refis prefeitura
Notícia
28 jun

Romário trabalhou no Senado por dois meses em 2026 antes de ir para a Copa

Romário trabalhou no Senado por dois meses em 2026 antes de ir para a Copa

O senador Romário (PL-RJ) embarcou para os Estados Unidos para participar da cobertura de jogos da Copa do Mundo depois de trabalhar por dois meses no Senado em 2026.

O número reduzido de dias se dá por um período de licença, solicitado pelo político entre dezembro a abril deste ano. A saída de 120 dias foi anunciada, à época, com a justificativa de agendas no estado e para que o suplente, Bruno Bonetti (PL-RJ), também ocupasse a posição de senador.

Por ser licença, Romário não recebeu salários enquanto esteve ausente, diferente da situação ligada à Copa. Por não ter se afastado do cargo, o político segue com salário de senador, que bruto soma os R$ 46,3 mil.

R7

Clique no banner

Notícia
28 jun

Estados e ministérios tentam barrar devolução de policiais determinada por Lula

Estados e ministérios tentam barrar devolução de policiais determinada por Lula

Governos locais e ministérios do governo federal começaram a pedir ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) para reconsiderar a determinação de devolver policiais federais cedidos a outros órgãos. A medida decorre de uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de reforçar o efetivo das corporações no enfrentamento ao crime organizado.

R7 apurou que o Ministério da Educação e os governos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro já formalizaram pedidos para manter os servidores em seus atuais postos, sob o argumento de que eles desempenham funções estratégicas e de difícil substituição.

Neste mês, o Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou avisos por meio de seu sistema interno de comunicação para ao menos 50 órgãos federais, estaduais e municipais que contam com policiais federais cedidos em seus quadros.

A ordem abrange servidores da Polícia Federal, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Polícia Penal Federal. Pela decisão, apenas policiais cedidos que desempenham atividades diretamente relacionadas à segurança pública poderão permanecer nos órgãos de destino.

Nos pedidos encaminhados ao MJSP, os órgãos sustentam que a saída imediata dos policiais comprometeria políticas públicas consideradas estratégicas.

Distrito Federal

A Controladoria-Geral do Distrito Federal pediu a permanência de uma policial rodoviária federal que ocupa o cargo de subcontroladora de Correição Administrativa. Segundo o órgão, ela exerce papel essencial na investigação de irregularidades envolvendo servidores e fornecedores do governo distrital, além de atuar na recuperação de recursos desviados.

A pasta afirma que a experiência da servidora trouxe resultados expressivos e que sua permanência está alinhada às diretrizes do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, iniciativa do governo voltada a desarticular facções criminosas e milícias.

A Secretaria de Segurança Pública do DF solicitou a manutenção de dois policiais federais. Um atua como secretário-executivo de Gestão Integrada, e outro é chefe de gabinete da pasta.

A secretaria argumenta que ambos são responsáveis pela articulação entre a União e as forças de segurança do Distrito Federal, coordenando ações do Sistema Único de Segurança Pública e fortalecendo a integração com a Polícia Federal no combate ao crime organizado.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou o retorno de 12 policiais cedidos ao governo estadual. A relação inclui dois policiais federais e dez policiais rodoviários federais que deverão voltar aos órgãos de origem, conforme a orientação do governo federal.

R7 apurou que o governo fluminense pediu a reconsideração da medida para ao menos um deles. Em ofício encaminhado ao ministério, a Casa Civil solicitou a manutenção de um policial rodoviário federal que, segundo a pasta, presta assessoria à chefia de gabinete em atividades consideradas de “especial sensibilidade”.

A Casa Civil afirma que o policial reúne ampla experiência técnica e atua em áreas como gestão administrativa, gestão de pessoas, orçamento, licitações e contratos, corregedoria e ensino, o que tornaria sua substituição um processo difícil.

Ministério da Educação

O Ministério da Educação, por sua vez, defende a permanência de um policial rodoviário federal na Corregedoria da pasta.

O MEC afirma que o servidor possui mais de duas décadas de experiência em gestão correcional e lidera a estruturação da Rede de Correição do ministério, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento de casos de assédio moral e sexual no ambiente escolar e acadêmico.

Segundo a pasta, a saída do policial colocaria em risco uma política considerada estruturante para a integridade do sistema educacional federal.

R7

Clique no banner

Notícia
28 jun

Feirinha raiz? Organização proíbe paredões, shows e som alto na edição 2026 do evento

Feirinha raiz? Organização proíbe paredões, shows e som alto na edição 2026 do evento

A Comissão Organizadora da 30ª Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos anunciou uma série de restrições para a edição de 2026 do evento, em Currais Novos. Conforme comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (27), não será permitida a utilização de equipamentos de som, caixas acústicas, paredões, amplificadores, bandas, apresentações musicais particulares ou qualquer outro sistema de sonorização nas tendas e espaços comerciais.

Vale lembrar que a organização do evento, após várias edições, passou a não ser mais da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Currais Novos (CDL Currais).

Segundo a organização, a medida busca garantir a organização, a segurança e o conforto dos visitantes, além de preservar a qualidade da programação oficial e evitar a concorrência sonora entre os expositores durante a realização da feira.

Com isso, toda a sonorização do evento ficará concentrada na programação oficial preparada pela organização, impedindo que comerciantes promovam atrações musicais próprias ou utilizem equipamentos de grande potência em seus estandes.

No comunicado, a comissão também pede a compreensão e a colaboração dos participantes para manter um ambiente considerado mais agradável, harmonioso e acolhedor para o público. A expectativa é que a decisão contribua para uma experiência mais organizada ao longo dos dias da Feirinha de Sant’Ana, que chega à sua 30ª edição como um dos principais eventos culturais e comerciais de Currais Novos.

Anthony medeiros

Clique no banner

WhatsApp