Notícia
03 jun

CREA-RN realiza força-tarefa de fiscalização na região do Seridó

CREA-RN realiza força-tarefa de fiscalização na região do Seridó

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) inicia, na próxima segunda-feira (8), mais uma edição da sua Força-Tarefa de Fiscalização. A ação segue até a sexta-feira (12) e terá como base as inspetorias de Caicó e Currais Novos, abrangendo 13 municípios da região do Seridó.

Ao todo, 12 agentes fiscais participarão da operação, que tem como objetivo intensificar a fiscalização do exercício profissional e garantir que atividades técnicas sejam executadas por profissionais legalmente habilitados.

Durante a semana, as equipes irão vistoriar empreendimentos e serviços em diversas modalidades da engenharia, agronomia e geociências.

Entre os alvos da fiscalização estão obras de construção civil, mineradoras, postos de combustíveis, usinas e sistemas de energia solar, indústrias, empreendimentos agropecuários e demais atividades que exigem responsabilidade técnica registrada junto ao Sistema Confea/Crea.

Em 2025, a mesma operação realizada na região contabilizou mais de 500 fiscalizações ao longo da semana. Para este ano, a expectativa do CREA-RN é superar esse resultado e alcançar aproximadamente 600 ações fiscalizatórias, ampliando a presença do Conselho nos municípios do Seridó e fortalecendo a valorização das profissões tecnológicas.

“A Força-Tarefa é a principal ação de fiscalização do CREA-RN, então nós fazemos análises sobre esses locais e garantimos que os locais e obras estão legalizados e com as atividades ocorrendo de forma segura. Isso mostra o foco do Conselho na asseguração do exercício legal da profissão”, relata o Gerente de Fiscalização do CREA-RN, Juliano Barbosa.

Notícia
03 jun

Semana do Meio Ambiente tem plantio de mudas na entrada de Currais Novos

Semana do Meio Ambiente tem plantio de mudas na entrada de Currais Novos

Ação reuniu gestão municipal e parceiros em mais uma atividade de conscientização e preservação ambiental

A programação da Semana do Meio Ambiente em Currais Novos teve continuidade nesta terça-feira (03), com uma ação de plantio de mudas em um canteiro localizado na entrada da cidade, nas proximidades do pórtico.

O prefeito Lucas Galvão participou da ação e realizou o gesto simbólico de plantar uma muda, destacando a importância de iniciativas que incentivem o cuidado com o meio ambiente e a participação da população na preservação dos espaços públicos.

Para o prefeito Lucas Galvão, cuidar do meio ambiente é investir no futuro da cidade. “Cada árvore plantada representa um compromisso com as próximas gerações. Estamos trabalhando para construir uma Currais Novos cada vez mais verde, sustentável e consciente da importância de preservar nossos recursos naturais”, destacou.

A atividade reuniu representantes da administração municipal, servidores e parceiros, que contribuíram para o plantio das mudas e para a valorização de uma das principais vias de acesso ao município.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Currais Novos promoveu uma série de ações voltadas à educação ambiental, conscientização e sustentabilidade, envolvendo diferentes setores da gestão e a comunidade.

Notícia
03 jun

PRF reforça fiscalização nas rodovias federais durante o feriado de Corpus Christi no Rio Grande do Norte

PRF reforça fiscalização nas rodovias federais durante o feriado de Corpus Christi no Rio Grande do Norte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta quarta-feira (03), a Operação Corpus Christi 2026 nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte. A ação tem como objetivo promover a segurança viária e reforçar o combate à criminalidade durante o feriado prolongado, período em que é esperado aumento no fluxo de veículos em diversos trechos das BRs do estado.

A operação integra a Operação Festejos Juninos 2026 e contará com reforço do policiamento e das fiscalizações em pontos estratégicos das rodovias federais potiguares. O efetivo será ampliado para intensificar as ações de prevenção e redução da violência no trânsito, bem como o enfrentamento aos ilícitos criminais.

Durante a operação, as equipes da PRF atuarão com foco na fiscalização de condutas que figuram entre as principais causas de sinistros graves, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, condução sob efeito de álcool e o descumprimento das normas de segurança.

A fiscalização do transporte de passageiros integra o planejamento operacional da PRF, com verificações das condições de segurança dos veículos e da regularidade da atividade, contribuindo para a proteção dos usuários das rodovias federais.

Além da promoção da segurança viária, a operação reforçará as ações de combate à criminalidade nas rodovias federais, contribuindo para a preservação da ordem pública e da segurança dos cidadãos.

As ações da Operação Festejos Juninos terão continuidade ao longo de todo o mês de junho, acompanhando o aumento da movimentação nas rodovias federais provocado pelas festividades realizadas em diversas regiões do estado.

Com o reforço das ações de fiscalização e policiamento, a PRF busca garantir maior segurança viária e tranquilidade aos usuários das rodovias federais, contribuindo para a redução da violência no trânsito e para a preservação da ordem pública durante o período do feriado.

A PRF orienta os motoristas a planejarem suas viagens com antecedência, realizarem a revisão dos veículos, respeitarem a sinalização e os limites de velocidade, utilizarem corretamente os dispositivos de segurança e jamais dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e depende da colaboração de todos.

Notícia
03 jun

Corpo de Bombeiros realizará atendimento para regularização da venda de fogos de artifício em Currais Novos

Corpo de Bombeiros realizará atendimento para regularização da venda de fogos de artifício em Currais Novos

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte divulgou uma nota à imprensa informando que, nos dias 10 e 11 de junho, equipes do Centro de Atividades Técnicas (CAT) estarão realizando atendimento aos comerciantes de fogos de artifício da região de Currais Novos.

