró, em torno de um projeto político comum.

Clique no banner

Notícia
09 maio

Moraes suspende aplicação da Lei da Dosimetria para condenada por atos de 8 de janeiro

Moraes suspende aplicação da Lei da Dosimetria para condenada por atos de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da aplicação da Lei da Dosimetria (15.402/2026) na execução penal de Nara Faustino de Menezes, condenada por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A suspensão permanece até o julgamento, pelo plenário do STF, das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7.966 e 7.967, que questionam a Lei da Dosimetria.

Na decisão, Moraes ressaltou que a execução da pena deverá continuar integralmente, mantendo as medidas já impostas.

Segundo o ministro, a existência das ADIs representa um “fato processual novo e relevante” que pode influenciar no julgamento dos pedidos feitos pela defesa de Nara Faustino. Por isso, recomendou a suspensão da aplicação da lei, garantindo segurança jurídica.

A defesa de Nara Faustino havia solicitado a aplicação imediata da Lei da Dosimetria, que altera dispositivos da Lei de Execução Penal e do Código Penal para criar novas regras de progressão de regime e remição de pena para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito. A lei também instituiu uma causa especial de diminuição de pena para delitos praticados em “contexto de multidão”. Essas mudanças impactam os condenados por tentativa de golpe de Estado e atos antidemocráticos de 2023.

No despacho, Moraes pediu que, no âmbito das ADIs, sejam solicitadas informações ao Presidente da República e ao Congresso Nacional no prazo de cinco dias, e posteriormente enviadas para manifestação da AGU e da PGR, cada uma em três dias.

Nara Faustino de Menezes foi condenada a 16 anos e 6 meses de prisão (15 anos de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção) e 100 dias-multa, em regime inicial fechado, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

A decisão também inclui a condenação ao pagamento solidário de R$ 30 milhões como valor mínimo indenizatório por danos morais coletivos, junto a outros condenados.

Créditos: Tribuna do Norte

Clique no banner

Notícia
09 maio

Zenaide consolida frente ampla e fortalece caminho para reeleição

Zenaide consolida frente ampla e fortalece caminho para reeleição

Dois movimentos políticos registrados nos últimos dias ajudaram a consolidar um cenário cada vez mais evidente nos bastidores da política potiguar: o fortalecimento da base municipalista da senadora Zenaide Maia (PSD) no caminho para a disputa de 2026.

O primeiro gesto veio em Brasília, durante a Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, quando cerca de 200 vereadores do Rio Grande do Norte passaram pelo gabinete da senadora em busca de investimentos para os municípios. Em uma agenda intensa, marcada por atendimentos individualizados, Zenaide reforçou a imagem de ponte entre as demandas das cidades potiguares e os recursos federais.

O segundo movimento ocorreu em Natal. Com o apoio de 20 vereadores e de 10 suplentes que declararam apoio à pré-candidatura de reeleição da parlamentar. O encontro teve forte simbolismo político por reunir lideranças de diferentes campos ideológicos, evidenciando a capacidade de articulação da senadora.

A soma dos dois episódios fortalece a leitura de que Zenaide vem cada vez mais aliando o discurso municipalista com ativo político concreto. Ao longo do mandato, a senadora construiu relação próxima com prefeitos, vereadores e lideranças locais, especialmente por meio da destinação de recursos para áreas consideradas estratégicas, como saúde pública, infraestrutura e assistência social.

Os números ajudam a explicar esse protagonismo. Ao longo da trajetória no Congresso Nacional, Zenaide já destinou mais de R$ 500 milhões em recursos para o Rio Grande do Norte, alcançando todos os 167 municípios potiguares. Em Natal, os investimentos ultrapassam R$ 32 milhões desde 2016, ainda no período em que exercia mandato de deputada federal.

A saúde concentra a maior parte das emendas enviadas pela parlamentar — cerca de 70% do total — contemplando desde custeio de atendimentos até aquisição de equipamentos e ampliação da rede pública. A escolha dialoga diretamente com uma das principais demandas da população e fortalece a presença da senadora junto às bases.

