Pix automático: entenda tudo sobre a nova modalidade de pagamentos que começa a valer dia 16 de junho

O pix automático será apresentado publicamente em um evento no dia 4 de junho. É uma modalidade diferente do pix recorrente. O objetivo é oferecer uma alternativa ao tradicional débito automático.
O Banco Central anunciou oficialmente o lançamento do pix automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que começa a valer no dia 16 de junho de 2025. A novidade será apresentada publicamente em um evento no dia 4 de junho, em São Paulo, com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.
A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades escolares, condomínios, serviços por assinatura, planos de saúde e contas de consumo. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o uso do pix, oferecendo uma alternativa ao tradicional débito automático, com maior alcance e menos burocracia.
Diferença do pix automático para o pix recorrente
Apesar de ambos permitirem pagamentos programados, o pix automático é diferente do pix recorrente. Esta é uma função já oferecida por algumas instituições, onde o próprio usuário programa transferências com valor fixo e datas definidas, autorizando previamente cada agendamento.
G1