A ação acontecerá no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar sediado no município, das 8h às 16h, com o objetivo de orientar os comerciantes e executar os procedimentos necessários para a regularização da atividade de comercialização de fogos de artifício, conforme as normas de segurança e exigências legais vigentes.

De acordo com a corporação, os interessados deverão comparecer ao local munidos do alvará de localização emitido pela Secretaria Municipal de Finanças, além dos documentos pessoais necessários para o processo de regularização.
O Corpo de Bombeiros destaca que a iniciativa busca garantir maior segurança tanto para os comerciantes quanto para os consumidores e a população em geral, especialmente neste período de festividades juninas, quando aumenta a procura e a comercialização de fogos de artifício.

Em nota, a instituição reforçou a importância da regularização da atividade, contribuindo para a prevenção de acidentes e para o cumprimento das normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes.
O comunicado foi assinado pelo 1º Tenente Tertuliano, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2ºSGB), vinculado ao 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4ºGBM).


Nota à Imprensa – Corpo de Bombeiros Militar


“O Corpo de Bombeiros Militar informa aos comerciantes de fogos de artifício da região de Currais Novos/RN que, nos dias 10 e 11 deste mês, militares do Centro de Atividades Técnicas estarão realizando atendimento no Quartel Bombeiro Militar sediado em Currais Novos, no horário das 8h às 16h.
A ação tem como finalidade orientar e realizar os procedimentos necessários à regularização da atividade de venda de fogos de artifício, conforme as exigências legais e normas de segurança vigentes.
Os comerciantes interessados deverão comparecer ao local portando o alvará de localização, emitido pela Secretaria de Finanças do Município, bem como seus documentos pessoais.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da regularização da atividade, visando garantir maior segurança aos comerciantes, consumidores e à população em geral.”
Att, 1º Tenente Tertuliano – Comandante do 2ºSGB/4ºGBM.

Notícia
03 jun

RN registra mais de 81 mil crianças com excesso de peso

RN registra mais de 81 mil crianças com excesso de peso

obese fat boy eat nama chocolate isolated on white background unhealthy food


O Rio Grande do Norte registrou 81 mil casos de excesso de peso entre crianças de 0 a 9 anos em 2025, de acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde. O relatório mostra que 39% das crianças avaliadas nessa faixa etária apresentam excesso de peso, ou seja, 39 em cada 100 crianças potiguares convivem cmo algum grau de excesso de peso

No Brasil, o Panorama de Obesidade Infantil e Adolescente, elaborado com base em informações do SISVAN, registrou 1,1 milhão de crianças com obesidade e outras 783 mil com obesidade grave. Os dados apontam que 8,94% das crianças de 0 a 9 anos apresentam obesidade, enquanto 5,97% convivem com obesidade grave.

Apesar de a maioria das crianças brasileiras avaliadas estar dentro da faixa considerada adequada para a idade, os indicadores também acendem um sinal de alerta. Segundo o SISVAN, 8.230.705 crianças apresentavam peso adequado (eutrofia), o equivalente a 62,8% do total acompanhado. Isso significa que aproximadamente 37% das crianças avaliadas apresentam algum tipo de alteração nutricional relacionada ao excesso de peso.

No dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, celebrado nesta quarta-feira (3), a Organização Nacional de Acreditação busca ampliar o debate sobre a prevenção da doença e estimular hábitos mais saudáveis desde os primeiros anos de vida.

De acordo com o Atlas Global da Obesidade e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil poderá ocupar, até 2030, a quinta posição entre os países com maior número de crianças e adolescentes obesos. O levantamento aponta ainda que, sem a adoção de medidas efetivas de enfrentamento, as chances de reverter esse cenário são de apenas 2%.

Para a pediatra e membro da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Mariana Grigoletto, os números demonstram que a obesidade infantil deixou de ser um problema pontual e passou a representar um desafio coletivo.

“Os dados revelam que a obesidade infantil deixou de ser uma situação isolada e se tornou um importante desafio para a saúde pública. Além de ter consequências nos primeiros anos de vida, o excesso de peso na infância pode aumentar significativamente o risco de doenças crônicas na adolescência e na vida adulta, o que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento precoce”, destaca.

Entre as principais consequências do excesso de peso na infância estão o aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, além de impactos emocionais e psicológicos, como baixa autoestima e maior exposição a situações de bullying.

Segundo a especialista, o acompanhamento pediátrico é fundamental para identificar precocemente alterações no crescimento e no peso da criança.

“É fundamental que as crianças sejam acompanhadas por um pediatra. Quando identificamos alterações no peso e nos hábitos da criança logo no início, podemos intervir antes que a situação piore. Com as orientações certas, é possível evitar que a obesidade aconteça na vida adulta e diminuir os riscos de doenças relacionadas, tornando uma vida mais saudável ao longo do tempo”, afirma.

Além do acompanhamento médico, a prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis no cotidiano. A recomendação inclui priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes e verduras, reduzir o consumo de ultraprocessados e bebidas açucaradas, estimular a prática regular de atividades físicas e limitar o tempo de exposição às telas.

Mudanças no padrão alimentar das crianças ajudam a explicar o avanço do problema. Dados do SISVAN mostram que o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas aumenta à medida que as crianças crescem, indicando uma deterioração gradual da qualidade da alimentação durante a infância.

“Formar hábitos saudáveis desde cedo é um fator decisivo para evitar o desenvolvimento da obesidade e de outras doenças associadas. Embora a predisposição genética também possa influenciar no desenvolvimento da condição, os hábitos de vida e o ambiente em que a criança está inserida têm papel fundamental na prevenção e no controle da obesidade infantil”, conclui Mariana Grigoletto.

tribuna do norte

Campo Forte
WhatsApp