Hospitais que atenderem pelo SUS terão abatimento de dívidas e impostos, anuncia ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (29) que hospitais filantrópicos e privados que oferecerem atendimentos especializados ao Sistema Único de Saúde (SUS) poderão receber abatimentos em dívidas e impostos. A medida integra o programa “Agora tem especialistas” e será executada em parceria com o Ministério da Fazenda.
De acordo com Padilha, os hospitais que realizarem procedimentos como cirurgias e exames especializados para pacientes do SUS receberão créditos financeiros proporcionais aos serviços prestados. Esses créditos poderão ser usados para quitar dívidas com a União ou para abater impostos. O ministro comparou a proposta ao modelo adotado pelo Prouni, que oferece isenções fiscais em troca de bolsas de estudo.
Além disso, o Ministério da Saúde fará uma parceria com o Hospital AC Camargo, referência em oncologia, para investir em tratamentos, gestão e qualificação de atendimentos médicos. A cooperação envolverá recursos federais, estaduais e municipais, visando melhorar o acesso da população à saúde especializada.