Nos bastidores, a avaliação é de que a interlocução direta com vereadores tem se tornado um diferencial político importante para Zenaide. Tanto em Brasília quanto em Natal, os encontros reforçaram uma estratégia baseada na aproximação com os municípios e na construção de uma rede de apoios pulverizada.

Em um cenário pré-eleitoral ainda em formação, os movimentos recentes indicam que a senadora amplia sua presença política na capital e no interior ao mesmo tempo. Uma combinação que fortalece seu projeto de reeleição e consolida uma base sustentada não apenas pelo discurso, mas também pela capacidade de entrega e articulação institucional.

Clique no banner

olisun-full
Notícia
09 maio

Noite Especial Gospel do Seridó é reconhecida como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do RN

Noite Especial Gospel do Seridó é reconhecida como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do RN

A tradicional Noite Especial Gospel do Seridó, realizada em Currais Novos, vive um momento histórico em 2026. Além do reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte, através da Lei nº 12.722 publicada no Diário Oficial do Estado, o evento celebra também seus 22 anos de história marcados pela fé, evangelização e união da comunidade cristã do Seridó.

A iniciativa do reconhecimento partiu de uma proposição do deputado estadual Ubaldo Fernandes e foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra no último dia 08 de maio de 2026.

Durante 21 anos, a Noite Especial Gospel do Seridó esteve sob a liderança do evangelista Jacinto Moreira e da saudosa Sônia Vieira, nomes que dedicaram suas vidas ao fortalecimento do evento e da obra evangelística na região.

Com muito esforço e dedicação, eles ajudaram a transformar a celebração em um dos maiores eventos gospel do interior do Seridó, reunindo milhares de pessoas em noites de louvor, adoração e pregação da Palavra de Deus.

Atualmente, o legado segue sendo conduzido pelo evangelista Geraldo Carneiro, que continua fortalecendo a missão do evento, mantendo viva a essência da evangelização e ampliando ainda mais a importância da Noite Especial Gospel para Currais Novos e toda a região seridoense.

Ao longo de mais de duas décadas, a Noite Especial Gospel do Seridó se consolidou no calendário religioso do Rio Grande do Norte, recebendo caravanas de várias cidades, grandes nomes da música gospel e promovendo momentos marcantes de fé e comunhão cristã.

O reconhecimento oficial do Governo do Estado representa não apenas uma homenagem à trajetória construída ao longo desses 22 anos, mas também o reconhecimento da importância cultural, espiritual e social que a Noite Especial Gospel do Seridó possui para o povo potiguar.

Clique no banner

Lojão do Real
Notícia
09 maio

13º BPM divulga ocorrências policiais registradas nas últimas 24 horas na região do Seridó

13º BPM divulga ocorrências policiais registradas nas últimas 24 horas na região do Seridó


O 13º Batalhão de Polícia Militar divulgou o relatório das ocorrências registradas entre os dias 08 e 09 de maio de 2026 na área de atuação do batalhão, abrangendo municípios da região do Seridó potiguar.


Na área da 1ª Companhia de Polícia Militar, em Currais Novos, foram contabilizados 11 atendimentos de apoio à mulher em situação de violência doméstica e familiar, através de visitas de acompanhamento, além de uma averiguação em chamada para atendimento.


Na 2ª Companhia, o município de Acari registrou uma ocorrência de roubo a residência. Já as cidades de Florânia e São Vicente não tiveram alterações registradas no período.


Na área da 3ª Companhia, Cerro Corá contabilizou uma mediação de conflitos. Os municípios de Lagoa Nova, Bodó e Tenente Laurentino Cruz permaneceram sem alterações.


A Polícia Militar segue intensificando o trabalho preventivo e ostensivo em toda a região, reforçando o compromisso com a segurança da população.

Clique no banner

Campo Forte
WhatsApp