GKC energia full
Notícia
07 jun

Currais Novos participa da mobilização por criação de Refúgio de Vida Silvestre

Currais Novos participa da mobilização por criação de Refúgio de Vida Silvestre

Grupos ambientais, acadêmicos e comunidades tradicionais, especialmente da região Seridó do Rio Grande do Norte, lançaram uma carta em que pedem apoio para a criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras, nos municípios de Cerro Corá, Currais Novos e São Tomé.

Localizado em uma área de 12.356 hectares, o local é apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das Áreas Prioritárias para Conservação da Caatinga, o bioma de maior extensão no território potiguar.

Em 2023, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) abriu uma consulta pública para a criação da Unidade de Conservação Estadual, da categoria de Proteção Integral.

Atualmente, o processo se encontra em fase de análise para publicação do decreto de criação por parte do governo do Rio Grande do Norte.Na carta, os signatários destacam a importância da Caatinga para o estado, mas dizem que apenas 8,9% do bioma, no RN, é legalmente protegido através de Unidades de Conservação (UCs), sendo a maior proporção dessa área representada por UCs de uso sustentável, enquanto somente 1,8% do território é protegido por UCs sob regime de proteção integral, “que apresentam maior efetividade”.

Citam, também, dados sobre desmatamento e o processo acelerado de desertificação que afeta várias regiões da Caatinga potiguar para explicar o contexto que motivou a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre.

GKC energia full

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp