Reunião do Programa Maria da Luz define planejamento para fortalecer a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em 2025

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizou, nesta quarta-feira (26), mais uma reunião estratégica do Programa Maria da Luz, com o objetivo de fortalecer as ações de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá. O encontro reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, prefeituras, movimento feminista, OAB e demais instituições envolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher.

Na pauta da reunião, o Juiz Dr. Marcus Vinicius abordou o fluxo de atendimento e acompanhamento das vítimas, a efetividade das medidas protetivas e os novos desafios do programa para ampliar as ações de conscientização e prevenção da violência de gênero.

O planejamento anual foi mediado por Rayssa Aline, momento em que foram estabelecidas metas e estratégias para 2025, contemplando diversos setores, como justiça, segurança pública, prefeituras, OAB, instituições de ensino básico e superior e movimentos sociais. Como parte desse esforço, foi criado um calendário unificado de ações para o Mês da Mulher, reunindo as atividades que serão realizadas por todas as instituições ao longo de março.

Durante o encontro, o servidor do TJRN, Wescley Gama, apresentou o projeto do Grupo Reflexivo de Homens, uma iniciativa voltada para a reeducação de agressores e a prevenção da reincidência da violência doméstica. Já a 2º sargento Luzia, da Patrulha Maria da Penha, fez uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela equipe no acompanhamento das mulheres vítimas de violência.

Ao final da reunião, os participantes reforçaram o compromisso de fortalecer o Programa Maria da Luz, tornando-o cada vez mais estruturado e acessível às mulheres que necessitam de proteção. O trabalho integrado entre as instituições foi apontado como fundamental para o sucesso das ações planejadas.

A próxima reunião do programa está agendada para abril, ocasião em que serão apresentados os primeiros resultados das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

logo-blog

2024 – Todos os Direitos Reservados – Geraldo Carneiro